Como passar na prorrogação do auxílio-doença?

Perguntado por: amonteiro . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.1 / 5 8 votos

Como requerer a prorrogação do auxílio doença?

  1. 1 – Acesse o endereço www.inss.gov.br que é o site da Previdência Social;
  2. 2 – Procure na coluna de serviços ao lado esquerdo da página inicial a opção “Auxílio doença”;
  3. 3 – Na tela seguinte selecione a opção “Solicitar Prorrogação”;

4.1) O Pedido e a Perícia de Prorrogação
O art. 386 da Portaria prevê que se o prazo de duração do benefício por incapacidade temporária for insuficiente, o segurado pode pedir a prorrogação nos 15 dias anteriores à DCB (data de cessação do benefício).

A prorrogação, porém, precisa ser solicitada ao instituto, pelo site, pelo aplicativo do Meu INSS ou pelo telefone 135. Do contrário, o benefício será encerrado.

Quantas vezes posso pedir a prorrogação do auxílio-doença? É possível pedir prorrogação de um benefício previdenciário no máximo 3 vezes. Após isso, só é permitido pedir outro benefício previdenciário após 30 dias.

Quem tem direito ao auxílio doença é o segurado que está incapaz de trabalhar ou de efetuar a sua atividade habitual. Também deve seguir mais dois requisitos: o cumprimento da carência e ter qualidade de segurado.

Acesse o aplicativo do MEU INSS pelo celular ou pelo endereço meu.inss.gov.br. Clique em “Agendar Perícia” e, depois, em “Perícia Inicial”. Caso os documentos médicos estejam conforme as orientações e o segurado queira o atendimento à distância, deverá clicar em “Sim” e, em seguida, em “Continuar”.

Atualmente, o sistema é muito mais fácil e rápido. O trabalhador que realizar uma perícia médica pode consultar o resultado no mesmo dia, a partir das 21h através do telefone do INSS, 135, ou online pelo aplicativo ou site do Meu INSS.

COMO FUNCIONA A PRORROGAÇÃO DO AUXÍLIO-DOENÇA ADMINISTRATIVO?

  1. Acesse o aplicativo ou site Meu INSS;
  2. Procure pela opção “Auxílio Doença” ou “Benefício por Incapacidade Temporária”;
  3. Selecione a opção “Solicitar Prorrogação”;

Sim. É possível receber o BPC e o Auxilio Brasil ao mesmo tempo, mas é preciso ficar atento à renda familiar. Já outros benefícios previdenciários, como seguro-desemprego, aposentadoria, pensão e outros, não!

Atualmente os aposentados, pensionistas, quem recebe salário-maternidade, auxílio-doença, auxílio-reclusão e auxílio-acidente podem receber o 13º INSS. Beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Auxílio Brasil ainda não têm direito ao 13º salário.

Cidadãos que recebem o auxílio-doença podem receber o benefício do Programa Auxílio Brasil desde que se encaixem na regra de emancipação.

O valor pago a um segurado do Auxílio-doença corresponde a 91% do seu salário de benefício. O salário de benefício é a média aritmética simples de todos os salários do seu histórico de contribuição com o INSS.

As perícias que foram suspensas serão remarcadas para o segundo semestre de 2022. E o INSS irá comunicar os segurados sobre a nova data de remarcação. Os segurados convocados para o Programa de Revisão que tiveram a perícia suspensa continuarão recebendo o benefício normalmente, até serem atendidos pela Perícia Médica.

Para ter direito ao Auxílio-Doença é necessário preencher 3 requisitos:

  • Carência (tempo mínimo pagando o INSS para ter direito a pedir Auxílio-Doença);
  • Qualidade de segurado (período em que você tem direito a pedir o Auxílio-doença);
  • Incapacidade laboral (não poder trabalhar na sua função).