Como os surdos gostam de ser chamados?

Perguntado por: acarvalho . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

Nem sempre, quem se identifica como pessoa surda gosta de ser chamada de deficiente auditivo, pois não se vê como uma pessoa com deficiência, mas sim como alguém que fala uma outra língua. Mas, também existe quem se identifique como deficiente auditivo, sem necessariamente usar a Libras para se comunicar.

A verdade é que não precisa ouvir para poder apreciar a música, tem como explorar e curtir de outras formas: a vibração corporal, o ritmo, a batida, o toque, entre outras formas. E tem também o senso comum de que ser surdo é não ouvir completamente.

Chamar uma pessoa com surdez leve, moderada, severa ou profunda de surdo está 100% correto. Entretanto, chamar qualquer pessoa que possui algum grau de surdez de DEFICIENTE AUDITIVO está errado, já que a lei não considera todas essas pessoas como pessoas com deficiência auditiva.

Mudo: Se refere à pessoa que não fala ou perdeu a capacidade de falar, que não emite sons. Mudinho: Diminutivo da palavra “mudo”, mas soa pejorativa, não acha? Surdo: Se refere à pessoa que não ouve ou ouve pouco. Surdo-Mudo: São duas deficiências distintas.

A voz de um(a) surdo(a) pode ter – e em geral, tem – um sotaque um pouco característico. Você já está cansado de ler por aqui que cada caso de surdez é um caso, e não poderia ser diferente quando falamos sobre voz. É comum ouvirmos perguntas como “De onde você é?” e “De qual país você veio?”.

Pessoas com perda auditiva acabam aumentando a intensidade da voz (“falando mais alto”), no intuito de perceberem a própria voz. Quanto maior a perda auditiva, menor é o feedback auditivo, sendo ineficiente ou inexistente em perdas acentuadas.

Apesar de não ser de conhecimento geral, pessoas com deficiência auditiva não sabem, necessariamente, ler e escrever na Língua Portuguesa. Idiomas oficiais do Brasil, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e o Português são duas línguas diferentes.

Evite fazer gestos bruscos ou segurar objetos em frente à boca. Fale de maneira clara, pronunciando bem as palavras, mas sem exagero. Use a sua velocidade normal, a não ser que lhe peçam para falar mais devagar. Ao falar com uma pessoa surda, procure não ficar contra a luz, e sim num lugar iluminado.

Pesquisas apontam que pessoas Surdas tem uma visão melhor do que as pessoas que possuem a audição, principalmente quanto a visão periférica. Os Surdos também gostam de manter contato visual e conversam todo o período olhando no seu olho. Eles são muito observadores também.

Todo surdo pode escutar algum tipo de som. A maioria ouve sons de forte intensidade e graves (trovão, batida de porta). Assim como a visão, a audição também se efetiva em graus. Alguns surdos conseguem ouvir a voz e escutar a fala ao telefone.

01. Não grite ou fale rápido demais. Se você não sabe Libras (Língua Brasileira de Sinais), o ideal é que você se posicione em frente ao surdo, já que alguns já fazem leitura de lábios. Outra dica importante é: faça expressões faciais conforme o sentimento que quer expressar, isso facilitará muito o entendimento.

As principais causas de mudez são físicas, podem estar relacionadas com a garganta, cordas vocais, língua, boca, pulmões ou outros. A mudez é muitas vezes associada à surdez, isto porque os surdos de nascença, por nunca terem ouvido, dificilmente aprenderão a falar.

A educação bilíngue refere-se ao uso de duas línguas para se comunicar, no caso de indivíduos surdos, L1(primeira língua) língua de sinais e L2 (segunda língua) língua oficial do país.

26 de setembro

Neste 26 de setembro, Dia Nacional do Surdo, ouça a homenagem no Dedo de Prosa.

Pessoa muda é aquela que não faz uso do seu aparelho fonador (conjunto de órgãos e estruturas que produzem os sons de nossa fala) para fala ou qualquer outra manifestação vocal. O ponto é que a “mudez” não está relacionada com a “surdez”. São minoria os surdos que também são mudos.