Como passar uma roupa de cetim?

Perguntado por: emata . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 12 votos

2 – Dicas de como passar vestido de cetim

  1. A temperatura do ferro é a mais baixa;
  2. Passar ao avesso para evitar o contato direto do calor com a parte externa;
  3. Mesmo pelo avesso, evitar o contato direto do calor com a roupa, use uma toalha branca (para evitar manchas nela) e grossa;

Desamassando o vestido de seda no vapor do chuveiro
Mantenha a porta do banheiro fechada para que o vapor não se dissipe. O vapor quente no banheiro irá ajudar a esticar as fibras do tecido, suavizando as dobras e o melhor, sem o seu esforço.

Dica: passar a roupa de seda do avesso ou com um pano de algodão entre a peça e o ferro também é recomendável para não afetar a cor e o brilho do tecido. Ah, e no caso de camisas ou vestidos, é mais fácil começar a passar pela barra da roupa e ir subindo. Prontinho!

Para casos mais difíceis como desamassar cetim, você pode utilizar a temperatura média do ferro e usar peças de tecidos mais finos para passar por cima, como uma fronha de travesseiro, canga ou lençol dobrados para evitar encostar o ferro no cetim.

2 – Dicas de como passar vestido de cetim

  1. A temperatura do ferro é a mais baixa;
  2. Passar ao avesso para evitar o contato direto do calor com a parte externa;
  3. Mesmo pelo avesso, evitar o contato direto do calor com a roupa, use uma toalha branca (para evitar manchas nela) e grossa;

Vinagre, amaciante e borrifador. A solução de vinagre e amaciante é uma receita caseira infalível! Quando combinado com o produto de limpeza, o vinagre pode ajudar a deixar o tecido mais macio e liso. Basta colocar a mistura no borrifador e aplicá-la sobre as peças!

Quais tecidos não devem ou não podem ser passados? Para quem não gosta tanto de passar roupa, uma dica é apostar em tecidos que não amassam e não precisam de ferro, como viscose, lã, poliéster, nylon, elastano, cashmere e seda.

Separe as peças de cetim por cor para evitar soltar a tinta. Em um balde, junte um pouco de sabão neutro líquido e água fria. Vire o vestido de cetim do avesso e coloque no molho por 5 minutos. Depois, esfregue o tecido com delicadeza para remover a sujeira.

Dessa forma, é indicado que o lado avesso que seja passado. A seda é um dos tecidos que, infelizmente, não é recomendado o vapor.

Ferro a vapor x ferro a seco
Ele também é indicado para passar a seda e tecidos sintéticos, que não podem ser passados com o modelo a vapor. Por outro lado, o ferro a seco consome mais energia e demora mais tempo para remover vincos e desamassar totalmente os tecidos.

A mistura caseira que vai te ajudar a desamassar as suas roupas sem precisar usar o ferro é bem simples e usa ingredientes que você provavelmente já tem em casa. Basta misturar 100ml de amaciante (não concentrado), 100 ml de álcool líquido e 800 ml de água, nessa ordem, dentro de um borrifador. Fácil, né?

Antes de lavar a seda, coloque um tecido branco umedecido sobre a roupa e passe o ferro. Se o tecido branco ficar com a cor da roupa, ela solta tinta e, portanto, deve ser lavada separadamente, não deve ser deixada de molho e deve secar à sombra.

Use demaquilante (caso não tenha, pode ser um creme hidratante para a pele) para este processo. Umedeça um pedaço de algodão com o produto e coloque nas partes com glitter. Deixe por aproximadamente 10 minutos e depois puxe da pele. Não esfregue nem passe duas vezes, senão irá espalhar o que sobrou!

Passando a Ferro
Coloque as partes do vestido em tule que deseja passar, cubra com tecido em algodão esticado sobre o tule. Cubra-o completamente, não deixando o ferro entrar em contato com ele. Passe o ferro já quente, por sobre o tecido que cobre o tule. Deslizando sempre em movimentos de vai e vem.

Ele também pode ser usado em camisas femininas, vai dar um caimento lindo e um ar super elegante. Além disso, esse é o cetim ideal pra usar em lingeries e linhas de pijamas, como baby doll, camisolas e robe. Por ter um toque muito sedoso ele é super confortável e vai muito bem nesse tipo de peça.