Como pagar restrição no CPF?

Perguntado por: iguterres . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.4 / 5 9 votos

Para fazer a negociação de dívidas no SPC Brasil, é muito fácil. Primeiro, é necessário fazer um breve cadastro no negociar dívida on-line e informar o número do seu CPF ou CNPJ — documentos por meio dos quais é possível verificar se há dívidas pendentes. Em caso afirmativo, você poderá clicar em “quero negociar”.

Há várias maneiras de regularizar as dívidas. Confira as dicas!

  1. 1º passo: consulte o CPF. O primeiro passo é verificar qual é a dívida e se há outras. ...
  2. 2º passo: acesse o Serasa Limpa Nome. Siga o passo a passo: ...
  3. 3º passo: confira se há ofertas de renegociação. Confira suas dívidas e escolha a melhor opção de negociação:

Acesse o site do Serasa Limpa Nome ou o aplicativo da Serasa, disponível no Google Play e na App Store, e informe seu CPF e senha. Se você ainda não tem um cadastro, pode fazer o seu na hora. É rápido e você não paga nada. Ao concluir o login, se você tiver uma dívida atrasada ou negativada, ela aparecerá na tela.

O prazo máximo que o nome deve ficar “sujo” é de cinco anos, sendo que a partir desse período, ainda que a dívida não tenha sido paga, o nome do devedor tem que ser retirado do cadastro. Para saber se seu nome está negativado no SPC basta consultar a situação do CPF pela internet ou se dirigir aos órgãos competentes.

5 dias

Isso evita cobranças indevidas ou negativação do nome do consumidor. Ela deve retirar o nome do consumidor dos cadastros de restrição o mais rápido possível, dentro do prazo de até 5 dias úteis. Além disso, a empresa deve emitir um comprovante de quitação da dívida que deve ser entregue ao consumidor.

O número do cadastro sai na hora e o valor da taxa é de R$ 7,00. Para brasileiros com idade entre 18 e 69 anos, é necessário apresentar o título de eleitor, alistamento eleitoral, protocolo de inscrição ou certidão da Justiça Eleitoral atestando a não obrigatoriedade do alistamento eleitoral.

A restrição de CPF acontece quando o nome de uma pessoa é negativado por causa de dívidas atrasadas e, assim, inserido no cadastro de inadimplentes. Essas listas são utilizadas com a finalidade de avaliar a situação econômica de seus clientes.

Consulte o seu CPF na Serasa
Você também não paga nada por isso, então, aproveite. Acesse o site do Serasa Limpa Nome ou o aplicativo da Serasa, disponível para download no Google Play e na App Store, e informe seu CPF e senha. Se você ainda não tem um cadastro, pode fazer o seu na hora. É rápido e você não paga nada.

Acesse o site oficial do Serasa Limpa Nome.

Não existe uma data definitiva para a atualização do Score, o que há é a tendência de subida conforme mudanças positivas no comportamento financeiro. Por isso, é difícil definir com exatidão quanto tempo demora para aumentar o Score, pois pode acontecer a qualquer momento.

Negociar dívidas pelo Serasa Limpa Nome é simples e rápido. Confira:

  1. Acesse o site do Serasa Limpa Nome ou o app da Serasa e digite o seu CPF. Se você já tiver cadastro na Serasa, só precisa entrar com o CPF e a senha. ...
  2. Consulte suas ofertas de negociação. ...
  3. Escolha uma opção de negociação. ...
  4. Gere o boleto e faça o pagamento.

Como faço para “limpar” meu nome na Serasa

  1. Confira suas dívidas negativadas e contas em atraso. O primeiro passo é criar seu cadastro gratuitamente no Serasa Limpa Nome. ...
  2. Selecione os acordos disponíveis. ...
  3. Pague o boleto.

Pagar suas dívidas é o primeiro passo para você cuidar da sua saúde financeira e do seu Serasa Score. Por isso, vale a pena conter gastos agora e poder ter crédito para fazer uma viagem, um curso ou comprar sua casa ou carro.

Se uma dívida não for paga dentro de 5 anos, ela se torna uma dívida caduca. Uma dívida caduca não pode mais gerar negativação, logo, o inadimplente sai da lista dos birôs de crédito e o nome volta a ficar limpo.

Porém, nada impede que o banco realize a cobrança extrajudicialmente, afinal, a dívida continua existindo. Além disso, os cinco anos também definem o período máximo de permanência do nome do devedor em cadastro de órgãos de proteção ao crédito, como o Serasa e SPC.

A regra é clara. Após o pagamento da dívida, a empresa credora tem 5 dias úteis para retirar o nome do consumidor do banco de dados da Serasa. A empresa também precisa entregar para você um recibo ou comprovante de que a dívida está quitada.

A Receita Federal disponibilizou desde segunda-feira da semana passada, 16/01, um link para facilitar a regularização do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Além de tornar o processo mais simples, o serviço online é gratuito e ininterrupto.