Como ovelhas no meio de lobos?

Perguntado por: lperes . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

Eis que eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos; sede, portanto, prudentes como as serpentes e símplices como as pombas.

Significa ser atento e prudente. Como Cristão, buscando viver de forma honesta e correta, não faltarão ocasiões em que outras pessoas tentarão tirar proveito da sua honestidade. Ser Cristão não quer dizer ser bobo. Embora Jesus se submeteu às autoridades, ele não se iludiu quanto à malícia delas (Mt 16:6; Lc 13:32).

O bom pastor dá sua vida pelas ovelhas.” O rebanho que Jesus reconhece como seu é formado certamente pelos seus discípulos, por todos aqueles que já receberam o dom do batismo. Mas não apenas por esses: Ele conhece todas as criaturas humanas, chama-as pelo nome e cuida de cada uma com ternura.

Moral da história
O êxito dos enganadores depende da falta de atenção do próximo. Devemos desconfiar das gentilezas em excesso, pois, em alguns casos não passam de estratégia para tirar vantagem de nossa confiança e boa vontade.

Jesus Cristo explicou aos fariseus o significado da parábola. Disse que aqueles que pecam são como a ovelha perdida. Assim como o pastor quis salvar a ovelha perdida, Jesus quer salvar aqueles que pecam. Jesus disse que era por isso que estava conversando com os pecadores.

Onde os cristãos são propensos a serem tão inocentes quanto serpentes e prudentes como as pombas, Deus nos chama para algo muito mais nobre e muito mais eficaz. Douglas Sean O'Donnell o expressa da seguinte maneira: “Devemos ser piedosos, mas não crédulos — serpentes inteligentes, mas não serpentes traiçoeiras.

Os pastores usavam um cajado para guiar as ovelhas e uma vara e uma funda para defendê-las. O pastor levava suas ovelhas para pastarem e beberem água durante o dia (ver Salmos 23:1–2) e as conduzia de volta ao curral à noite.

Lobo em pele de cordeiro é uma expressão popular, utilizada para caracterizar uma pessoa que aparenta ter boa índole, mas na realidade é má, perversa ou desonesta. Normalmente, o indivíduo que é considerado um “lobo em pele de cordeiro”, esconde a sua verdadeira índole negativa.

“'Procurai primeiro edificar o reino de Deus' significa colocar Deus e Sua Obra como prioridade principal. O trabalho de Deus é levar a efeito a vida eterna de Seus filhos (ver Moisés 1:39), bem como tudo o que isso implica (…). Tudo o mais tem menor prioridade.

O tema principal em Mateus é de que Jesus Cristo veio estabelecer Seu reino na Terra. Mateus mencionou “o reino dos céus” inúmeras vezes e ele é o único autor dos evangelhos a incluir ensinamentos de Jesus que mencionam a “igreja” (ver Mateus 16:18; 18:17).

Em resumo, Jesus diz para termos confiança não no que possuímos, mas em Quem nos envia. É preciso recordar que existem lobo, portanto, não podemos andar desprovidos. Não podemos nos comportar como um 'super-herói', mas devemos estar sempre junto com alguém que somo no trabalho.

As cabras e as ovelhas são animais gregários, ou seja, vivem em rebanhos. As primeiras são mais curiosas, lembra? Então às vezes se dispersam do grupo para buscar alimento ou explorar, mas nunca perdem suas colegas de vista. Já as ovelhas são mais tímidas e assustadas, por isso andam sempre juntinhas.

Os ovinos são animais milenares e desempenham um papel importante em diversas culturas, seja para lã, carne ou leite. Segundo a história, quando Jesus nasceu, foram os pastores os primeiros a saudar o nascimento de Cristo. A lenda de natal conta ainda, que a ovelha é sinônimo de renovação da fé do amor.

Além da lã, ovinos podem ser criados para a produção de carne, pele e leite. A criação de ovinos tem despertado o interesse de produtores em todo o país, sobretudo no Nordeste, região que concentra mais da metade de todo o rebanho ovino brasileiro.

A fábula tem caráter educativo e ao final traz um ensinamento, fazendo analogia com o cotidiano. A mensagem educativa é chamada moral da história. Bastante utilizada na literatura infantil, a fábula busca passar, através de histórias vivenciadas pelos personagens irracionais, ensinamentos para os seres humanos.

O cordeiro Júlio saiu para passear longe da fazenda em que vivia e acabou se perdendo. Quando parou para beber água no rio, ele encontrou um lobo muito faminto, que usou todos os argumentos que pôde para tentar devorar o cordeiro. Porém, Júlio, sua mãe e o rebanho vão mostrar ao lobo como a união pode fazer a força.