Como pega dermatite atópica?

Perguntado por: rsantana . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

É uma doença crônica e hereditária que causa inflamação da pele, levando ao aparecimento de lesões e coceira. Não é contagiosa e sua causa exata é desconhecida. A dermatite atópica costuma ocorrer entre pessoas da mesma família, juntamente com a asma ou a rinite alérgica.

A dermatite de contato é uma inflamação causada pela exposição a alguma substância alergênica ou irritante, como cosméticos, substâncias químicas (tinta de parede, por exemplo), detergentes e bijuterias. A dermatite de contato pode ser irritante ou alérgica.

A dermatite de contato alérgica pode demorar várias semanas para desaparecer, depois que as pessoas não são mais expostas ao alérgeno. A dermatite de contato irritante geralmente se resolve mais rapidamente. Depois que as pessoas reagem a uma substância, elas geralmente reagirão pelo resto da vida.

O maior problema de não se tratar a dermatite é que assim ela pode se tornar cada vez mais intensa e persistente. “No caso das dermatites de contato, podem ocorrer manifestações respiratórias após sucessivos episódios de contato com as substâncias que as provocam.

Alimentação rica em corantes, conservantes e produtos químicos em geral também costuma piorar o quadro de DA.

Dermatite atópica não tratada pode levar a complicações graves de saúde, como neurodermite, infecções de pele e complicações de visão também.

A maioria das pessoas desenvolve o distúrbio antes dos 5 anos, e muitas o desenvolvem com menos de 1 ano de idade. A dermatite atópica que se desenvolve durante a infância frequentemente desaparece ou diminui consideravelmente até a fase adulta.

Alguns fatores podem agravar ou desencadear a dermatite atópica e incluem: 1) sudorese excessiva (ambiente quente, variações repentinas de temperatura e roupas quentes), 2) baixa umidade no ambiente (aumenta o ressecamento da pele), 3) roupas de lã, tecidos sintéticos e ásperos (aumentam o prurido), 4) banhos longos ...

A dermatite de contato é uma reação inflamatória que ocorre na pele devido à exposição a um componente que causa irritação ou alergia. Erupção cutânea, coceira, vermelhidão e descamação são sintomas comuns, mas não é contagiosa ou oferece risco de vida.

– Algumas pessoas que sofrem de dermatite atópica são alérgicas a determinados alimentos como, leite, ovos, trigo, soja. Evitar o consumo desses itens pode ajudar; – Evitar as substâncias irritantes. Elas são encontradas em detergentes, cosméticos, álcool, perfumes.

Os principais alimentos que estão relacionados com a dermatite atópica e devem ser evitados se confirmado a alergia são o leite de vaca e de cabra, ovos, peixes, camarão, amendoim e milho.

Causas da Dermatite atópica
No entanto, é importante ressaltar que isso não significa que quem tem dermatite atópica possui imunidade baixa. Essa doença costuma ocorrer em famílias com histórico de asma e rinite alérgica, demonstrando claramente a relação genética da doença.

Seis dicas que podem ajudar a aliviar coceira da dermatite...

  1. Colocar gelo ou água fria. Este pode parecer estranho, mas segurando um cubo de gelo ou água fria ajuda a reduzir a coceira e a queimação. ...
  2. Aplique pressão. ...
  3. Distração. ...
  4. Loções. ...
  5. Anti-histamínicos. ...
  6. Óleo de coco.

O exame de sangue para IgE específica e o teste cutâneo (skin prick test, SPT) podem ajudar a confirmar ou descartar a sensibilização a alérgenos, oferecendo a capacidade de diagnosticar corretamente e melhorar o manejo clínico.

Quem tem dermatite atópica pode pegar sol? Pode sim! O sol vai ajudar na produção da Vitamina D, importante para o controle da Dermatite atópica. Além disso, os raios ultravioleta podem ajudar na cicatrização da pele.

Esse processo inflamatório crônico não tem cura. Os objetivos dos tratamentos são controlar a coceira, reduzir a inflamação na pele e evitar as crises mais fortes. Além de usar os medicamentos prescritos pelo dermatologista, quem tem dermatite atópica precisa se habituar a cuidar muito bem da proteção da pele.

Essas lesões podem ser avermelhadas e inchadas, podendo ou não conter bolhas – além de ser quente e formar crostas. Já na dermatite irritativa, os sintomas são mais discretos, geralmente com pouca coceira e sensação de dor e queimação no local. Também é comum observar a pele seca, vermelha e áspera.

Quem for diagnosticado com dermatite deve evitar o uso de cremes e hidratantes com muita química, como fragrâncias e corantes. Banhos longos e quentes também não são recomendados. “O ideal é usar loções ou cremes hidratantes com composições naturais e que não agridam a pele, duas vezes ao dia.

As crises precisam de ser controladas com anti-comichão, anti-inflamatórios e tratamentos dermatológicos anti-bacterianos. A Dermatite Atópica no corpo pode agravar-se pela temperatura, por isso os doentes muitas vezes têm que limitar os tecidos que usam, preferindo o algodão macio sobre lã ou o nylon.

Alimentos a evitar se você tiver eczema
Para aqueles com eczema disidrótico (eczema das mãos e pés), os alimentos que contêm níquel agravam os sintomas. Isso inclui carnes enlatadas, chocolate, sementes, feijão (incluindo soja), ervilhas, mariscos e até alguns chás pretos.