Como passar com remédio no aeroporto?

Perguntado por: ehipolito7 . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

Medicamentos de uso contínuo devem sempre ser levados na bagagem de mão – assim você terá facilmente acesso a eles quando chegar o momento de tomá-los ao longo do voo. Os demais medicamentos podem tanto ser carregados junto com você na cabine (na mala, bolsa ou mochila) como na bagagem despachada.

A venda de anticoncepcionais podem ser apenas realizada com receita médica em alguns países. Por isso, o conselho é levar um pequeno estoque, suficiente para passar o tempo de viagem. Geralmente, você não terá problema, já que a quantidade será identificada como para uso pessoal, caso seja questionada.

Em voos domésticos

  1. Medicamentos em pílulas e líquidos são liberados.
  2. Utilize as embalagens originais. ...
  3. Leve prescrição médica para medicamentos controlados.
  4. Dê preferência a levar seus remédios na bagagem de mão para facilitar o acesso a eles durante o trajeto.

A regra geral é que são permitidos medicamentos a bordo da aeronave, ou seja, os remédios podem, e acima de tudo, devem ir em sua bagagem de mão.

Vamos começar por uma dúvida simples. E, sim, pode levar garrafinha de água em voos nacionais, mas com regras: a embalagem precisa ser de até 500 ml. Além disso, o limite de líquido para bagagem em voos nacionais é de 2 litros. Se levar 5 garrafinhas de 500 ml, por exemplo, uma será descartada.

Pode levar perfume no avião? É permitido levar perfumes em voos nacionais, desde que a quantidade total de líquidos transportada na bagagem de mão não passe de 1,2 kg ou 1,2 litro. Cada frasco não pode ter capacidade maior do que 300 ml.

Posso colocar os remédios na bagagem despachada? Nada te impede de colocar os seus remédios na bagagem despachada. Porém, o ideal é que estejam na sua mala de mão, principalmente os de uso contínuo.

Alvará Sanitário. Também expedida como licença sanitária, o alvará é emitido pela Autoridade Sanitária Municipal. Estando de acordo com as normas sanitárias vigentes, após inspeção, é expedido o alvará sanitário para a transportadora que cumpre com as boas práticas.

Aerossóis, recipientes com líquidos, gel, cremes ou produtos de consistência semelhante (desodorante em barra, batom, pasta de dente) podem ser levados na cabine em sacos transparentes de, no máximo, 1 litro, com sistema de abertura e fechamento que permita ver o conteúdo, sempre que não excedam 100 ml cada um.

Substâncias químicas, tóxicas e outros itens perigosos (cloro, alvejantes líquidos, baterias com líquidos corrosivos derramáveis, mercúrio, ácidos, venenos, materiais infecciosos e radioativos)

Sim. Como dissemos, você pode levar seus medicamentos habituais para Portugal, portando a prescrição médica assinada pelo médico e provas de que precisa da medicação. Além disso, as regras sobre o que não pode levar no avião devem ser respeitadas.

De acordo com a Agência Nacional de Avião Civil – ANAC, você pode transportar medicamentos de uso contínuo na bagagem de mão, desde que esteja com a prescrição médica (se possível, também em inglês) no nome do passageiro e de acordo com as determinações da autoridade aduaneira do seu país de destino.

Pode levar desodorante de aerossol no avião? Segundo as regras da Anac, é permitido levar desodorante aerossol em voos dentro do País na bagagem de mão. Entretanto, no máximo, 4 frascos do produto em até 300 ml ou 300 gramas.

Você poderá transportar medicamentos em sua bagagem de mão, desde que devidamente acompanhados da receita médica. Recomendamos que peça uma receita adicional ao seu médico e, se necessário, providencie uma no idioma do país de destino.

Ou seja, você pode sim levar o seu shampoo na sua viagem internacional, mas em embalagens de no máximo 100ml. Mas, tanto para voos domésticos quanto internacionais, as companhias indicam que todos os produtos de natureza líquida ou semelhante sejam transportados em saquinhos transparente estilo “Zip lock”.

Em bagagem de mão - voo doméstico: desde que não exceda a quantidade de quatro frascos por pessoa e que o conteúdo em cada frasco seja inferior a 300 ml ou 300 g.

Aparelhos como chapinha ou secador de cabelo também são permitidos. 17 de julho de 2020 07:37 Secadores, alisadores e frisadores de cabelo que funcionam com eletricidade, são permitidas tanto em sua bagagem de mão como na bagagem despachada.

Uma mochila pequena pode ser levada como um artigo pessoal, além de uma bagagem de mão. Nesse caso, a mochila e a bagagem de mão são coisas diferentes, que podem ser igualmente levadas a bordo sem custo em voos de grande parte das companhias aéreas. O passageiro, no entanto, também pode viajar com duas mochilas.