Como pedir restituição de Imposto de Renda por doença grave?

Perguntado por: afogaca . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 19 votos

Ligue para 135. Obrigatória: Número do CPF; Laudos médicos e/ ou exames que comprovem a doença.

Algumas delas são doença de Parkinson, mal de Alzheimer e câncer. Para ter direito, é preciso fazer o requerimento na Receita Federal com um laudo pericial emitido por uma instituição pública. O médico não precisa ser um perito, mas deve ser integrante de serviço médico oficial da União, estados ou municípios.

Poderá ser solicitada a retroatividade de isenção do imposto de renda para pensionista quando houver divergências na data do laudo pericial, emitido pelo auditor médico perito do IPE Prev. A isenção pode retroagir desde a data início da doença, no entanto devem ser considerados apenas os últimos 05 (cinco) anos.

Mesmo que você seja aposentado ou pensionista tenha apenas laudos e exames médicos particulares que comprovem ser portador de umas das 18 doenças previstas na Lei n. 7.713/88, é possível obter a Isenção do Imposto de Renda e ainda que tenha seu pedido de isenção negado na via administrativa podemos lhe ajudar!

1º lote: 31 de maio de 2023. 2º lote: 30 de junho de 2023. 3º lote: 31 de julho de 2023. 4º lote: 31 de agosto de 2023.

Para consultar se a restituição estará disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal na internet e clicar nos itens "Meu Imposto de Renda" e "Consultar a Restituição". No primeiro lote, considerado pelo órgão o maior da história, serão distribuídos cerca de R$ 7,5 bilhões aos contribuintes.

A restituição do Imposto de Renda 2023 começa em maio e será paga en cinco lotes até setembro. O prazo para fazer a declaração do IR 2023 começou em 15 de março e vai até 31 de maio, mesmo dia que a Receita Federal vai pagar o primeiro lote de restituição deste ano.

Documentação em comum para todos os casos

  1. Se requerente, apresentar: a)Cópia de Documento de Identificação oficial com foto e CPF; b)Cópia dos Exames médicos; c)Comprovante de residência; d)Cópia do Laudo médico;
  2. Se procurador/curador: a) Documentos exigidos no item 1. b) Procuração/curatela.

Quem teve câncer está isento de Imposto de Renda? Sim. Pessoas que tiveram câncer e estão curadas têm direito à isenção de imposto de renda sobre a aposentadoria ou pensão.

Pacientes com câncer tem direito a isenção do Imposto de Renda apenas sobre rendimentos de aposentadoria, reforma (que equivale à aposentadoria de militares) e recebimentos de pensão. Só nesses casos mesmo! ATENÇÃO! se você estiver recebendo salário, você pagará o Imposto de Renda sobre esse rendimento, sim.

A restituição pode ser solicitada normalmente pelo portal, devendo ser informada uma conta-corrente para pagamento, mas o contribuinte precisará comparecer em uma unidade de atendimento da Receita Federal para solicitar a correção dos dados bancários de acordo com a documentação pertinente.

No geral, para fazer uma carta de reembolso é preciso descrever as seguintes informações:

  1. local e data;
  2. identificação do destinatário e pronome de tratamento;
  3. vocativo, chamando e iniciando a mensagem;
  4. solicitação e justificativa;
  5. despedida;
  6. assinatura;
  7. nome do remetente.

Qual prazo do contribuinte para pedir a compensação ou restituição via PER/DCOMP? O Art. 168 do CTN estabelece o prazo de 5 (cinco) anos para o contribuinte pedir a restituição de impostos e demais tributos pagos indevidamente.

Lembre-se: segundo a legislação brasileira, o prazo máximo para solicitar a restituição de IR de anos anteriores é de cinco anos a partir da data de pagamento indevido.

Posso resgatar restituição de anos anteriores? Sim, existe a possibilidade de resgatar uma restituição de IR de anos anteriores através do site da Receita Federal ou com o Banco do Brasil. Qualquer pessoa pode fazer essa solicitação, mas ela tem uma data limite.

A lista atualizada das doenças traz as seguintes: AIDS (síndrome da imunodeficiência adquirida); alienação mental; cardiopatia grave; cegueira, inclusive monocular; contaminação por radiação; doença de Paget em estados avançados (osteíte deformante); doença de Parkinson; esclerose múltipla; espondiloartrose ...

XIV do art. 6° da Lei n° 7.713, de 22 de dezembro de 1988; Lei nº 8.541, de 23 de dezembro de 1992. O interessado deve registrar seu requerimento pelo Sistema de Perícia no site do Iprev.

Quem pode emitir um laudo para PcD? O laudo para PcD pode ser emitido por um médico do trabalho da rede pública de saúde ou conveniado com o Sistema Único de Saúde (SUS).

Vão receber no primeiro lote do Imposto de Renda os contribuintes que têm prioridade legal: idosos acima de 80 anos, contribuintes entre 60 e 79 anos, pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave, contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério e contribuintes que não possuem prioridade ...

Se você chegou a consultar se receberia no primeiro lote e se deparou, no painel do site, com a frase “em fila de restituição”, isso significa que o seu informe já foi processado pela Receita Federal.

Como vimos, para que você consiga receber de volta o que foi retido, é preciso realizar a declaração anual do Imposto de Renda. É na declaração que você vai mostrar que o pagamento do Imposto foi realizado e solicitar a restituição.