Como pedir revisão de conta de água?

Perguntado por: abrito . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 11 votos

É possível pedir revisão quando a conta de luz ou de água vem muito alta. Segundo especialistas e órgãos de defesa do consumidor, a pessoa deve entrar em contato com a distribuidora da sua região para registrar uma reclamação e, assim, pedir que sua fatura seja revista.

Para saber a leitura atual do hidrômetro, o consumidor deve observar o visor branco: onde consta números pretos e vermelhos. Os números pretos registram o consumo em metros cúbicos (m³), sendo que 1m³ equivale a 1.000 litros de água. E os números vermelhos registram o consumo a cada 100 e 10 litros de água.

Para que você tenha como contestar conta de água alta da Sabesp, entre em contato com a empresa pelo telefone 0800 – 055 0195 ou agenciavirtual.sabesp.com.br. Informe o número da sua conta, a data de vencimento e o valor cobrado. Explique a situação e forneça as informações que possam ajudar a identificar o problema.

Compartilhe. O SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) informa que para solicitação de concessão de desconto por vazamento é importante que o cliente procure a autarquia logo no primeiro mês em que o vazamento for identificado.

A Sabesp fez a leitura errada do meu hidrômetro. O que devo fazer? Entre em contato dois dias após o recebimento da conta, com a leitura correta do hidrômetro e a data em que foi efetuada. Hidrômetro digital: Para anotar a leitura, copie os números que aparecem nos quadrados.

Envie mensagem pelo WhatsApp (31) 9 9770 7000 para registrar o pedido de aferição e análise da leitura do hidrômetro. Se Pessoa Jurídica: anexar CNPJ, contrato social ou última alteração contratual ou estatuto social ou documento equivalente, CPF e RG do sócio ou do síndico ou do representante legal.

Para fazer a leitura do hidrômetro, basta anotar os números pretos, desprezando os números vermelhos. Para acompanhar o seu consumo, faça leituras periodicamente e calcule o quanto você está gastando pela diferença entre duas leituras.

Vá até o relógio de água (hidrômetro), anote o número que aparece ou marque a posição do ponteiro maior do seu hidrômetro. Depois de uma hora, verifique se o número mudou ou o ponteiro se movimentou. Se isso aconteceu, há algum vazamento em sua casa.

Dessa forma, a tarifa mínima residencial passará de R$ 28,60 para R$ 31,65. A tarifa comercial e pública, que era de R$ 61,40, agora será R$ 67,90 para até 10 m³. Para indústrias, o valor era de R$ 162,70 passará para R$ 179,90 para até 20m³.

Ao longo de 2021 a Equipe de Combate à Perda D'água da SAE (Superintendência de Água e Esgoto) identificou cerca de 160 hidrômetros fraudados em Ourinhos. Os métodos mais comuns utilizados para interromper a medição do consumo são a instalação de ímãs na parte externa do equipamento ou arames no interior dos medidores.

O gerente técnico do IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), Carlos Thadeu de Oliveira, afirmou nesta quarta-feira (11/3) que o cidadão que estiver sem água pode entrar com uma ação judicial individual ou coletiva contra a Sabesp – concessionária responsável pelo abastecimento em São Paulo.

Já conhece os serviços da Sabesp disponíveis no Whatsapp? O número oficial é o 11-3388-8000 e os clientes devem ficar atentos ao ícone verde ao lado do nome de contato para ter a segurança de estar na conta oficial e certificada. É simples, rápido e muito prático.

O vazamento de água depois do hidrômetro é de exclusiva responsabilidade do consumidor e não autoriza a cobrança da conta pela média mensal.

O que significa se o relógio de água está girando? Vá ao seu hidrômetro e verifique o indicador de vazão, se estiver girando significa que há algo em sua propriedade exigindo água. Gire a válvula para que a água saia completamente.

Quando se fala sobre caça vazamento, preço do serviço é uma das primeiras dúvidas, e felizmente o valor é bem acessível, variando, em média, de R$ 80 a R$ 850 de acordo com cada caso e o equipamento utilizado para o diagnóstico.

0800 195 0 195
O serviço de teleatendimento da concessionária funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

Coloque imediatamente um copo cheio de água na boca da torneira. Caso haja sucção da água do copo pela torneira, é sinal que existe vazamento no cano alimentado diretamente pela rede. Feche todas as torneiras da casa, desligue os aparelhos que usam água e não utilize os sanitários.

Abra uma torneira alimentada diretamente pela rede (torneira do jardim ou tanque); 3. Aguarde até a água parar de correr; 4. Coloque um copo cheio de água na boca da torneira; 5. Se houver sucção da água do copo pela torneira é sinal que existe vazamento no ramal interno (após hidrômetro).

Acesse o formulário da Ouvidoria Sabesp. Este formulário deverá ser preenchido nos seguintes casos: Serviço já solicitado à empresa e não atendido ou considerado não satisfatório. Críticas ou denúncias sobre serviços prestados pela empresa.

O Atendimento Telefônico através do número 151 está suspenso. Para o envio de consulta, reclamação ou denúncia, sugerimos que acesse o canal eletrônico, disponível 7 (sete) dias por semana, 24 (vinte e quatro) horas por dia. As reclamações devem ser remetidas para a Caixa Postal 152, CEP 01031-970-SP.