Como pedir ajuda para resgate de animais?

Perguntado por: aprates . Última atualização: 29 de abril de 2023
4 / 5 14 votos

Porém, devido à imensa procura, nem sempre as ONGs conseguem ajudar, mas é importante, pelo menos, tirar algumas dúvidas com eles. Além disso, você pode perguntar como ajudá-los, seja com contribuições materiais, doações ou serviço voluntário.

A AMPARA é uma OSCIP sem fins lucrativos. Somos protetores de animais abandonados e vítimas de maus-tratos. Lutamos para que os mais de 30 milhões de animais de rua tenham uma vida com respeito e amor. Conheça o jeito AMPARA de acolher e cuidar.

Procure uma clínica veterinária
O veterinário poderá fazer uma análise clínica e solicitar alguns exames. Com a autorização do especialista, você também pode aproveitar para levar o pet para tomar banho, cortar as unhas e receber uma tosa.

SUIPA

SUIPA é uma sigla que quer dizer Sociedade União Internacional Protetora dos Animais. Além de um abrigo para resgate de animais, a organização possui ainda uma clínica veterinária que oferece atendimento a preços populares.

Em todo o país, os casos podem ser relatados ao “Disque-Denúncia“, pelo telefone 181, que realiza atendimento 24 horas por dia, todos os dias da semana. Com essa atitude você poderá contribuir para mudar a realidade e a qualidade de vida de muitos animais que estão em situação de risco ou abandono por aí.

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Alumínio é o órgão responsável pelo controle de agravos e doenças transmitidas por animais (zoonoses), por meio do controle de pragas urbanas como baratas, ratos, mosquitos, entre outros, e pelo controle das populações de animais domésticos como cães e gatos.

“É um departamento que tem como papel fundamental impedir a propagação de doenças como raiva, leptospirose, toxoplasmose, histoplasmose e leishmaniose. O Centro é responsável, também, pela vacinação de animais e pelo Programa Permanente de Castração Animal”, informou Lucas Casado, médico-veterinário.

Solicitações referentes ao incômodo de vizinhanças pelo barulho excessivo de animais e em relação à infestação de animais sinantrópicos também são atendidas pelos Centros de Controle de Zoonoses, que tem o poder de intimar, notificar e até multar responsáveis de acordo com o caso.

O resgate não se limita à remoção do animal, mas também implica em acomodação, alimentação e todos os cuidados até que ele seja definitivamente adotado. Portanto, quem retira um animal da rua torna-se responsável por ele. Se sua intenção não for adotar o pet resgatado, o primeiro passo é oferecer água e alimentação.

O ideal é acionar o corpo de bombeiros (disque 193 de qualquer telefone) pois, além de tudo, podem haver fios elétricos em contato com a árvore onde o gato está preso.

Os animais resgatados pela Polícia Militar Ambiental são encaminhados aos Centros de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras), conforme estabelecido pela Resolução Conama nº 489/ 2018, para identificação, avaliação e, em algumas vezes, serem reabilitados antes de ser determinado o seu destino.

Cabe ao poder publico zelar pela proteção dos animais de rua conforme interpretação extensiva de dispositivos constitucionais. Nossa Constituição Federal trás em seu capitulo VI, através do artigo 225 e seus parágrafos e incisos algumas possibilidades de preservação do meio ambiente e dos animais.

Contatos

  1. Contatos.
  2. 156 (escolher opção 2, em seguida opção 3)

Levar em feiras de adoção é a forma mais rápida e eficaz de doar um animal. Entre em contato com os organizadores das feiras e peça para abrir um espaço para você levar o animal. Lembramos que, para isso, ele precisa estar castrado, vacinado e vermifugado!

IBAMA. As denúncias podem ser feitas pelo telefone 0800 61 8080 (gratuitamente) ou pelo email para linhaverde.sede@ibama.gov.br. O IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) as encaminhará para a delegacia mais próxima do local da agressão.

Em alguns casos, é necessário pedir auxílio. Para isso, há a possibilidade de contar com instituições de pets abandonados. Em algumas cidades, o Centro de Zoonoses também auxilia peludos solitários. Esses locais cuidam dos animais até encontrarem a família perfeita para cada um.

UIPA – União Internacional Protetora dos Animais
Fundada em 30 de maio de 1895, a União Internacional Protetora dos Animais é a mais antiga instituição da categoria, lutando contra o abuso e os maus-tratos a animais de toda espécie na busca pelo bem-estar e a integridade física e emocional deles.

Caso alguém necessite, basta entrar em contato com o órgão da sua cidade e levar a documentação exigida. Ainda há diversos animais aguardando por adoção. A eutanásia é feita somente com autorização do médico veterinário e de forma ética, indicada pelo CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária).