Como os rins atuam no processo de excreção do organismo?

Perguntado por: aalmada . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

Os rins filtram diariamente quase 180 litros de sangue. Depois de filtrado os produtos da excreção (uréia, excesso de sais minerais, drogas) são eliminados em forma de urina. O aporte de sangue ocorre através das artérias renais e o sangue "limpo" ou depurado retorna à circulação por meio das veias renais.

Os rins recebem sangue das artérias renais, ramos da aorta que vêm diretamente do coração. Depois de circular pelo grande número de vasos existentes nesses órgãos, o sangue sai, livre das toxinas, pelas veias renais rumo ao coração, e a urina desce pelos ureteres até cair na bexiga.

A produção da urina acontece nos néfrons em três etapas: filtração, reabsorção e secreção.

A excreção garante, assim, o equilíbrio das condições fisiológicas do organismo. É o principal responsável pelo controle da quantidade de água eliminada pelo organismo e pela excreção de sais minerais e das excretas nitrogenadas.

A excreção ocorre quando a urina é eliminada do corpo, através da micção.

A eliminação de substâncias prejudiciais ou que estão em excesso em nosso corpo é chamada de excreção, processo que permite o equilíbrio interno do nosso organismo.

Sua principal tarefa é filtrar o sangue, ou seja, os rins removem todos os resíduos tóxicos presentes na circulação que são resultantes do metabolismo corporal, como uréia, creatinina e ácido úrico.

Os rins são órgãos do sistema urinário relacionados, entre outras funções, com o controle da concentração de substâncias no nosso sangue. Nos rins a urina é formada, mais precisamente, nos néfrons, suas unidades funcionais.

O sangue é levado para os rins, onde é filtrado por néfrons, estruturas microscópicas que retiram as toxinas do sangue, levando-as para a bexiga, de onde são excretadas – em forma de urina – juntamente com o excesso de água.

Dentro da cápsula renal, o sangue sofre uma forte pressão, que ocasiona a saída do chamado filtrado glomerular (ou urina inicial), líquido semelhante em composição ao plasma sanguíneo. Esse processo é denominado filtração. O filtrado é formado principalmente de água, ureia, glicose, sais e aminoácidos.

4.3 Os três processos básicos renais
A formação da urina ao longo do néfron envolve três processos: filtração, reabsorção e secreção (Figura 4.6).

O processo de remoção de resíduos é chamado de excreção. A Excreção é o processo pelo qual um organismo elimina os resíduos produzidos como resultado dos processos metabólicos do corpo. É também uma característica importante dos organismos vivos.

As três principais vias de eliminação são biotransformação hepática, eliminação biliar e eliminação urinária.

Os rins filtram diariamente quase 180 litros de sangue. Depois de filtrado os produtos da excreção (uréia, excesso de sais minerais, drogas) são eliminados em forma de urina. O aporte de sangue ocorre através das artérias renais e o sangue "limpo" ou depurado retorna à circulação por meio das veias renais.

Animais: amoniotélicos, uricotélico e ureotélicos, respectivamente.

Os mecanismos que assegurem a excreção renal de fármacos são os mesmos que intervêm na formação da urina, uma função do néfron, unidade anátomo-fisiológica dos rins. Esses mecanismos compreendem a filtração glomerular, a secreção tubular ativa e a reabsorção tubular passiva.

BEXIGA

BEXIGA É uma bolsa onde fica armazenada a urina até sua eliminação. URETRA É o tubo que liga a bexiga ao meio externo do corpo, garantindo a eliminação da urina para fora.

A urina é formada nos rins, mais precisamente nos néfrons, e segue então pelos ureteres até a bexiga, onde é armazenada temporariamente.