Como os sacerdotes se sustentavam?

Perguntado por: rapolinario . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 12 votos

somente os sacerdotes eram sustentados pelos dízimos e ofertas do povo. Os profetas sobreviviam de doações e caridade das pessoas.

O sustento dos levitas
Como os levitas ficavam dedicados ao serviço do Senhor, eles precisavam ser sustentados pelo dízimo pago por todo povo. Todavia, os levitas também deveriam pagar o dízimo do que recebiam aos sacerdotes (Números 18:21-28; Deuteronômio 14:27-29).

O sacerdote não oferecia o sacrifício somente pelos pecados do povo, mas também por seus próprios pecados.

O aparecimento da escrita, inicialmente, destinava-se a contabilidade dos templos, que acumulavam através das oferendas de escravos, rebanhos e terras. Os sacerdotes tinham que registrar operações como empréstimos, pagamentos e mercadorias acumuladas.

A principal função dos sacerdotes
Os sacerdotes agiam como intermediários no culto do Antigo Testamento. Eles representavam Deus diante do povo, e representavam o povo diante de Deus. Por isto cabia aos sacerdotes cuidar das ofertas e sacrifícios oferecidos pelos israelitas.

Os levitas são os sacerdotes de Israel. Esse papel começou com Aarão e seus quatro filhos, enquanto o povo andava pelo deserto. Em seguida a função sacerdotal, visto que eles eram dessa tribo, passou aos levitas.

Os levitas eram israelitas da tribo de Levi. Essa tribo foi escolhida por Deus para cuidar do templo e guiar o povo na adoração a Deus. Os os sacerdotes do templo eram todos descendentes de Arão, que era levita.

Quando um levita era enviado à outras cidades, dentro de Israel, para ministrar em nome do Senhor, como também os levitas que ali assistiam perante Deus, porção igual à deles teriam para comer, além do seu patrimônio. [...] O sustento dos sacerdotes era fruto do dízimo de todos os habitantes de Israel.

2 Então Davi disse: "Somente os levitas poderão carregar a arca de Deus, pois o Senhor os escolheu para transportarem a arca do Senhor e para ficarem sempre ao seu serviço". 3 Davi reuniu todo o Israel em Jerusalém para levar a arca do Senhor para o lugar que ele lhe havia preparado.

Véu: O sumo sacerdote entrava no lugar santíssimo passando por um véu. Havia querubins, ou anjos, bordados no véu (ver Êxodo 26:31–33; D&C 132:19). O véu pode lembrar-nos de que estamos agora separados da presença de Deus por um véu. O grande Sumo Sacerdote — Jesus Cristo — pode abrir o véu.

Para que um indivíduo se tornasse sacerdote, era necessário, dentre outras tarefas, tornar-se servo do sumo sacerdote por um período de pelo menos cinco anos. No ritual de consagração ao sacerdócio, era molhada a ponta direita da orelha da pessoa com o sangue do holocausto.

A coxa dos animais que oferecerem em sacrifício de comunhão devem dá-la ao sacerdote como tributo. O sacerdote que oferecer o sangue e a gordura do sacrifício de comunhão é que tem o direito de ficar com a coxa direita.

O sacerdote nas Escrituras
Nos povos antigos, o sacerdote era aquele que oferecia vítimas à divindade que cultuavam. Sua posição era sempre elevada, pois cabia a ele cuidar das cerimônias sagradas. Em geral, a expiação dos pecados através do oferecimento de vítimas, oblações.

Os Sacerdotes tinham responsabilidades espirituais e materiais no Antigo Egito. Eram eles que administravam as riquezas e os bens dos grandes e ricos templos no Império. Ficaram conhecidos por serem guardadores dos segredos das ciências e dos mistérios religiosos.

O Zigurate é uma forma de templo, criado pelos sumérios, e comuns para babilônios e assírios. Era uma estrutura maciça em forma de pirâmide com vários andares sobrepostos, com um templo no topo.

Essas sacerdotisas eram encarregadas de realizar rituais de purificação, fazer sacrifícios específicos, cuidar do templo, interceder pelo rei, além de cantar canções à divindade ou dividir a cama com o deus.

Os nobres eram funcionários que administravam, em nome do faraó, os nomos, antigas divisões territoriais do Egito. Os sacerdotes faziam parte da elite intelectual de grande poder sobre o povo, em virtude de serem considerados intermediários entre os homens e os deuses.

1. [ Religião ] Pessoa que fazia sacrifícios às divindades. 3. [Figurado] O que exerce profissão muito honrosa e elevada.

De acordo com o Antigo Testamento, o dízimo surgiu com a Lei de Moisés, que previa o pagamento obrigatório de 10% dos rendimentos dos fiéis - seja em forma de bens, mantimentos ou produtos agrícolas – para auxiliar órfãos, viúvas e pobres, além de manter a tribo de Levi e os sacerdotes, já que os mesmos não podiam ...