Como Paulista chama carne?

Perguntado por: aalencastro . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 12 votos

O Lagarto é um tipo de corte da carne bovina e é muito popular porque tem preço acessível. Está localizado na parte traseira do animal e representa, aproximadamente, 3,73% da carcaça traseira. Também denominada na região sul do Brasil como tatu. Na Bahia e alguns estados do norte e nordeste é conhecido como paulista.

Expressão popular que indica, numa refeição, todo alimento que não é arroz, fejão ou salada. É identificada com o prato forte ou a carne que se serve no almoço ou jantar. Ontem não tive mistura na minha janta. Fiquei só na base do arroz com feijão.

1) Do Latim MIXTUS, particípio passado de MISCERE, “misturar”. 2) Do Grego A, negativo, mais ZEEIN, “ferver”, mais TROPOS, “virar”. 3) Do G. EUTÉKTOS, “facilmente derretido ou dissolvido”, formado por EU, “bem”, mais TEKTOS, “dissolver”.

Assim, todo paulistano é paulista, mas nem todo paulista é paulistano: Eu sou paulista e paulistano porque nasci na cidade de São Paulo, que é a capital do estado de São Paulo.

Sua origem data do século XVII, na época do Brasil Colônia, como forma de alimentação nas monções e bandeiras. Durante as expedições, alimentos como o feijão, a farinha de milho, a carne-seca e o toucinho chacoalhavam e ficavam “revirados”, dando origem à iguaria.

Chamar de "mistura" o complemento do arroz e feijão.
"Mistura", normalmente, refere-se a algum tipo de carne. Por que em São Paulo as pessoas não chamam simplesmente de carne?

Churrascaria é um restaurante que prepara e serve churrasco.

Enquanto na categoria de “carne de primeira” estão cortes mais nobres como filé mignon, picanha, alcatra, contrafilé e maminha, são consideradas “carnes de segunda” tipos como fraldinha, acém, paleta e costela.

Gíria usada no sentido de fumar maconha.

coloq Diz-se de qualquer ação feita às pressas, sem nenhum cuidado, displicente, incompleta, malfeita. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES Pl : meias-bocas .

1. Boca de sacola. Pessoa linguaruda, que divulga boatos. Pessoa que não é discreta.

1 acompanhamentos, alimentos, ingredientes, opções, acréscimos, guarnições, adicionais, extras.

“As carnes mais práticas para o dia a dia normalmente são as que têm uma quantidade de suco maior. São boas opções os cortes como a Alcatra, Filé Mignon, Contrafilé, Coxão Mole e Patinho, as carnes do traseiro do boi”, explica Guzella.

Bang. Essa gíria pode ser usada para descrever praticamente qualquer situação. Pode ser um substituto para a palavra "coisa". Vamos comer um bang?