Como parar o soluço quando bebe cerveja?

Perguntado por: ainfante . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

A melhor forma de conter o soluço é beber água, principalmente gelada, pois a mudança abrupta da temperatura estimula a inervação torácica, regulando o funcionamento do diafragma, segundo indicação do Ministério da Saúde.

A glote, no funcionamento normal, só se fecha para a passagem de alimentos ao esôfago, e fica aberta para a respiração. Ou seja, o soluço resulta de uma espécie de "pane" na sincronia do diafragma com a glote. O barulho desagradável é provocado pelas cordas vocais, que se movimentam com a passagem do ar.

Alguns medicamentos usados para parar soluços persistentes são:

  • Clorpromazina (fármaco mais usado e mais estudado para tratar soluços).
  • Haloperidol.
  • Baclofen.
  • Metoclopramida.
  • Gabapentina.

O álcool é metabolizado pelo fígado a uma taxa de cerca de 0,15 g/100mL/hora, ou seja, quase um quarto de cerveja por hora, dependendo da quantidade ingerida, pode levar de 30 minutos a 3 horas para ser completamente eliminado do organismo.

Embora possa parecer um incômodo inofensivo, o soluço constante, por vários dias, seguidos pode indicar disfunção em órgãos do aparelho digestivo. Em casos mais graves – e raros – pode, inclusive, levar o paciente a óbito.

O soluço é produzido pela contração involuntária do diafragma (músculo que separa o peito do abdome), seguido pelo fechamento da glote (abertura da laringe), durante a inspiração. As crises têm duração variável e podem durar minutos, horas ou até semanas.

Da análise dos casos clínicos publicados, os pontos mais usados para o tratamento dos soluços são os seguintes: GV 14;PC 6;CV 12; ST 36; BL 17; BL 20; BL 21; CV22 e LR 14.

O álcool também pode provocar soluço, porque irrita o estômago e o esôfago, e tudo o que irrita ou distende o tubo digestivo desencadeia esse sintoma. O frio também pode contrair a musculatura do diafragma, principalmente em bebês e crianças.

Verdade. Essa manobra pode ajudar a aliviar a pressão dentro do estômago, causando a eructação (o popular arroto) e consequentemente fazer o soluço cessar, caso a crise seja causada por distensão gasosa no estômago.

O soluço caracteriza-se por um espasmo repentino e involuntário do diafragma, músculo que separa o tórax do abdômen, tem papel fundamental na respiração e está conectado ao nervo frênico. O soluço acarreta uma inspiração rápida e curta, que altera o ciclo respiratório.

Nesse caso, o ácido do estômago pode piorar o soluço e também o refluxo. Dormir de lado não acaba com essa situação, se acordo com a dra. Ana. O mais indicado é fazer uma respiração ritmada.

Algumas dicas podem ajudar a evitar as crises de soluço, como respirar com um saco na boca e nariz, parar de respirar por alguns instantes. Em caso de soluço persistente, o ideal é procurar um médico para investigar se existe alguma doença causadora do sintoma.

Gastrite e refluxo gastroesofágico: se as crises prolongadas de soluço são acompanhadas de queimação ainda pode ser um sinal da gastrite ou do refluxo, ambos relacionados a acidez no estômago/esôfago.

Só uma latinha
A Lei Seca estipula que não há qualquer quantidade de bebida alcoólica aceitável, nem mesmo uma ou duas latinhas de cerveja.

Segundo o Livro Guinness dos Recordes, o americano Charles Osborne, de Iowa, detém o recorde mundial da mais longa crise de soluços - o problema durou 68 anos, de 1922 a 1990.

Veja abaixo: Coma devagar e diminua a garfada: comer rápido pode provocar soluços porque a rapidez nos movimentos causa incoordenação na hora de engolir. Se o garfo tiver muita comida também, a entrada do ar pode favorecer o surgimento do arroto.

Algodão molhado na testa da criança cura soluço
Não é. O soluço é um movimento involuntário do diafragma e passa quando a musculatura se acalma. Se o algodão estiver na testa, será pura coincidência.

Uma das mais famosas é colocar um pedaço de linha vermelha na testa da criança. Não há comprovação científica de que isso funcione. E cuidado: algumas crendices podem ser agressivas ao bebê. Não tente dar um susto na criança nem peça a ela para parar de respirar (no caso dos maiores).

Saiba como acabar com o soluço usando algumas técnicas caseiras que funcionam como remédio para soluço: Engolir uma colher de açúcar: Ao fazer isso, você estará sobrecarregando um dos nervos da boca com uma sensação doce, que “distrairá” o cérebro com outras reações (não use essa opção se for diabético!);

Exame neurológico completo: meningite e tumores de sistema nervoso central são possíveis causas de soluço. Lembrar que esclerose múltipla é uma das causas mais frequentes de soluço de difícil tratamento.

Prevenção e tratamento do Refluxo (DRGE)

  1. perder peso;
  2. elevar a cabeceira da cama;
  3. não comer exageradamente nem tomar muito líquido;
  4. evitar dietas gordurosas; e.
  5. deitar-se três horas depois de uma refeição.