Como pedir a Deus o dom de cantar?

Perguntado por: rlima4 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

Permita, Senhor, que todo ser que ouvir o som dos nossos instrumentos sinta-se bem e pressinta a vossa presença. Santa Cecília, padroeira dos músicos, rogai por nós! Amém!

Cantar denota a simples emissão de sons rítmicos e musicais. Exemplos: Dizem que cantar faz bem à alma. / Cantamos para afugentar a tristeza. Já louvar significa glorificar, exaltar, enaltecer as qualidades ou virtudes de alguém, dirigir louvores a.

O dom é algo dado por Deus. A pessoa que nasce com o dom da música tem a musicalidade na veia, no sangue. Esse é o diferencial de quem tem o dom. A sensação que você tem quando ouve um cantor ou um músico que sabe o que está fazendo, que domina o que faz, é que ele faz aquilo com naturalidade.

Você pode descobrir se tem ou não talento para cantar se aprender a ouvir a si mesmo da maneira correta. Grave sua voz e ouça à procura de elementos como seu tom, seu timbre e seu controle vocal. Depois, comece a praticar para melhorar as áreas em que sua voz não é tão forte.

Uma boa forma de louvar a Deus é através da música. A Bíblia diz em Salmos 33:1-3: “Regozijai-vos no Senhor, vós justos, pois aos retos fica bem o louvor. Louvai ao Senhor com harpa, cantai-lhe louvores com saltério de dez cordas. Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo.”

Isso porque, com aulas de cantos e desenvolvimento de várias técnicas vocais, qualquer pessoa pode aprender a cantar bem e com uma voz bastante afinada. Por se tratar de uma musculatura, a estrutura que usamos para cantar pode ser treinada, a fim de aprimorar ainda mais o que muitas pessoas já fazem bem.

O mínimo para cantar bem
Como cantores, precisamos então passar uma mensagem. Mas para que isso aconteça, o mínimo necessário é ter um pouco de afinação, ritmo e um domínio vocal viável para nosso repertório. É praticamente impossível cantar bem sem cumprir de forma razoável os requisitos musicais de afinação e ritmo.

Tecnicamente falando, canta melhor quem possui domínio da voz e canta sem esforço, dominando toda a técnica vocal como, por exemplo, ter controle de suporte, de tons diretos, e com vibratos, trinados e cores vocais, dicção eficiente etc…

As principais características do louvor que agrada a Deus, de acordo com o Salmo 51.17, são o espírito quebrantado e o coração contrito.

Aqueles jovens sobreviveram a tudo isso, porque o louvor arrebenta todas as portas e traz toda a libertação que o coração precisa. Em meio às chamas, tempestades, tribulações, provações e situações difíceis que passamos nesta vida, não deixemos de louvar, engrandecer e cantar hinos ao Senhor Nosso Deus!

Antes de iniciar a adoração, peça um tempo de oração. Diga algo do tipo “ore ao Senhor, dizendo como é bom estar aqui. Diga a Ele por que você veio”. Estimule as pessoas a pararem de conversar uns com os outros, para iniciarem uma comunhão com Deu.

Algumas pessoas possuem um “talento natural”, que nada mais é que uma facilidade, às vezes pelo contato durante a infância, às vezes por questões fisiológicas ou mesmo pelo histórico de desenvolvimento e apreciação musical.

A música “Gospel” que vem do inglês e significa “Evangelho” é um estilo musical onde a música serve como louvor, oração ou graças a Deus, Jesus Cristo e ao Espírito Santo.

É preciso ter dom para tocar o instrumento: mito
É claro que algumas pessoas possuem uma aptidão natural às artes, enquanto outras se dão muito melhor com números e planilhas, por exemplo. No entanto, o que chamamos de dom, na verdade, levou muito tempo para ser construído.

Como saber meu tipo de voz? Segundo Vanessa Melo, quem determina o tipo de voz de uma pessoa é um professor de canto ou um regente de coral. Os testes de extensão vocal são feitos com o auxílio de um piano ou teclado.

A voz feminina mais aguda é chamada de Soprano e a masculina de Tenor. Já a mais grave é Contralto para mulheres e Baixo para homens. Por fim, a voz intermediária feminina é a Mezzo-soprano e a masculina é Barítono.

Tem presença, preenche o espaço, alcança o ouvinte. Não é forte demais como um grito, nem frágil como um sussurro. Seu som é natural, podendo variar do grave ao agudo sem perder suas características próprias. Uma voz firme, sem falhas, bem articulada e com boa sonoridade.

Louvar é uma maneira prática de adorar a Deus. Quando algumas igrejas têm um tempo de “louvor e adoração” durante o culto, significa que é um tempo para louvar a Deus através da música.

Cantar nos ajuda a proclamar
Pois as Escrituras revelam que a palavra vivificante de Cristo é ministrada dentre o povo de Deus não apenas pela leitura da Bíblia e pregação bíblica, mas também por cantar “salmos, hinos e cânticos espirituais” (Cl 3.16).