Como pedir nova Perícia?

Perguntado por: mguedes . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

Marcar Perícia Médica no INSS

  1. Pedir o serviço. Entre no Meu INSS; Clique em “Pedir Benefício por Incapacidade”; ...
  2. Comparecer à perícia médica. No dia e hora marcados no agendamento, compareça à agência do INSS, levando seus documentos de identificação e todos os laudos e exames originais. ...
  3. Receber resposta. Entre no Meu INSS;

4.1) O Pedido e a Perícia de Prorrogação
O art. 386 da Portaria prevê que se o prazo de duração do benefício por incapacidade temporária for insuficiente, o segurado pode pedir a prorrogação nos 15 dias anteriores à DCB (data de cessação do benefício).

A prorrogação, porém, precisa ser solicitada ao instituto, pelo site, pelo aplicativo do Meu INSS ou pelo telefone 135. Do contrário, o benefício será encerrado.

Quantas vezes posso pedir a prorrogação do auxílio-doença? É possível pedir prorrogação de um benefício previdenciário no máximo 3 vezes. Após isso, só é permitido pedir outro benefício previdenciário após 30 dias.

Dessa forma, a partir do ano de 2018 de fato passou a existir um limite de três pedidos de prorrogação para cada benefício. Após esses pedidos, somente é possível pedir um novo benefício previdenciário após 30 dias.

A atualização do auxílio-doença em 2022 altera o fluxo dos recursos administrativos nos casos em que o segurado não concorda com a avaliação médico-pericial. Após o primeiro requerimento do auxílio-doença, o segurado que não concordar com o resultado da avaliação médica pode recorrer em um 30 dias.

O servidor deve comparecer à DGRH / DSO dentro dos 15 dias que antecedem a data da alta médica fixada pelo perito do INSS, a fim de agendar perícia para a prorrogação do Auxílio Doença (Pedido de Prorrogação - PP) que poderá seguir procedimentos distintos de acordo com o tempo de espera para o agendamento junto à ...

Acesse o aplicativo do MEU INSS pelo celular ou pelo endereço meu.inss.gov.br. Clique em “Agendar Perícia” e, depois, em “Perícia Inicial”. Caso os documentos médicos estejam conforme as orientações e o segurado queira o atendimento à distância, deverá clicar em “Sim” e, em seguida, em “Continuar”.

Como solicitar a prorrogação do auxílio doença?

  1. Acesse o app ou site Meu INSS;
  2. Procure pelos dizeres “auxílio doença” ou “Benefício por Incapacidade Temporária”;
  3. Vá até a opção “Solicitar Prorrogação”.

O resultado dessa nova perícia é que vai definir se a incapacidade permanece ou não. Assim, o médico atesta se o trabalhador está apto a retornar às suas atividades, devendo ser cessado o pagamento, ou se ele deve continuar afastado e recebendo o benefício, que será renovado.

Depois de ter sua perícia inicial negada no INSS, você poderá optar por fazer um recurso administrativo. Assim que você tomar ciência do resultado da sua avaliação, o prazo para você fazer um recurso administrativo será de até 30 dias.

Quem precisa fazer a perícia médica do INSS?

  • Benefício de Prestação Continuada – BPC;
  • Auxílio-acidente;
  • Aposentadoria por invalidez (benefício por incapacidade permanente);
  • Auxílio-doença (benefício por incapacidade temporária);
  • Pessoas com deficiência ou doença grave que pretendem receber Pensão por Morte.

O portador da CID 10 M51. 1 pode ter direito a auxilio doença ou aposentadoria por invalidez, desde que a enfermidade esteja atestada em laudo médico e seja confirmada na perícia formulada pelo INSS ou pela Justiça Federal.

Depressão aposenta? (CID F. 32.3). Sim, Depressão pode dar direito ao auxílio doença ou aposentadoria por invalidez.

ser idoso com 65 anos ou mais; ou. pessoa com deficiência de qualquer idade (incluindo crianças e adolescentes), desde que comprove que tenha impedimento físico, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo, em geral, por 2 anos ou mais.

O auxílio-doença pode ser convertido em aposentadoria de forma automática após dois anos de recebimento do benefício. Pois, esse é o prazo legal para realizar essa conversão. Contudo, nem sempre essa conversão acontece de maneira automática.

As perícias que foram suspensas serão remarcadas para o segundo semestre de 2022. E o INSS irá comunicar os segurados sobre a nova data de remarcação. Os segurados convocados para o Programa de Revisão que tiveram a perícia suspensa continuarão recebendo o benefício normalmente, até serem atendidos pela Perícia Médica.

Qual é o valor do auxílio doença? Pela nova regra da Reforma da Previdência, o valor do auxílio doença corresponde a 91% do salário de benefício, que, por sua vez, consiste na média aritmética simples de todos os salários de contribuição.