Como parar de suar naturalmente?

Perguntado por: aboaventura . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 3 votos

5 opções de tratamento para suor excessivo

  1. Chá de sálvia. Um dos tratamentos caseiros mais conhecidos para amenizar o suor excessivo é a sálvia. ...
  2. Vinagre de maçã, tomilho e alecrim. ...
  3. Amido de milho e bicarbonato de sódio. ...
  4. Bicarbonato de sódio e limão. ...
  5. Óleo de melaleuca.

Suar bastante faz bem para a saúde e é uma das formas de cuidar de todos os tipos de pele! Além de ajudar na produção de colágeno, que deixa a pele mais firme e com menos marcas. Estudos recentes também dizem que o suor tem substâncias que aceleram a regeneração da pele.

Mãos molhadas, costas pingando ou axilas encharcadas, quem sofre com a sudorese exagerada sabe o quão embaraçoso o problema pode ser. Conhecido como hiperidrose, o problema afeta cerca de 3% da população e pode dificultar a realização de tarefas do dia a dia e causar constrangimentos.

Os chamados alimentos termogênicos, como o café, o chá verde, o alho e a cebola, aceleram o metabolismo e aumentam a produção de hormônios, entre eles a adrenalina. O resultado é maior transpiração. O mesmo acontece com proteínas e carboidratos em excesso. Não é só isso.

Mas não há motivos para preocupação, afinal o suor tem justamente a função de manter a temperatura do corpo controlada. É comum, então, transpirarmos com mais intensidade quando o dia está muito quente, ou quando praticamos atividade física, já que o movimento faz o corpo se aquecer.

Os sintomas da hiperidrose são suor visível, infecções de pele, e dificuldade de realizar tarefas cotidianas, por causa do suor. O diagnóstico e tratamento desta condição é feita por um dermatologista.

Na verdade, não! A transpiração é a maneira natural do corpo de regular a temperatura corporal, liberando água (e sal), que evapora para ajudar a resfriá-lo. Além disso, o suor não queima calorias.

Chá de sálvia
Um dos tratamentos caseiros mais conhecidos para amenizar o suor excessivo é a sálvia. Ela possui propriedades anti transpirantes que contribuem para o funcionamento adequado das glândulas sudoríparas.

Bromidrose. O mau cheiro nas axilas e nos pés é conhecido por bromidrose e é causado pela decomposição do nosso suor pelas bactérias que estão na nossa pele. Tratamentos locais com sabonetes antissépticos, antibióticos e desodorantes antiperspirantes ajudam muito a vencer esse incomodo.

Como tratar a hiperidrose
O tratamento para suor excessivo causado por hiperidrose costuma ser clínico ou cirúrgico. Nos casos mais leves, podem ser indicados medicamentos orais e de uso tópico, além da aplicação de desodorantes antitranspirantes feitos com sais de alumínio.

A produção excessiva de suor no rosto, que recebe o nome de hiperidrose craniofacial, pode acontecer devido ao uso de medicamentos, estresse, calor excessivo ou, até mesmo, ser consequência de algumas doenças, como diabetes e alterações hormonais, por exemplo.

Para que serve o suor? A sudorese auxilia no processo de termorregulação, que nada mais é do que o controle da temperatura corporal, assim como na hidratação da pele e no equilíbrio de fluídos e eletrólitos. O suor é formado principalmente por água, eletrólitos, sais minerais e aminoácidos.

As grandes responsáveis pelo mau cheiro são, na verdade, as bactérias presentes na pele, principalmente em áreas mais quentes e úmidas, como as axilas e pés, que em contato com o suor começam a metabolizar alguns de seus componentes, como as proteínas e os ácidos graxos.

O verbo soar vem do substantivo som, e significa o ato de emitir algo — seja uma informação, seja qualquer outro som. Ainda, ele pode ser utilizado como sinônimo de parecer. Já o termo suar se refere ao ato de transpirar, isto é, liberar o suor pelos poros da cútis.

Quem sua muito tem metabolismo acelerado? Não necessariamente. É muito comum observarmos pessoas obesas suando muito e elas podem até mesmo ter metabolismo mais lento.

O suor durante o sono, especialmente durante as épocas mais quentes do ano, é resultante de um processo natural do corpo para regular sua temperatura interna. No entanto, quando o suor noturno acontece mesmo em dias frescos ou frios, pode ser hora de procurar um médico.

Diagnóstico da hiperidrose
É diagnosticada por história e exame, mas pode ser confirmada com o teste de iodo e amido. Para esse teste, solução de iodo é aplicada à área afetada e deixada para secar. Amido de milho é então polvilhado sobre a área, o que faz as áreas de sudorese parecerem escuras.

Odaban

O Odaban já foi considerado o melhor tratamento para o suor excessivo por diversos especialistas internacionais. O melhor de tudo é que o Odaban possui um ótimo custo-benefício e não é nem um pouco invasivo ou doloroso como outros tratamentos, pois sua aplicação é indolor e não causa irritações à pele.