Como pedir ultrapassagem?

Perguntado por: eferrari4 . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.9 / 5 15 votos

Em geral, existem duas formas de solicitar uma ultrapassagem segura ao condutor à sua frente: piscar o farol ou ligar a seta do lado esquerdo. Desse modo, a grande maioria dos motoristas já percebe sua intenção e se posiciona para a direita para conceder a passagem.

A ultrapassagem de outro veículo deve ser feita, via de regra, pelo lado esquerdo, conforme estabelece o artigo 29, inciso IX: “a ultrapassagem de outro veículo em movimento deverá ser feita pela esquerda, obedecida a sinalização regulamentar e as demais normas estabelecidas neste Código, exceto quando o veículo a ser ...

Antes de iniciar a ultrapassagem

  1. Verifique se o condutor que vem atrás já iniciou uma ultrapassagem.
  2. Verifique se o condutor da frente sinalizou que também irá ultrapassar outro veículo.
  3. Verifique se a faixa à esquerda (contramão) está livre numa extensão suficiente para que a manobra possa ser executada com segurança.

PASSAGEM DE NÍVEL – todo cruzamento de nível entre uma via e uma linha férrea ou trilho de bonde com pista própria. ULTRAPASSAGEM – movimento de passar à frente de outro veículo que se desloca no mesmo sentido, em menor velocidade e na mesma faixa de tráfego, necessitando sair e retornar à faixa de origem.

marcha – motorista pode andar até 20 km/h. 2ª marcha – trafegar com o carro entre 40 km/h. 3ª marcha – entre 40 km/h e 50 km/h. 4ª marcha – uma velocidade confortável para o carro é 60 km/h.

O que devo fazer se eu estiver preso em um congestionamento e um veículo de socorro pedir passagem? A lei é clara. Você, assim como qualquer condutor, deve deixar livre a passagem pela faixa da esquerda, indo para a direita da via e parar, se necessário.

De maneira geral, essa manobra deve ser sempre realizada pela esquerda. Mas existe uma única situação em que ultrapassar pela direita é permitido: quando o veículo da frente sinaliza uma curva à esquerda.

Existe a faixa contínua simples, dupla e dupla contínua com parte seccionada. Tanto a faixa contínua dupla quanto a simples indicam que a ultrapassagem é proibida. Já a dupla contínua com parte seccionada indica que a ultrapassagem é permitida apenas no lado seccionado.

É comum nos depararmos com a informação de que não é permitido ultrapassar dois veículos simultaneamente, na mesma manobra. Pois, caso isso ocorra, estará caracterizada a infração por “transitar pela contramão de direção”.

Buzinar e insistir na piscada de luz é um aviso para que o carro que vai à frente facilite a passagem. Essa prática só deve ser usada em casos de emergência ou se o veículo de trás estiver com problemas, seja mecânico, falha no freio, pane ou transportando um ferido ou doente.

Os sinais indicados acima que não são muito comuns hoje em dia são o pisca alternado para esquerda e direita para avisar que há um caminhão em sentido contrário — hoje isso significa que o sujeito está te chamando para um racha, embora alguns usem como forma de agradecimento — e o sinal dos toques breves no freio, que ...

O que as faixas informam sobre a ultrapassagem
Uma ou duas faixas contínuas: não é permitido ultrapassar em nenhum dos sentidos. Faixa contínua ao lado de uma tracejada: a ultrapassagem é permitida apenas para o lado tracejado. Duas faixas tracejadas: a ultrapassagem é permitida nos dois sentidos.

Ultrapassar pela direita, salvo quando o veículo da frente estiver colocado na faixa apropriada e der sinal de que vai entrar à esquerda: Infração - média; Penalidade - multa.

Linhas de divisão de fluxos opostos (AMARELA):
Simples seccionada: permite ultrapassagem e deslocamentos laterais. Dupla contínua: não permite ultrapassagens e deslocamentos laterais. Dupla parte contínua e parte seccionada: só permite ultrapassagem no sentido da faixa seccionada.

Ainda conforme a especialista, um automóvel a 80 km/h, com pneus e freios em bom estado, em asfalto seco, leva aproximadamente 50 metros para parar. Já uma motocicleta de porte médio, a 80 km/h, com pneus e freios em bom estado, em asfalto seco, leva aproximadamente 60 metros para parar.

Porém, é importante saber que pisar na embreagem antes é um procedimento incorreto, pois compromete a eficiência da frenagem e vai contra a direção defensiva. Ao pisar primeiro na embreagem, você corta o trabalho do freio motor, deixando a frenagem do veículo inteiramente sob a responsabilidade do sistema de freios.

Mas existe uma dicha excelente: a economia de combustível é mais fácil quando o motorista não pisa fundo no acelerador. De maneira geral, é possível poupar quando o veículo se mantém entre 40 e 70 km/h de forma constante, engatando na quinta marcha e enquanto dirige sobre um terreno plano.

O segredo é você deixar que a velocidade do seu veículo reduza até que se torne compatível à marcha que deseja colocar. Atingindo essa velocidade, você deve pisar fundo na embreagem e, assim, realizar a mudança. Solte a embreagem devagarzinho enquanto volta a acelerar o veículo. Pronto!

O jeito mais simples de comprar uma passagem de volta ao mundo é adquirir um Round The World Ticket, um bilhete especial com múltiplas paradas vendido pelas principais alianças de companhias aéreas. Com esse ticket você pode reservar todos os voos de sua viagem com antecedência.

Minha rodoviária possui catracas antes da plataforma de embarque. O que eu faço? Tudo bem! Você será informado, seja sua passagem impressa em casa ou no celular, qual QR Code deverá ser usado para acessar a área de embarque e qual será apresentado para embarcar direto no ônibus.

Entre os dias que antecedem o Reveillón, os melhores horários para viajar ficam entre 00h e 7h e 22h e 00h. Na véspera do ano novo, 31/12, o melhor horário fica entre 00h e 5h.