Como pedir ajuda a um Exu?

Perguntado por: ecurado . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 5 votos

Um dos pedidos mais comuns aos Exus é a abertura de caminhos. Por isso, muitas pessoas procuram por orientações sobre como pedir a Exu para abrir caminhos. Nesse caso, saiba que você pode realizar oferendas, orações e pedir de todo o seu coração para que um Exu ouça o seu chamado e abra os caminhos da sua vida.

Conforme a Umbanda, o Exu Caveira tem o atributo de proteção e pode ajudar as pessoas que o cultuam a livrarem-se de energias negativas. Ele também pode trabalhar com auxílio aos espíritos desencarnados em seu processo evolutivo até o momento da próxima encarnação.

Exu não aceita pedidos de ajuda gratuitos, ou seja, exige uma oferenda - em sua maioria, alimentos como farinha de mandioca, azeite de dendê, galo, mel e cachaça. Ele é conhecido por comer de tudo e é o primeiro a ser servido nos rituais do candomblé.

Por exemplo:

  1. Ofereça uma oração ao universo. Durante sua oração, peça por proteção contra espíritos mal-intencionados.
  2. Visualize-se como um feixe de luz que se espalha por todo o ambiente, para desencorajar as entidades malignas.
  3. Para atrair os espíritos de luz, mentalize seu interesse em se comunicar com eles.

Laroiê Exu!
A clássica saudação utilizada tanto para os Exus como para Pombagiras, é um termo que tem sua origem no grupo africano étnico-linguístico nagô-iorubá, e remete a algo como 'Salve o mensageiro', 'Olhe por mim Exu' e 'Me guarde'.

tipo se for pra vc acender uma vela pros Exus tipo acenda no quintal direitinho a vela da cor deles tipo preta ou vermelha e não tenha medo não mas depende pra que que vc vai acender esta vela se for só pra ofertar a eles pode acender no seu quintal mas se tiver com outra coisa em mente um bom mesmo é vc procurar um ...

Livra-nos de tudo aquilo que nos afasta de Nosso Criador , e afaste de nós o Mal. E se merecedores formos, que tenhamos paz e prosperidade, para conduzirmos nosso fardo nessa encarnação de maneira mais amena, com ausência de nossos abismos e negativismos, sobre Tua Guarda e Proteção. Amém.”

Banho Exú auxilia você que está passando por dificuldades financeira, materiais e espirituais. Contém as seguintes ervas: aroeira, gengibre, hortelã, picão preto, pau tenente, limão e pitanga. Coloque as ervas em 2 litros de água, depois leve ao fogo e deixe ferver por no máximo 3 minutos.

“Exu é personagem controversa, talvez a mais controversa de todas as divindades do panteão iorubá. Alguns o consideram exclusivamente mau, outros o consideram capaz de atos benéficos e maléficos e outros, ainda, enfatizam seus traços de benevolência.

Não gosta de displicência e de injustiça. Exu é o orixá que entende como ninguém o princípio da reciprocidade.

Ele representa a rua, a bebida, as festas e a sexualidade. Provavelmente você já deve ter ouvido falar que o Exu é do mal, certo? Muitas pessoas que não tem o real conhecimento sobre essa entidade acredita que ela esteja relacionado a algo ruim.

Segunda-feira: Exu e Omolu.

As velas para Pombagiras e Exús podem ser toda vermelha, toda preta, bicolor preta e vermelha ou toda branca.

O sangue dos animais, a oferenda dos frutos, das ervas e dos minerais provoca a manutenção e o fortalecimento do axé. Trata-se de um sistema mítico de restituição que coloca as energias em ação, provocando o movimento e a Vida.

3 - Ao entrar no Terreiro propriamente dito (área de Gira), com o dedo anelar da mão direita, deve-se bater três vezes no chão (formando um triângulo), pedindo licença e permissão para entrar no Terreiro e em seguida bater o dedo três vezes na cabeça, primeiro entre as sobrancelhas (fronte), depois acima da orelha ( ...

Para recebermos algo, o mínimo que as entidades esperam de nós é esforço e dedicação. Por isso temos que primeiro pedir a nós mesmos, ao nosso espírito, ao nosso subconsciente, ao nosso anjo da guarda ou sei lá que nome se queira dar a esse conhecimento adquirido e acumulado ao longo de nossas encarnações.

Existem duas formas de fazer um pedido de informação a órgãos e entidades do Poder Executivo Federal, pela internet por meio do Fala.BR ou presencialmente no SIC (Serviço de Informação ao Cidadão).

A expressão “Laroyê, Exú”, por exemplo, que significa “Salve, mensageiro!”, foi muito utilizada em comentários nas redes sociais após notícias da vitória da Escola de Samba Acadêmicos da Grande Rio no carnaval deste ano.

Para que você responda de uma vez por todas a pergunta como saber meu Exu guardião, pesquise pelos terreiros mais próximos de você. Se na sua cidade existir algum, faça uma visita, converse com as pessoas que participam e procure saber o procedimento para descobrir o Exu guardião. Confie sempre na sua intuição.

Mostre-me o caminho na espiritualidade, para que eu possa encher meu peito de fartura; Contudo, mostre-me os ganhos materiais como parte da minha evolução; Que os bens ganhos não se tornem chumbo em meu caminho, ao invés disso, que eu os utilize, usando-os também para oferecer a mão ao próximo.

Peça para que toda a espiritualidade e seres de Luz na Umbanda estejam ali com você, nesse momento, amparando sua firmeza com velas. Acenda, firme-as (ou apenas uma, como preferir) e mentalize suas intenções. Visualize o que deseja como já se já estivesse acontecendo. Faça uma oração de sua preferência, se desejar.