Como Oséias vira Josué?

Perguntado por: egomes . Última atualização: 18 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 15 votos

Após vencerem a guerra contra os amalequitas, Moisés parabeniza Oseias por sua fé e muda o nome do sobrinho para Josué, que significa: "Deus é a salvação".

Oseias não obedece a ordem de Apuki, é jogado no chão e chicoteado, para satisfação de Ramsés. Ramsés decide condenar Oseias à morte. Zelofeade consegue convencer Aoliabe a ir ao encontro do povo hebreu. Bakenmut é ordenado pelo rei a executar Oseias na frente de todos os hebreus.

Após vencerem a guerra contra os amalequitas, Moisés parabeniza Oseias por sua fé e muda o nome do sobrinho para Josué, que significa: "Deus é a salvação".

Foi um homem viril, corajoso e forte, graças à sua docilidade à vontade divina. Foi prudente em cada situação buscando sempre a sabedoria e a orientação do Espírito do Senhor. Também sempre se manteve puro, sem se contaminar com coisas que não eram recomendadas por Deus e nem alimentando pensamentos negativos.

Josué

Moisés reúne o povo e fala a eles para nunca deixarem de confiar no Senhor. Ele aproveita para anunciar o novo nome de Oseias: Josué.

Josué, auxiliar de Moisés
Quando Josué saiu do Egito, ele já tinha mais de 40 anos de idade.

Oseias foi o 19.º e último rei de Israel. Filho de Elá (II Reis 17:1). Chegou ao trono após assassinar o rei Peca (ou Faceia).

Devido ao adultério de sua esposa e seu subsequente empenho em reconciliar-se com ela e restaurar seu relacionamento, Oseias provavelmente adquiriu uma visão profunda do relacionamento do Senhor com Israel, cujos pecados eram semelhantes à infidelidade de um cônjuge.

Oséias condena os pecados do povo, mas apresenta uma mensagem de esperança e perdão. Pelos nomes dos reis citados, podemos definir a data do livro de Oséias no oitavo século a.C., na última geração antes da destruição de Samaria e o cativeiro do povo de Israel (o reino do norte).

A vida e livro de Oséias é um reflexo do seu ministério profético. Ela abrange um período crítico onde estava em declínio a religião do reino do Norte (750 a.C.). Sua pregação era centrada na quebra da aliança do povo de Israel com Deus.

Mirelly Costa

Mirelly Costa, mãe biológica de Josué, usou as redes sociais para comentar o encontro dele com os filhos de Sarah Poncio e Jonathan Couto.

A Bíblia não diz quem foi a esposa de Josué. Apesar de antigas lendas e tradições sem qualquer comprovação tentarem especular a respeito da identidade da misteriosa mulher do líder hebreu que sucedeu a Moisés, a verdade é que não há nenhum indício realmente confiável sobre com quem Josué se casou.

Qualquer nome dado à esposa de Josué em alguma adaptação da história da Bíblia é um acréscimo, para preencher as lacunas do relato bíblico. O nome Aruna não aparece na Bíblia. Também não há registro de que Josué tivesse algum relacionamento com uma mulher chamada Ana na Bíblia.

O ministério de Oseias começou provavelmente durante os últimos anos de Jeroboão II, um dos monarcas do Reino do Norte (que reinou de 786 a 746 a.C.) e durou até 738 ou 725 a.C., poucos anos antes da queda da capital Samaria, dominada pela Assíria em 721 a.C., conforme John L. Mackenzie.

Não houve um sucessor de Josué em Israel, pelo menos não nos mesmos moldes de sua liderança e da liderança de Moisés, antes dele. Josué foi escolhido por Deus para suceder Moisés na liderança do povo de Israel já no final do período de peregrinação pelo deserto.

Moisés, movido por Deus, renomeou Oseias (Salvação, em hebraico) como Josué (Deus é a Salvação), deixando claro que, dali em diante, aquele homem não lutava mais com suas próprias forças, mas seu destino seria guiado pelo próprio Deus.

Ao sentir o peso avassalador da tarefa diante dele, o Senhor proferiu estas palavras de incentivo: “Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.”

Quem foi o sucessor de Josué
Depois de conquistar grande parte do território prometido por Deus, Josué deixou seu cargo de Líder político-militar do povo e passou para um sucessor. Porém o sucessor de Josué precisava ser alguém de confiança e corajoso. O escolhido foi nada mais nada menos que o genro de Calebe, Otniel.

Josué se declara e morre nos braços de Aruna - A Bíblia.