Como pedir um dia de folga para o patrão?

Perguntado por: rsilveira . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.4 / 5 12 votos

Quanto maiores as férias, mais cedo você deve avisar a empresa. Um aviso de duas semanas para alguns dias de folga é mais do que suficiente, mas se planeja tirar mais de uma semana de férias, avise seu chefe com pelo menos um mês de antecedência.

Quem trabalha no feriado tem direito a tirar folga? Sim, para as atividades em que for permitido o trabalho nos feriados, a empresa tem duas opções: Realizar o pagamento em dobro por aquele dia; Conceder folga compensatória em dia posterior.

Como solicitar folga no trabalho pelo banco de horas? Basta que o colaborador preencha uma declaração de folga requerendo a utilização dos registros do banco de horas. O documento deve ser entregue ao setor de Recursos Humanos e assinado pelo gestor do departamento, concordando com o requerido.

Então, em resumo, os dias de folga são todas as ausências do colaborador que são justificadas pela CLT. Dessa forma, sem contar com as férias e feriados e com os dias de descanso semanais que são previstos na CLT, podemos incluir as folgas na categoria de faltas justificadas.

Todo trabalhador no regime de CLT tem o direito de receber uma folga de 24 horas por semana; A cada sete semanas, o trabalhador tem por direito receber um domingo de folga; Pela CLT, todo trabalhador com carga horária superior a 6 horas tem o direito de receber no mínimo 1 hora de descanso, sendo o máximo 2 horas.

Marquei consulta no médico hoje porque não estou me sentindo bem nos últimos dias. Espero estar melhor para voltar ao trabalho em breve. Avisarei como estão as coisas no decorrer da semana.”

Dê preferência à uma ligação. Se tiver sorte, seu chefe pode não achar ruim o fato de você mandar um SMS ou e-mail para comunicá-lo que está doente e não vai trabalhar. Porém, para ser mais realista, pode ser preciso uma conversa mais direta com ele para dar a notícia.

QUANDO FALAR
Por isso, é melhor evitar dias muito ocupados ou com muito volume de tarefas. Ter uma discussão produtiva sobre um assunto delicado será mais fácil quando seu chefe estiver menos estressado. Encontre um tempo para conversar quando não houver tumulto e marque uma reunião com antecedência, se possível.

A lei brasileira estabelece que o trabalhador possui direito a 30 dias de folga por ano. De acordo com o artigo 7° da CLT, o empregado possui direito a descansar 1 dia a cada 22 dias trabalhados. Se um trabalhador estiver trabalhando 8 horas por dia, isso significa que tem direito a 2 folgas por mês.

É o caso do art. 6º, letra “f”, da lei 605/49, cujo texto estabelece que, se o empregado faltar ao trabalho por motivo de doenças, devidamente atestado, não perderá o salário e o Descanso Semanal Remunerado (DSR s).

Consequências de se recusar a trabalhar no feriado
Se o trabalhador se recusar a trabalhar no feriado sem um motivo justificado, pode ser considerado abandono de emprego e ser demitido por justa causa.

Se o pagamento e em dinheiro, sim, agora se o pagto salarial e feito em credito em conta corrente, ai não, o(a) empregado(a) poderá sacar a qq hora e qq dia, ok.

Nesse caso, a empresa pode exigir que você fique na empresa para ajudar no atendimento ao público ou realizar outras atividades, caracterizando a força maior. Se você se recusar a fazer as horas extras, mesmo diante da situação, a empresa não poderá demiti-lo por justa causa.

Empresas estão se organizando para liberar os funcionários no turno ou nos horários das partidas. Mas essa folga pode ter um “preço”. O empregador não pode descontar qualquer valor do salário, mas tem o direito de exigir a compensação do horário não trabalhado.

A legislação trabalhista determinou que os trabalhadores têm direito a folgar durante a semana e que o empregador deve PAGAR este período de descanso aos seus funcionários. Esta folga é conhecida como “DESCANSO SEMANAL REMUNERADO” ou simplesmente DSR.

Caso o colaborador trabalhe no dia de sua folga sem compensação, deverá receber o adicional de 100% a mais de sua hora de trabalho. Em outras palavras, ele recebe o valor da hora trabalhada em dobro.

A jornada de trabalho de quem trabalha aos domingos deve ser organizada de forma que o colaborador não trabalhe por 7 dias seguidos, ou seja, que a cada 6 dias ele possa usufruir de uma folga. Para isso, é necessário organização e fazer valer o cumprimento das leis brasileiras que garantem os direitos trabalhistas.

Desse modo, as folgas por direito são os dias de descanso que os trabalhadores têm direito a tirar durante o mês de trabalho. Já as folgas justificadas ou licenças são ausências que o trabalhador tem direito a tirar mediante motivos excepcionais, que sejam devidamente justificados.

Desde a última mudança da CLT, as folgas que são decorrentes de deslocamentos a trabalho são contabilizadas como horas extras normais. O Decreto-lei 5452/43 da Consolidação das Leis Trabalhistas estipula como hora extra os períodos trabalhados fora da carga horária acordada entre empregador e empregado.

Estar "apenas cansado" não é motivo para se afastar do trabalho, mas muitas vezes o cansaço pode estar relacionado com algumas patologias como depressão, estresse... por isso, vale a pena procurar ajuda. Olá, a primeira coisa que você deve fazer é procurar um especialista da área clínica para fazer alguns exames!

O que fazer para não ter desânimo com o trabalho?

  1. Faça uma lista. ...
  2. Encontre uma nova perspectiva. ...
  3. Seja proativo. ...
  4. Encontre ânimo no trabalho em si. ...
  5. Converse com outras pessoas. ...
  6. Identifique outros fatores. ...
  7. Reveja seu planejamento de carreira.