Como pedir a Deus a cura da ansiedade?

Perguntado por: imarques . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

Cure, Senhor, onde este mal se instalou, arranque pela raiz esse problema, cure as lembranças, marcas negativas. Senhor Deus, que a alegria transborde profundamente em meu ser. Com teu poder e em nome de Jesus, refaça minha história, meu passado e meu presente.

Oração nos momentos de angústia. “Meu Senhor, minha alma está perturbada; a angústia, o medo e o pânico tomam conta de mim. Sei que isso acontece por causa da minha falta de fé, da falta de abandono nas Tuas mãos santas e de não confiar totalmente no Teu poder infinito. Perdoa-me, Senhor, e aumenta a minha fé.

Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus” (Filipenses 4, 6-7).

Ansiedade e medo estão intimamente relacionados, bem como o sentimento de vazio, angústia e a timidez. O maior erro do crente é dizer que não tem ou nunca sentiu ansiedade. Todos já passaram por isso, uns com menos e outros com mais intensidade. Outro erro é julgar os irmãos condenando quem vive ansioso.

A ansiedade passa a ser patológica quando começa a prejudicar o dia a dia, causando transtornos físicos e emocionais e interferindo na qualidade de vida do indivíduo, que não consegue controlá-la.

Existem diversas causas que, sozinhas ou combinadas, podem vir a desencadear o transtorno de ansiedade, tais como: traumas, estresse, genética, doenças físicas e até mesmo a depressão. É comum o paciente alternar entre quadros de ansiedade e quadros de depressão, pois uma condição pode gerar a outra.

Para acalmar a mente agitada, existem várias técnicas de relaxamento como fazer meditação, praticar regularmente exercício físico, fazer uma alimentação saudável, ouvir música relaxante ou mesmo usar remédios naturais, que podem também ajudar a dormir melhor.

Inspire e expire pelo nariz e comece enchendo o abdome de ar. Em seguida, sinta o ar subir para o peito. Ao expirar, esvazie o tórax primeiro e depois sinta o abdome esvaziar como um balão. Este padrão respiratório lento, consciente e específico ajuda a focar a mente no momento presente.

Liberte-me senhor de todo o mal, e que nos momentos de solidão, de descaso e de rejeição, eu seja curado e libertado na tua presença. Eu renuncio no poder libertador de nosso Senhor Jesus Cristo, a ansiedade, a incerteza, a desesperança, e me apego em teu poder, senhor, em tua graça.

Quem nunca passou por uma crise de ansiedade antes pode até achar que está sofrendo um infarto, tamanha a intensidade desses sinais. Rapidamente, a sensação de mal-estar e angústia toma conta dos pensamentos. O tempo de crise é variável, mas a média é entre 30 e 40 minutos.

Muitas pessoas perguntam por quanto tempo podem ter crises de ansiedade. Existem pessoas que têm ansiedade demasiada por dias, meses ou até anos. É importante lembrar que a questão do tempo é subjetiva de pessoa a pessoa. Algumas pessoas vão conseguir reduzir os sintomas com menos tempo, e outras irão precisar de mais.

Atividades físicas aeróbicas: reduz dores crônicas e melhora a qualidade do sono. Meditação e prática de ioga: ampliam a conexão consigo mesmo, promovem relaxamento e ajudam no controle da ansiedade e da depressão.

A ansiedade espiritual, é uma das formas dos desequilíbrios do orí (cabeça). Diferente da ansiedade patológica em que o medo e a insegurança norteiam a pessoa.

Como a ansiedade, usualmente, provoca outros sintomas físicos — falaremos mais sobre isso à frente —, como alterações estomacais e intestinais, insônia e a já mencionada tensão muscular, as dores de cabeça acabam por também representar mais um sinal da condição. Inclusive, podem se tornar crônicas.

Os principais sintomas são:

  • físicos: tensão muscular, taquicardia ou palpitação, dor no peito, transpiração em excesso, dor de cabeça, tontura;
  • psíquicos: sensação de desrealização, quando o ambiente parece todo diferente, ou sensação de despersonalização, quando a pessoa parece não se reconhecer mais.

Respire devagar e profundamente para se acalmar e entrar em harmonia e paz com a natureza. Visualize seu coração sorrindo e sua casinha interna cheia de amor. Essa ação vai fazer você se sentir muito melhor. Coloque um sorriso no rosto também para acompanhar sua jornada.

Dificuldade de respiração; opressão; angústia; inquietação de espírito; desejo veemente; impaciência.

Virá um tempo em que cairás nas mãos deles. E eles mesmos rogarão ao Senhor que mande por meio deles o alívio e a saúde (ao doente) segundo a finalidade de sua vida. Aquele que peca na presença daquele que o fez cairá nas mãos do médico.” (Eclesiástico 38,1-15).