Como pedir o dom do Espírito Santo?

Perguntado por: ghilario . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4 / 5 20 votos

Espírito Santo, concedei-me o dom do temor de Deus, para que eu me lembre sempre, com suma reverência e profundo respeito, a Vossa divina presença, trema como os próprios anjos diante da Vossa divina majestade e nada receie tanto como desagradar-Vos!

Você também pode pedir a familiares ou amigos que o ajudem a reconhecer seus dons especiais. Procure maneiras de usar e desenvolver esses dons. Ao fazê-lo, escreva maneiras de perceber a ajuda do Pai Celestial. Há um dom espiritual específico que você deseja desenvolver?

Quando começam a florescer sentimentos como desapego, autoesquecimento e serenidade ou ausência de conflitos psicológicos, quando passamos a dar mais importância ao plano de Deus e às necessidades que se apresentam do que a nossa pessoa, é sinal de que a energia divina já está trabalhando conosco.

Packer, Presidente do Quórum dos Doze Apóstolos, disse: “A voz do Espírito é mansa e delicada, uma voz que mais se sente do que se ouve. É uma voz espiritual que vem à mente na forma de pensamentos instilados no coração”. O Presidente Packer ensinou também: “Recebe-se mais facilmente inspiração em lugares tranquilos.

Temos que rogar a Deus com fé. É preciso orar com fé para receber a companhia do Espírito Santo. Com essa fé, aproximamo-nos de nosso Pai com reverência e com confiança de que Ele nos atenderá.

O Espírito Santo realmente fala conosco, mas aprender a reconhecer Seus sussurros requer prática. Aqui estão algumas atividades para ajudá-lo a reconhecer Sua voz e confiar nela.

Aquele que se arrepende e chora diante do Senhor é motivado a olhar para o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Deus, no seu infinito amor, fala da alegria de chorar o choro do arrependimento, o choro pela sede de justiça, pelo desejo de ver estabelecida a paz no mundo e o amor entre os homens.

O batismo com o Espírito Santo é uma expressão bíblica encontrada no Novo Testamento para denominar o derramamento do Espírito Santo sobre os cristãos como cumprimento das promessas registradas nas Escrituras em conexão com o ministério do Messias.

"Ó, Espírito Santo, amado da minha alma...
esclareça-me; guia-me; fortalece-me; me console. diga-me o que fazer... mostre-me o caminho. Prometo me submeter ao teu desejo e aceitar seu julgo pela minha vida. Amém."

Se você crê em Jesus, se você confia em sua palavra quando é dito que Deus se fez carne, que em nosso meio habitou e foi morto em uma cruz pelos nossos pecados, mas ressuscitou ao terceiro dia e que um dia vai voltar para habitar conosco em toda eternidade, então você é uma pessoa que tem o Espírito Santo fazendo ...

Como orar

  1. Comece a orar. Antes de começar, encontre um lugar tranquilo onde se sinta confortável. ...
  2. Converse com Deus. Fale com o coração e partilhe as suas esperanças e desejos, assim como as suas preocupações e problemas. ...
  3. Termine a sua oração. ...
  4. Aja de acordo com os seus desejos justos.

Senhor, ao redor de mim tudo já é silêncio e calma. Envia o anjo da paz a esta casa. Relaxa meus nervos, sossega o meu espírito, solta as minhas tensões, inunda meu ser de silêncio e de serenidade. Vela por mim, Pai querido, enquanto eu me entrego confiante ao sono como uma criança que dorme feliz em teus braços.

Quando nossos olhos se cruzam com os de Jesus, recebemos o dom das lágrimas. Quem ora no Espírito Santo, por meio do dom que o Senhor lhe dá, ora do fundo do coração. Toda lágrima inspirada por Deus é um dom de cura. Quem chora de ódio ou dor aprofunda isso em sua vida.

Trata-se de uma capacidade sem critério de desenvolvimento. Um dom não parte do conhecimento humano, enquanto que um talento pode ser desenvolvido até torna-se dom. Talento exige tempo, dedicação e amor para frutificar. Alguém que tem talento para a música, por exemplo pode levar um tempo para ser reconhecido.

Quando percebemos, o dia passou e não conseguimos orar. Sendo assim, é fundamental reservarmos um tempo todos os dias para a oração. Faça dela uma atividade inegociável. Isso garante mais consistência nas preces e um relacionamento mais íntimo com nosso Pai.

Deus fala com cada um de nós de uma maneira que consigamos entender (ver Doutrina e Convênios 1:24). As pessoas às vezes têm sonhos e visões. Porém, o mais comum é Deus falar conosco na forma de sentimentos serenos provenientes do Espírito Santo, como calor, paz ou alegria.

O fenômeno de xenoglossia consiste em a pessoa falar em línguas estrangeiras de fato, sem o conhecimento delas (“Xenoglossia”, Ian Stevenson – diretor do Departamento de Parapsicologia e Psiquiatria da Universidade da Virgínia, Estados Unidos –, Editora Vida & Consciência, SP, 2011).

4 formas de Deus falar com você

  • Deus fala através da Bíblia. ...
  • Deus fala através das situações. ...
  • Deus fala através de pessoas. ...
  • Deus fala de formas sobrenaturais.

Não dá para ser testemunha somente da boca para fora, é preciso testemunhar o que o coração experimenta. Se formos dóceis e obedientes à voz e à ação do Espírito, Ele realizará a ação de Deus em nossa vida!

Não tenha medo!
Eu o fortalecerei e o ajudarei; Eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa." Deus lhe fortalece e sustenta todos os dias da sua vida! Por isso, ainda que surjam montanhas de problemas, NÃO tenha medo!

Peço que emane de mim rios de água viva e realize-se em mim a promessa: 'Vós sereis batizados no Espírito Santo'. Realiza em mim a Palavra, Senhor Jesus: 'Do seu interior correrão rios de água viva'. Realiza a Palavra: 'Descerá sobre vós o Espírito Santo.