Como pagar uma multa de trânsito de outro estado?

Perguntado por: rsanches . Última atualização: 5 de janeiro de 2023
4.1 / 5 12 votos

Quando identificado que o veículo que cometeu aquela infração é de um outro estado, o órgão atuador cadastra essa informação no sistema chamado RENAINF (Registro Nacional de Infrações de Trânsito). Com isso, você deverá receber a notificação da infração em sua residencia e até mesmo o boleto para efetuar o pagamento.

Caso o motorista não pague a multa de trânsito, poderá ter seu nome inscrito nos órgãos de proteção ao crédito, como a Serasa. Isso ocorre porque, após o vencimento da multa, a autoridade de trânsito pode encaminhar o débito para a cobrança administrativa.

O que é multa Renainf? A Renainf (ou Registro Nacional de Infrações de Trânsito) é uma multa aplicada quando um motorista comete uma infração de trânsito em um estado diferente daquele no qual o seu automóvel está registrado.

Dessa forma, para realizar o pagamento das multas, orientamos identificar e solicitar o boleto diretamente no site do órgão autuador que aplicou a multa no veículo, ou comparecer presencialmente na unidade do órgão.

Consultar online suas infrações de trânsito

  1. Realizar login. Você deve realizar o login no Portal de Serviços SENATRAN com o Certificado Digital ou Login com CPF/SENHA e possuir CNH Digital ativa. ...
  2. Realizar consulta.

Banco do Brasil - 01/12/2020. Bradesco – início 20/09/2020 (fechamento definitivo 20/10/2020) Santander – início 01/11/2020 (fechamento definitivo 01/12/2020)

Casas Lotéricas
Sim, é possível desde que no ato do pagamento sejam apresentados os documentos: documento de identificação do condutor; boleto com o código de barras; número do RENAVAM do veículo.

30 dias

Assim que for registrada uma multa em outro estado, o condutor será notificado via remessa postal, e pode levar um tempo um pouco maior que os 30 dias estabelecidos até que ela chegue.

O Detran tem exatamente 30 dias, contando dias úteis e finais de semana, para lançar essa multa no sistema, para que assim, comece o processo de notificação ao usuário. Caso contrário, a multa não será aplicada!

Pode rodar com multa vencida? Sim. O carro não pode ser apreendido por não pagamento de multa de trânsito. No entanto, como visto anteriormente, a multa atrasada impede o licenciamento.

Dessa forma, as multas que são emitidas por outros órgãos não aparecem no site do Detran. Por isso orientamos que o condutor precisa acessar quatro sites diferentes para checar multas periodicamente ou simplesmente baixe o aplicativo da CNH Digital.

SISTEMA RENAINF
O Sistema Nacional de Infrações – RENAINF, tem por objetivo principal o gerenciamento e o controle de infrações de trânsito, integrado ao sistema de Registro Nacional de Veículos Automotores – RENAVAM e ao Registro Nacional de Condutores Habilitados – RENACH.

A multa Renainf, apesar de ser registrada por um sistema independente, nada mais é do que uma multa federal e, para consultar e pagar, basta acessar o site do órgão autuador (que pode ser encontrado na carta de notificação da multa) ou do Detran do seu estado.

O que é a multa Renainf
Normalmente, quem aplica esse tipo de multa de trânsito é a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Contudo, outros órgãos fiscalizadores também podem aplicá-la, a exemplo da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Se o condutor não atinge o limite legal de pontuação no período de 12 meses, não há qualquer prejuízo ou restrição em sua CNH. Assim, com a retomada das instaurações dos processos e notificações aos condutores, as pontuações que não atingirem o limite legal para instauração de processo serão automaticamente baixadas.

Como conseguir a segunda via ? Infelizmente não conseguimos os detalhes de como requisitar a segunda via da multa em todos estados, mas a melhor opção e verificar o DETRAN de seu próprio estado se eles conseguem emitir essa segunda via ou, entrar em contato com o DETRAN ou Órgão que identificou a infração.

Também é possível acessar o documento clicando na aba de “IPVA, Multas & Licenciamento”. Solicite a emissão do CRLV 2022; Clique em “Emitir documento” e pague a taxa de emissão do CRLV Digital 2022, que varia de acordo com o Estado (consulte o valor no aplicativo).

  1. Realizar Consulta no Portal de Multas. Para acesso ao Portal de Multas de Trânsito clique aqui. ...
  2. Escolher a modalidade de pagamento. Ao identificar a infração a ser paga, clique em '' Pagar'' e escolha a modalidade de pagamento, sendo elas GRU, Pix ou cartão de crédito.

Como obter o desconto de até 40% na multa
Isso é possível por meio do app da Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou no Portal de Serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Entretanto, para obter o desconto integral, o motorista precisa reconhecer que cometeu a infração e não apresentar recurso.