Como pedir ajuda para Omolu?

Perguntado por: abarbosa . Última atualização: 14 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 18 votos

Dai-me força e determinação para superar os obstáculos que me afligem, superando-os um a um. Sei que pequei, errei e ainda erro muito, mas estou disposto a melhorar, superar e crescer! Ampara-me com Tua força e Amor para que meu caminho seja repleto de Luz e Vida!

Entendendo sobre Omolu na Umbanda
Seu dia é segunda-feira, sua cor é o roxo e também pode ser invocado como Obaluaiê, que é a forma em Yorubá de dizer o seu nome.

É também protetor dos doentes e pobres, pois ele conhece o sofrimento de carregar uma enfermidade e não quer que ninguém passe por essa dor. Sendo assim, Orixá Obaluaê está associado à saúde e à cura. Omolu Obaluaê tem o grande poder de causar uma epidemia, mas ao mesmo tempo de curar qualquer mal.

Pelo fato de carregar no corpo as chagas das doenças que possui, Omolu aparece todo encoberto por um enorme chapéu feito das fibras desfiadas do dendezeiro. Além dessa imagem, Omolu também é reconhecido pelos nomes de Obaluaiê e Xapanã.

As pipocas são chamadas de flores de Omulu. Essa energia tão bela e divina identificada pelos homens como Omulu, ajuda a todos os seres encarnados e desencarnados a buscarem sempre a transmutação / transformação de sua mazelas ( defeitos, ranços, sentimentos inferiores .... ). O milho se transforma pelo fogo em pipoca.

Segunda-feira, por exemplo, é dia de Exu e Omolu. Omolu, também chamado de Obaluaiê, é o mais temido dos Orixás, pois comanda as doenças e a saúde, em suas mãos estão a enfermidade e a cura.

Banho e vela para Omolu
Entretanto, caso prefira, pode fazer um sozinho em casa. Confira uma receita que pode ser feita antes de acender uma vela bicolor preta e branca.

Omolu é sistemático e perseverante. No Candomblé é ligado ao sol, por isso usa o filá (cobertura de palha da costa). Na Umbanda, Omolu é o chefe da falange das Almas ou Pretos Velhos.

A vela e o copo de água podem ser colocados em qualquer lugar da casa, exceto no banheiro. Pode ser posicionado em uma mesa ou móvel, independente da altura, mas indicamos não colocar no chão. Não há obrigatoriedade de ser na altura da cabeça. Atenção: jamais acenda uma vela e deixe-a sem supervisão.

As representações relacionadas às quizilas podem também representar os atributos dos orixás: o abacaxi, por exemplo, enquanto fruto rugoso, é quizila de Omolu, pois representa as chagas do corpo deste orixá, marcado pela varíola; os animais que rastejam não podem ser consumidos pelos filhos de Oxumarê, orixá cobra etc.

Têm grande apreço pelo trabalho, valorizando-o, mas parecem estar sempre prontos (as) para a mudança. No negativo, os filhos e filhas de Omulu tornam- -se pessoas pessimistas e teimosas, que adoram exibir os seus sofrimentos e que procuram o caminho mais longo e difícil para atingir algum fim.

Fala-se em Obaluaê ou Omolu, pois genericamente na Bahia e no Brasil pode-se chamar a mesma entidade com os dois nomes.

Obaluaê é o orixá da transformação, por isso se usa velas brancas e pretas, como sinal de transformação, passagem, mudança.

Suas oferendas são pipocas estouradas com areia da praia ou azeite de dendê e coco e são entregues em um alguidar de barro. Sua energia está relacionada com o elemento terra.

Este poderoso banho de Omulu, feito com suas ervas, concentra as energias do Orixá da saúde, da doença e da morte. Com o axé dessas ervas atuando em seu favor, assim, sendo muito bom para a eliminação de energias negativas e para a retirada de impurezas de nosso espírito e corpo.

Deburu ou guguru
Deburu, do iorubá “gúgúrú”, que significa “milho seco frito”, é a pipoca oferecida aos orixás Obaluaiê e Omolu. Ela também pode ser estourada no dendê ou no azeite doce.

Continuar lendo Como Omolu se manifesta?