Como os russos venceram a Segunda Guerra Mundial?

Perguntado por: anunes . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.3 / 5 10 votos

A Batalha de Stalingrado foi a maior batalha travada durante a Segunda Guerra Mundial. Após meses de luta, os soviéticos saíram vitoriosos ao saldo de dois milhões de mortos. A Batalha de Stalingrado foi a maior batalha travada durante a Segunda Guerra Mundial.

A Segunda Guerra Mundial chegou ao fim com a vitória dos Aliados sobre os Países do Eixo. As tropas soviéticas tiveram ação fundamental derrotando pela primeira vez o poderoso exército nazista, esmagando-o cada vez mais até atingir Berlim pelo lado Oriental.

As maiores perdas entre os países ocupados sofreu a Polônia ¿ 6 milhões. A França perdeu 600 mil. Inglaterra, que não chegou a ser ocupada pelas tropas hitlerianas, perdeu 370 mil habitantes. Na Segunda Guerra Mundial os EUA perderam 407.316 pessoas, mais de 671 mil ficaram feridas e quase 79 mil desaparecidas.

Batalha de Stalingrado

As batalhas mais sangrentas da História muitas vezes coincidem com os maiores erros militares, o que levou a impasses terríveis. Entre elas estão a Batalha de Stalingrado e o decisivo confronto da Segunda Guerra Mundial entre a Alemanha e a União Soviética.

A união entre a antiga URSS, a Grã-Bretanha e os Estados Unidos mudou os rumos da Guerra, levando à derrota alemã em maio de 1945.

Em 9 de maio de 1945, há exatos 74 anos, a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) anunciava a vitória sobre o Exército nazista, dando fim à Segunda Guerra Mundial -- chamada pelos soviéticos de “Grande Guerra Patriótica”. A data é conhecida na Rússia como “Dia da Vitória”.

Batalha de Stalingrado

A Batalha de Stalingrado foi a batalha mais sangrenta e decisiva da a Segunda Guerra Mundial. Ocorreu entre as forças do Eixo, liderados pelo, até então, imbatível Exército Nazista e o Exército Vermelho Soviético, entre julho de 1942 a fevereiro de 1943.

No dia 30 de abril, os soviéticos invadiram e conquistaram o Reichstag (parlamento) e, poucas horas depois, Hitler cometeu suicídio junto de sua esposa, Eva Braun. Após sua morte, o comando foi entregue ao almirante Karl Dönitz, e a rendição oficial da Alemanha Nazista aconteceu em 2 de maio de 1945.

Os três principais parceiros da aliança do Eixo eram a Alemanha, a Itália e o Japão. Estes parceiros tinham dois interesses em comum: a expansão territorial e a criação de impérios com base na conquista militar e na derrubada da ordem internacional do período após a Primeira Guerra Mundial.

Aliados: Reino Unido, França, União Soviética e Estados Unidos eram os membros principais; Eixo: Alemanha, Itália e Japão eram os membros principais.

A recusa de Hitler em render-se e toda a violência praticada pelos alemães ao longo da guerra fizeram com que os soviéticos carregassem o discurso de vingança rumo a Berlim, o último passo para selar a queda do Nazismo.

Alemanha

Para compreender as causas da Segunda Guerra Mundial, é preciso resgatar a forma como terminou a Primeira Guerra Mundial, em 1918. O Tratado de Versalhes, assinado no ano seguinte, impôs severas sanções à Alemanha, que foi considerada a culpada pela guerra. Os alemães saíram derrotados e humilhados do conflito.

Segunda Guerra Mundial (1939-1945) A Segunda Guerra Mundial, travada globalmente entre 1939 e 1945, não só foi a mais mortal da história da humanidade, como criou o período mais sombrio já visto até então.

  • A tabela mostra o número de mortos, na Segunda Guerra Mundial, de alguns países envolvidos no conflito.
  • Países. Número de. mortos durante. a II Guerra. URSS. 17 000 000. Alemanha. 5 500 000. Polônia. 4 000 000. China. 2 200 000. Iugoslávia. 1 600 000. Japão. 1 500 000. França. 535 000. Itália. 450 000. Grã-Bretanha. ...
  • Almanaque Abril, 1999.

Primeira Guerra Mundial / Grande Guerra.