Como parar no pare?

Perguntado por: bleiria . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 5 votos

Como e quando parar em cruzamentos com sinalização? Em um cruzamento com placa de parada obrigatória (PARE), o veículo deve ser totalmente imobilizado, mesmo se o trânsito estiver livre. JAMAIS deixe de parar em um cruzamento com placa de “PARE”. No exame prático, não respeitar a placa de "PARE" é falta eliminatória.

Para muitos motoristas, dirigir com o pé na embreagem é mais confortável e facilita na hora de reagir, mas os especialistas garantem que essa prática prejudica muito o carro. Manter o pedal da embreagem pressionado gera um desgaste prematuro no platô, disco e rolamento.

Essa prática é perigosa para com a embreagem do carro, pois o disco pode inclusive se quebrar.

PARA APRENDER A FAZER O CONTROLE DE EMBREAGEM EM SUBIDAS
Fique atento à aceleração do carro para não deixar o motor morrer. Se o carro estiver movimentando para frente, afunde o pé na embreagem. Se estiver indo para trás, solte o pé. Faça estas manobras sempre com movimentos suaves.

Uma dica legal é ficar de olho no farol oposto: quando ele já estiver fechando, é hora de procurar o ponto da embreagem e deixar ele lá, com o pé no freio. Quando o sinal abrir, você já vai estar pronto!

Porém, é importante saber que pisar na embreagem antes é um procedimento incorreto, pois compromete a eficiência da frenagem e vai contra a direção defensiva. Ao pisar primeiro na embreagem, você corta o trabalho do freio motor, deixando a frenagem do veículo inteiramente sob a responsabilidade do sistema de freios.

Não use o câmbio para frear. Por fim, é importante que você não utilize a embreagem como freio, sobretudo em uma rampa. Em situações como essa, a força das rodas será transmitida bruscamente ao sistema de embreagem, causando o desgaste excessivo do disco.

Pular uma ou mais marchas serve somente para reduzir, nunca para aumentar marchas e vamos explicar o porquê. Como mencionado anteriormente, a função das marchas é liberar o motor para ter mais giros, fazer o carro rodar com velocidade e mandar esse “aviso” para as rodas.

A recomendação é manter o caminhão em uma marcha baixa na descida, visto que o veículo já se movimenta naturalmente nessa situação. Fazendo isso, dificilmente o caminhoneiro perderá o controle da direção.

Qual a velocidade de cada marcha? Primeira marcha: até 20km; segunda marcha: 30km; terceira marcha: até 40 km; quarta marcha: até 60 km; quinta marcha: até 100 km (dependendo do modelo do carro).

Como fazer o controle da embreagem corretamente?

  1. Use um pé no pedal da embreagem e outro no acelerador.
  2. Nesse momento, o carro tem que ficar parado. ...
  3. Se ele estiver descendo, quer dizer que você pisou fundo demais na embreagem. ...
  4. Pronto!

Na verdade, o correto é que o veículo esteja sempre engrenado nas ladeiras (freio motor) para que, junto com o sistema, segure o carro em declives. Agora, o vício de deixar o pé na embreagem, sim, pode levar a um desgaste.

Se a preferência for do outro veículo, pare totalmente o veículo. Em cruzamento com sinalização de “parada obrigatória” (PARE), o veículo sempre deve ser totalmente imobilizado, mesmo se o trânsito estiver livre. Em cruzamento com sinalização de “dê a preferência”, reduza para a 1ª marcha.

desde que você alcança a velocidade ideal para a segunda marcha não tem problema você pular por exemplo da quarta.

O ponteiro deverá estar entre 2 e 3 (ou entre 20/30, dependendo do modelo do seu painel). Se ele estiver abaixo de 2, você pode reduzir a marcha. Se estiver acima do 3, aumentar.

você vai sentir um trampo muito forte tá isso pode até danificar o motor é isso que acontece quando a gente erra de marcha com Cauê uma velocidade e por que que eu estou. usando.

Utilize a primeira marcha
O momento de utilizá-las é quando o carro já estiver correndo na estrada, em determinada velocidade. Por isso, da mesma forma que você aprendeu na autoescola, a marcha ideal para subir uma ladeira é a primeira, porque confere mais força para o carro sair do lugar.