Como pedir deferimento?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 19 votos

Não é preciso colocar qualquer palavra de cortesia, como se faz geralmente nas cartas, como "atenciosamente", ou "sem mais para o momento"..., etc. Este pedido é feito de várias formas: "Nestes termos, Pede deferimento", ou "Termos em que Pede Deferimento".

A estrutura desse tipo de documento normalmente deve conter:

  1. A identificação do órgão a qual é feito o pedido;
  2. Introdução, com os dados pessoais do requerente;
  3. A mensagem, com as razões que justificam o pedido;
  4. Fechamento, com a expressão “Pede deferimento”, a data e assinatura do requerente.

Resumo sobre requerimento
Pode ser classificado em dois tipos: simples e complexo. Estruturalmente, o requerimento apresenta os seguintes elementos: vocativo, preâmbulo, exposição do pedido, fecho, local e data, e assinatura.

Encerre o pedido com uma das seguintes expressões, que em alguns casos podem ser substituídas pelas respetivas siglas:

  1. Aguarda deferimento. (A. D.)
  2. Espera deferimento. (E. D.)
  3. Nesses termos, pede deferimento.
  4. Pede deferimento. (P. D.)
  5. Pede e aguarda deferimento. ...
  6. Pede e espera deferimento. ...
  7. Termos em que pede deferimento.

O que fazer após esse resultado? O primeiro passo após ter o pedido deferido é analisar se o benefício concedido é realmente o que você requereu ao INSS. Pode parecer uma situação incomum, mas existem algumas situações em que ocorrem divergências. Um desses casos, por exemplo, é a aposentadoria proporcional.

"Deferido" é usado para dizer que uma situação foi aceita ou aprovada. Ou seja, se você receber um documento jurídico dizendo que seu processo foi deferido, significa que o juiz considera procedente o seu pedido.

Ao receber a carta de benefício concedido, verifique no documento a agência bancária em que o depósito de pagamento será realizado. Depois, vá até a agência com documento de identidade com foto e número do benefício para ter acesso aos valores.

Você pode realizar a consulta pelo site meu.inss.gov.br e clicar em consultar pedido para saber se foi indeferido ou deferido.

Como escrever uma carta de solicitação
Para escrever uma carta de solicitação, é preciso ter claros os seguintes pontos: 1) a reivindicação ser feita; 2) quem é a pessoa competente para a resolução do problema; 3) os argumentos a serem utilizados visando a persuasão do leitor.

Para fazer um requerimento, é preciso, anteriormente, informar-se sobre quais os dados necessários e qual a estrutura mais adequada. É necessário averiguar o nome do destinatário, confirmar seu cargo e usar o pronome de tratamento adequado. Por fim, é importante, também, pesquisar quais leis sustentam seu pedido.

O requerimento é um veículo de solicitação sob o amparo da lei. Esse documento pode ser direcionado a algum órgão superior ou, ainda, a vários destinatários, como o diretor da escola, o gerente, o professor, sendo pessoas que estão relacionadas ao assunto de maneira direta.

Estruturalmente, o requerimento é organizado com as seguintes partes: vocativo, preâmbulo, exposição do pedido, fecho, local e data, assinatura.

Assinatura do Requerente: por fim, o remetente, ou seja, a pessoa (instituição, órgão, entidade) interessada em solicitar algo, assina o documento. Ele também pode ser acompanhado de carimbo da instituição.

Nome completo: ______________________________________________________, graduação/posto: ______________, matrícula________________, portador do RG nº __________ Órgão Expedidor ______________ e do CPF n° _________________, servindo atualmente no _______________________, vem respeitosamente a presença de Vossa Senhoria, ...

Quando estiver escrevendo o seu ofício não esqueça de estabelecer para quem será enviado o documento e qual o pronome de tratamento mais indicado para uso. As finalizações geralmente são: “atenciosamente”, “sem mais delongas”, “meus votos de admiração”, “agradecemos desde já”.

Comece dizendo "Eu," seguido do seu nome e sobrenome e número de RG (ou de passaporte) e também seu domicílio, se achar necessário. Continue o texto com "autorizo", acrescente o nome e o RG da pessoa autorizada, e a seguir indique a ação concreta que essa pessoa vai realizar em seu nome.