Como passar mais rápido em concurso público?

Perguntado por: usilveira . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.9 / 5 11 votos

13 dicas de como passar em concurso público

  1. Tenha foco. ...
  2. Desenvolva o hábito de estudar. ...
  3. Seja realista. ...
  4. Aproveite todos os momentos. ...
  5. Tenha um cronograma de estudos. ...
  6. Organize seu ambiente. ...
  7. Melhore sua produtividade. ...
  8. Trabalhe em sua concentração.

Um candidato tem, em média, 3 meses para se preparar para um concurso, caso comece a estudar após a publicação do edital. Isso porque, em regra, este é o tempo existente entre a abertura do concurso e a aplicação da primeira etapa.

Sim, tudo isso é possível, mas é consideravelmente mais demorado. Se você quer saber como estudar para concurso público em pouco tempo você não pode “demorar” para fazer nada! A tecnologia vai muito além do Instagram que faz você perder horas sem produzir.

Quais são os concursos mais difíceis? - Magistratura: concurso conta com 8 etapas; - Auditor: complexidade de conteúdo e grande concorrência; - Delegado: concurso conta com 6 etapas; - Concultor legislativo: Seleção escassa e com grande complexidade de conteúdo; - Diplomata: Muitas etapas e conteúdo extenso.

Sim! Apesar do estudo para concursos públicos se beneficiar da especificidade, ainda é possível se preparar de maneira mais ampla e afunilar a sua procura com o surgimento de oportunidades. Nesse caso, contudo, a tática mais eficaz é o chamado estudo por carreiras.

Respondendo a pergunta inicial, portanto, podemos dizer que é possível passar em um concurso em 2 meses. Porém, para que isso se torne realmente viável e interessante, muitos pontos devem ser avaliados e organizados.

De modo geral, os concursos públicos tendem a cobrar uma mesma base de conhecimentos gerais, que engloba:

  • Língua Portuguesa;
  • Raciocínio Lógico;
  • Informática;
  • Atualidades;
  • Noções de Matemática básica;
  • Noções de Direito Constitucional e Administrativo.

Não existe máximo de matérias para estudar por dia, mas de horas de estudo. A resposta para a pergunta “quantas matérias estudar por dia?” é: não existe um máximo! O que você deve fazer é definir um máximo de horas de estudo por dia, não mais que oito.

Recomendo, geralmente, cinco horas, para pessoas que têm um tempo mais livre para estudar e com esse tempo diário podem aproveitar ao máximo e ainda conseguir ter excelentes resultados.

O estudo antes da publicação do edital também deve ser pautado pelas matérias básicas da sua área. Para saber como estudar sem edital publicado, além do último edital, avalie quais matérias são comuns e recorrentes nos concursos semelhantes da sua área.

Entretanto, quem se prepara não deve se intimidar perante o contingente de inscritos. De acordo com José Luis Romero Baubeta, Diretor da Central de Concursos, empresa que atua no seguimento de cursos preparatórios desde 1989, apenas 8% dos candidatos a uma vaga em concurso público estão preparados.

Como estudar por questões: dicas de como utilizar o Estudo Reverso a seu favor

  1. Selecione as questões com cuidado. ...
  2. Faça marcações. ...
  3. Estude com questões comentadas. ...
  4. Monte cadernos de questões. ...
  5. Entenda que alguns assuntos precisarão ser estudados da maneira tradicional.

Para concursos públicos, não existe um período de tempo exato para ser aprovado. Então não faça mais essa pergunta que, aos meus olhos e de muitos concursados, soa como uma postura preguiçosa. No entanto, é claro que seu sonho será alcançado mais facilmente se você estudar da forma correta.

Então nas semanas que antecedem a prova, você precisa: 1º) Fazer simulados , no mínimo 3, de forma intercalada. Por exemplo: o 1º na segunda-feira, o 2º na quarta-feira e o último na quinta-feira. 2º) Fazer revisão por meio de exercícios e lendo leis secas e súmulas, se for o caso.

Teoricamente, pela grande quantidade de vagas disponíveis e pelos requisitos, o concurso IBGE é o mais fácil para se passar a nível federal em 2021.

Qual a banca de concurso mais fácil? A Cesgranrio é famosa por ser mais fácil de se adaptar. Geralmente, as provas organizadas por essa instituição distribuem igualmente o conteúdo do edital. Além disso, é muito raro que eles cobrem algum conteúdo que não está previsto nos documentos.

Mas então porque concurso público é tão difícil? Diversos fatores podem comprometer a aprovação, como a concorrência acirrada, a quantidade de candidatos e a complexidade dos assuntos cobrados. A concorrência é um dos principais fatores que tornam os concursos públicos tão difíceis.

Pós-edital: como organizar seus estudos se você vai começar do zero

  1. Faça um plano de guerra. ...
  2. utilize o estudo reverso ao seu favor. ...
  3. Não deixe as revisões de lado. ...
  4. Resolva muitas questões e simulados. ...
  5. Mantenha a calma. ...
  6. Ajuste o seu plano de estudos. ...
  7. Foque na revisão e resolução de questões. ...
  8. Não tenha medo do pós-edital.

não estar em dia com as obrigações eleitorais e ter a partir de 70 anos são impeditivos para entrar no serviço público.

  • Legislação. ...
  • 'Nome sujo' ...
  • Ação penal. ...
  • Exoneração e demissão. ...
  • Parentes. ...
  • Obrigações eleitorais. ...
  • Idade. ...
  • Aposentadoria.

ALERR: Lei proíbe aplicação de dois concursos públicos no mesmo dia e horário. A data e o horário de aplicação de provas de concursos públicos estaduais não podem coincidir com os de outros certames já publicados no Diário Oficial.

Essa é uma opção cabível dentro da lei que permite uma segurança para o servidor. Conforme o artigo 33 da Lei nº 8.112/90, o servidor estável em cargo público que for aprovado em um segundo cargo inacumulável, poderá declarar vacância do primeiro cargo e tomar posse no segundo.