Como os seres vivos surgiram e evoluíram?

Perguntado por: oramires . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 12 votos

Segundo essa teoria, a vida teria surgido a partir de um processo de evolução química, onde compostos inorgânicos combinaram-se originando moléculas orgânicas simples (açúcares, aminoácidos, bases nitrogenadas, ácidos graxos etc.), que se combinaram produzindo moléculas mais complexas como proteínas, lipídeos, ácidos ...

Evolução é um processo no qual ocorrem mudanças nos seres vivos ao longo do tempo, levando frequentemente ao surgimento de novas espécies. Essas modificações são passadas para os descendentes, e é por isso que muitos definem evolução também como a descendência com modificação.

A evolução ocorre quando estas diferenças hereditárias tornam-se mais comuns ou raras numa população, quer de maneira não-aleatória, através de seleção natural, ou aleatoriamente, através de deriva genética.

Há cerca de 3,9 bilhões de anos aconteceu o evento que deu origem ao primeiro ser vivo, sendo esta data relacionada ao fóssil mais antigo de um ser vivo descoberto, a arqueobactéria, célula que surgiu nos primeiros 600 milhões de anos depois da formação violenta do planeta.

homo habilis

Do gênero homo, o primeiro hominídeo seria o homo habilis, que viveu há 2,4 a 1,5 milhões de anos, fabricando instrumentos grosseiros de pedra, além de desenvolver uma linguagem rudimentar. Do homo habilis teria descendido o homo erectus.

Ciclo de surgimento e continuidade de variadas espécies
A ideia de evolução como recurso biológico começou a ser discutida no século XVIII, pois até então acreditava-se na teoria do criacionismo. Esta dizia que um ser divino tinha criado todas as espécies e as manteve imutáveis.

A Teoria da Evolução afirma que é o ambiente, por meio de seleção natural, que determina a importância da característica do indivíduo ou de suas variações, e os organismos mais bem adaptados a esse ambiente têm maiores chances de sobrevivência, deixando um número maior de descendentes.

4º evento: A formação dos oceanos foi fundamental para o surgimento da vida no planeta, pois a origem da vida veio dos seres aquáticos. Dessa forma surgiram primeiramente no plantae as bactérias e algas, além de microrganismos, isso há cerca de 3 bilhões e 500 milhões de anos.

A evolução é a chave para entendermos a história da vida no nosso planeta, uma vez que é através dela que compreendemos as modificações de formas de vida no decorrer do tempo. A Evolução é uma das partes mais importantes da Biologia.

8 Exemplos da evolução em ação

  • 1 – Mariposa. ...
  • 2 – Lagarto australiano. ...
  • 3 – Mexilhões e caranguejos. ...
  • 4 – Lagartixa italiana. ...
  • 5 – Sapo-cururu. ...
  • 6 – Tentilhões. ...
  • 7 – Borboleta lua-azul. ...
  • 8 – Evolução em laboratório.

As principais evidências da evolução são os registros fósseis e as semelhanças anatômicas, fisiológicas, celulares e moleculares entre os seres vivos. Segundo as teorias evolutivas, a vida surgiu no planeta e desde então espécies têm surgido, desaparecido e mudado ao longo do tempo.

As principais etapas da vida humana são: infância, adolescência, fase adulta e velhice. Há também as fases de transição entre as etapas da vida, como: Puberdade, Juventude e as mulheres que passam por uma fase chamada de climatério.

O darwinismo baseia-se em dois pilares: a ancestralidade comum e a seleção natural. Após os conhecimentos sobre genética serem adicionados às ideias darwinistas, surgiu a teoria que chamamos de neodarwinismo.

A história da evolução humana teve início há cerca de 7 milhões de anos, os primeiros hominídeos registrados foram os chamados pré-australopitecos. Desde então, o processo evolutivo deu origem a diversas espécies até chegar à espécie humana atual - o Homo sapiens sapiens.

Sobre a origem da vida é correto afirmar:
Os primeiros seres vivos eram heterótrofos e obtinham energia por meio da fermentação. Moléculas orgânicas complexas existentes nos mares primitivos indicam ter sido a respiração aeróbica o primeiro processo de obtenção de energia utilizado pelos seres vivos.

Marcos evolutivos da história da humanidade:
- Há 400 mil anos: os neandertais (nossos primos evolutivos) começam a surgir e a se deslocar pela Europa e Ásia. - De 300 mil a 200 mil anos atrás: Homo sapiens (homens modernos) aparecem na África. - De 50 mil a 40 mil anos atrás: os homens modernos chegam à Europa.

26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. 27 E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

Os primeiros hominídeos pertenciam ao gênero Australopithecus e se diferenciavam dos demais primatas por conta de sua postura ereta, locomoção bípede e uma arcada mais próxima da atual espécie humana. Apesar de ser considerado o primeiro ancestral humano, não existe um estudo conclusivo sobre a escala evolutiva.

Os fatores principais para a evolução se divide em dois grupos que são: 1º- Mutação: modificações do DNA que são transmitidas aos filhos. 2º- Seleção Natural: o ambiente seleciona as mutações boas e descarta as mutações ruins.

Embora o conceito de biologia enquanto campo científico único e coeso só tenha surgido no século XIX, as ciências biológicas têm origem nas práticas ancestrais de medicina e de história natural que remontam à Ayurveda, à medicina do Antigo Egito e às obras de Aristóteles e Galeno durante a Antiguidade clássica.