Como os vegetais estão presentes em nossas vidas?

Perguntado por: nlacerda . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 7 votos

Desde os primórdios da humanidade os vegetais são utilizados não apenas na alimentação, mas, também, através da sua transformação em abrigo, utensílios, roupas e até mesmo na produção de calor. Durante a evolução do homem, novas formas de utilização direta ou indireta dos vegetais vêm sendo descobertas.

A vegetação faz parte da biodiversidade do nosso planeta. São muitas as aplicações dos vegetais na alimentação, medicina, vestuário, habitação e na atividade industrial. É um hábito antigo do homem fazer uso das plantas.

AS PLANTAS SÃO ORGANISMOS IMPORTANTES PARA O EQUILÍBRIO DO PLANETA, SÃO ESSENCIAIS PARA A VIDA NA TERRA, POIS FORNECEM ALIMENTO E OXIGÊNIO PARA OUTROS SERES VIVOS. TAMBÉM SERVEM DE ABRIGO PARA UMA SÉRIE DE SERES VIVOS, COMO É O CASO DE ALGUNS ANIMAIS.

São fontes de vitaminas e minerais, e parte essencial da alimentação dos seres humanos. Os vegetais são responsáveis pela reposição de energia no organismo e consistem em cerca de 80% de toda a alimentação humana.

Por exemplo:

  • fibras (algodão, juta, rami, etc),
  • grãos (arroz, feijão, milho, soja, ervilha, etc),
  • óleos (de soja, de milho, de girassol, etc),
  • farinhas (de mandioca, de trigo, etc),
  • hortícolas (abacaxi, alho, banana, batata, cebola, kiwi, maçã, etc),

Plantas ou vegetais são organismos vivos que se destacam por serem multicelulares, eucariontes, e que realizam fotossíntese em sua grande maioria. Plantas têm muitas diferenças de uma espécie para outra, porém todas possuem mais de uma célula e células eucariontes.

Legumes e verduras: Abóbora, abobrinha, acelga, agrião, aipo, alface, alho, almeirão, aspargo, batata-doce, berinjela, beterraba, brócolis, cebola, cenoura, chicória, chuchu, couve, couve-flor, ervilha, escarola, espinafre, milho roxo, mostarda, nabo, pepino, pimentão, rabanete, repolho roxo, repolho, rúcula, salsa, ...

Frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, sementes e nozes protegem contra o câncer, fortalecendo as defesas do corpo e ajudando o intestino a funcionar bem.

Além de contribuir na composição climática, a vegetação contribui diretamente no solo, fertilizando-o com matéria orgânica derivada de folhas, galhos, frutos que caem e passam pelo processo de decomposição transformando-se em nutrientes, sem contar que as raízes das plantas impedem o desenvolvimento de erosões.

A vegetação serve ainda como barreira aos ventos, modificando sua direção e velocidade, e com filtro acústico e da poluição do ar (AZEREDO, 2017).

A vegetação interage sobre o conjunto de elementos climáticos, contribuindo com di-versos aspectos tais como controle da radiação solar, temperatura, umidade, poluição atmosférica, entre outros.

Sem árvores, as áreas anteriormente florestadas se tornariam mais secas e propensas a secas extremas. Quando a chuva chegasse, as inundações seriam desastrosas. A erosão maciça impactaria os oceanos, sufocando recifes de coral e outros habitats marinhos.

Fruto. O fruto é a parte da planta que nós mais comemos. Os frutos são gostosos, nutritivos e também têm o trabalho de proteger as sementinhas.

Os seres vivos dependem do ambiente para obter aquilo de que precisam para viver, como ar, água e abrigo. Eles dependem de outros seres vivos, que, muitas vezes, são seu alimento. Animais e plantas estão adaptados ao ambiente em que vivem.

agrião

O vegetal que ocupa o topo da lista é o agrião, que possui nutrientes como vitamina C, vitamina K, cálcio e potássio. Ele também contém proteínas, fibras, carboidratos e lipídios.

As algas marinhas de 500 milhões de anos atrás, no período Ordoviciano, deram origem aos vegetais. A Terra passou por um período de seca e muitas modificações (período Siluriano, há 435 milhões de anos) que pode ter sido um fator de seleção natural.

As plantas podem ser classificadas em quatro grupos básicos: briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. Esses grupos podem ser divididos ainda em plantas vasculares e plantas avasculares.

A planta é o produtor dessa cadeia alimentar, pois é capaz de produzir seu próprio alimento por meio da fotossíntese. Ela serve de alimento para o rato, o qual se comporta, portanto, como um consumidor primário.

A reprodução das plantas, no geral, pode ser sexuada ou assexuada, formas diferentes pela qual as plantas se multiplicam e deixam descendentes. Nas plantas, assim como nos animais, o resultado final da reprodução é a continuação de uma determinada espécie.