Como pedir licença para entrar na encruzilhada?

Perguntado por: sbarros6 . Última atualização: 3 de maio de 2023
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Em respeito a energia de grande força de Exu, costuma-se pedir licença antes de adentrar aos espaços destinados à eles. Deste modo, antes de entrar no Reino, deve-se bater 3 palmas para “avisar” que estão entrando e saudá-los com a expressão “Larouiê Exu!” que significa “Salve Exu ou Acorde Exu”.

A "entrega" começa em frente ao portão, feira geralmente nas segundas-feiras. Nesse caso, a oferenda é preparada no domingo e adormece no assentamento de Exú, um quarto onde fica a imagem da entidade. Na manhã do dia seguinte, após acordar, o babalorixá joga a farinha na calçada.

A chave dessa estratégia é seguir o fluxo do que foi dito e não tentar mudar ou contrariar o que foi dito. Aí a razão do nome: expandir é pegar o que foi dito e estender, aumentar um pouco mais o que seria o efeito do que foi dito.

1. Agô É um termo ultilizado na religião UMBANDA. Significa pedir licença ou permissão, em outros momentos em que este termo traduz perdão e proteção pelo que se está fazendo.

assim é afastado de seu poder religioso e político no intramuros dos terreiros, pois “uma mulher menstruada não pode entrar na casa de santo, não pode tocar em instrumentos ou objetos sagrados e nem em seus pais de santo”2.

Saudação a Exu
Em respeito a energia de grande força de Exu, costuma-se pedir licença antes de adentrar aos espaços destinados à eles. Deste modo, antes de entrar no Reino, deve-se bater 3 palmas para “avisar” que estão entrando e saudá-los com a expressão “Larouiê Exu!” que significa “Salve Exu ou Acorde Exu”.

Os exus mais evoluídos são chamados de "exus cabeças de legião", e comandam uma legião espiritual. São eles: Exu Lalu - serventia direta de Oxalá. Exu Tiriri - serventia direta de Ogum.

Para incorporar é preciso passar primeiro por um processo de aprendizagem, onde os(as) médiuns aprendem a sentir a energia dos guias e se conectar a eles durante as chamadas “giras de desenvolvimento”, que são restritas às pessoas que trabalham no terreiro.

Conta-se que Iemanjá aceita os presentes quando as pequenas embarcações navegam um pouco e depois de um tempo afundam. Caso as oferendas entregues voltem para a pessoa, quase intactas ou totalmente completas, é porque o orixá não aceitou o que recebeu.

Laroye, Exu!
A expressão Laroye, Exu (ou Laroiê, Exu) é usada como saudação à entidade e pode ser traduzida como "Salve, mensageiro". O uso mais comum acontece em rituais de Candomblé e Umbanda.

Encruzilhada ou encruza (o cruzamento de ruas de uma cidade), segundo a umbanda, é um lugar onde são feitas oferendas a Exu e Pomba gira.

A Rainha Pombagira Sete Encruzilhadas é celebrada na cidade com todo o amor, alegria e o fervor que seus súditos e admiradores lhe dedicam. Conclui-se que sua festa é a constatação de que seu culto é um dos mais relevantes na experiência religiosa da Umbanda.

Exu nos coloca na encruza porque ele é “aquele que vai e volta e dá voltas no pensamento, espiralado e à moda de uma conversa como esta, com seus movimentos e voltas no pensamento, lega a existência e o acontecimento” (FERNANDES, 2018), e nem adianta esquentar o pensador, porque quando pensamos que apreendemos algo, ...

As encruzilhadas são lugares de encantamentos para diversos povos e sempre espantaram e seduziram as mulheres e os homens. São ainda lugares propiciadores, em várias culturas, da realização de oferendas em busca da restituição do oferecido na forma de potências e sortilégios.

Ògúndá mèjì – Desculpas e Perdão.

"Laroyê, Exu", que também pode ser escrito como "Laroiê, Exu", é uma expressão usada como saudação à entidade Exu. Ela pode ser traduzida como "Salve, mensageiro", com uso sendo comum em rituais do Candomblé e da Umbanda.

GUIAS DE TRABALHO E GUIAS DE PROTEÇÃO
Elas indicam os graus de iniciação que aquele filho de fé possui e também indicam os Guias que eles carregam. Já a guia de proteção é uma guia para uso diário, geralmente usa-se a branca de Oxalá, ou a do Guia de cabeça do filho de fé.

Como é próprio dos rituais de possessão, na umbanda, a movimentação corporal se faz presente em termos de comunicação, pois por meio dela e da música, a entidade incorporada pelo médium se faz reconhecer (Rouget, 1980).

Entretanto, na menstruação, a presença do sangue e o excesso de secreções podem até aumentar as chances de contrair uma infecção na hora do sexo. Assim, mesmo sabendo que transar menstruada não apresenta grandes riscos ...