Como os seres humanos modificam a natureza É a vida em sociedade?

Perguntado por: nmoreira . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.1 / 5 17 votos

Como exemplo dessa ação, temos as matérias-primas extraídas do meio ambiente ou a remoção de matas e florestas para o cultivo de alimentos ou matérias-primas empregadas na produção de mercadorias. A extração de minérios também pode ser considerada um exemplo da forma como o ser humano transforma o ambiente em que vive.

O homem é responsável por muitas das transformações que a natureza sofre. Ouça o texto abaixo! Tudo o que está ao nosso redor advém da natureza. Ela é a condição fundamental para a sobrevivência humana, desde seu estágio natural até a sua transformação executada pela ação humana, a chamada segunda natureza.

Inúmeras são as consequências advindas da ação do homem, sejam elas no campo da ciência, tecnologia, urbanismo ou na natureza. Ondas de calor intensa, chuvas carregadas, ar seco e chuvas volumosas, podem ser exemplos resultantes da intervenção humana na natureza.

DIZEMOS QUE O AMBIENTE É MODIFICADO QUANDO PASSOU POR AÇÕES HUMANAS, CONSTRUINDO ESTRADAS, MORADIAS OU COMÉRCIOS, POSTES DE ELETRICIDADE, DENTRE OUTROS ELEMENTOS. O AMBIENTE NATURAL É HOJE QUASE UM PRIVILÉGIO! ISSO PORQUE O MUNDO ESTÁ CADA VEZ MAIS MODIFICADO PELA AÇÃO HUMANA.

A intervenção humana na natureza sempre esteve ligada às atividades econômicas. Ela aumentou consideravelmente a partir da criação da indústria. Com a Revolução Industrial, no século XVIII, o homem colocou em prática um sistema de produção em larga escala que necessitava cada vez mais de matéria-prima.

Pode ter causas naturais ou ser desencadeado pelo homem. A poluição, a caça, a pesca e a introdução de espécies exóticas podem ser suas causas.

Preservação das florestas e reflorestamento
Devemos proteger as florestas do desmatamento irregular, criando legislações mais rígidas e fiscalizando constantemente as regiões ameaçadas. Além disso, também é importante reflorestar áreas urbanas com a criação de parques e plantio de árvores em canteiros e áreas verdes.

Hoje, a relação do homem com a natureza está voltada à extração de recursos consumidos pela sociedade. Quando os primeiros homens começaram a praticar a agricultura, há uns 10 mil anos, o mundo inteiro tinha apenas cerca de 5 milhões de habitantes.

O ser humano passa por diversas mudanças de características físicas, cognitivas, afetivas e sociais ao longo de sua vida, sendo que tais mudanças são determinadas biologicamente e influenciadas pelo ambiente.

As relações entre sociedade e natureza refletem e produzem as transformações ocorridas no contexto do espaço geográfico. Desde a constituição das primeiras sociedades e o surgimento das primeiras civilizações, observa-se a existência de uma intensa e nem sempre equilibrada relação entre sociedade e natureza.

O homem faz parte da natureza. Nossa constituição biológica é parte da energia e da matéria naturais. Somos hábitat de outros seres vivos, nos alimentamos de outros organismos e, quando morremos, os microorganismos tratam de reaproveitar a matéria orgânica que formava nossos corpos.

Alguns exemplos incluem a extração de recursos naturais como o carvão, a caça e a pesca de animais para alimentação, e o desmatamento de florestas para urbanização e uso da madeira. O uso excessivo de recursos não renováveis, como combustíveis fósseis, pode causar grandes danos ao meio ambiente.

Abaixo citamos alguns exemplos de impactos ambientais.

  • Impactos da má gestão de resíduos sólidos para meio ambiente. ...
  • Poluição hídrica. ...
  • Contaminação e degradação do solo. ...
  • Alagamentos e inundações em períodos de chuva. ...
  • Proliferação de endemias. ...
  • Impactos da mineração.

Ação antrópica corresponde a uma ação realizada pelo homem. Em decorrência dos impactos ambientais provocados pelo homem, esse termo ganhou destaque nas discussões ambientais. Ação antrópica no meio ambiente: impactos positivos e negativos.

Normalmente seus elementos são: árvores, rios, cachoeiras, montanhas, serras e geleiras. Esses se modificam com o tempo, porém essa modificação é feita por elementos da própria natureza, como ventos, chuvas e ação dos raios solares.

Valorização econômica. Uma das características mais fortes do espaço geográfico é sua valorização econômica. O espaço é visto como um bem imobiliário, que pode ser visto como fator de produção ou produto comercializável.

Hoje é o Dia Mundial do Meio Ambiente, data criada para chamar a atenção sobre a necessidade de uso consciente dos recursos naturais e para lembrar que cada um deve fazer a sua parte.