Como os povos antigos usavam para medir comprimentos?

Perguntado por: atrindade . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 17 votos

As maneiras como mediam as grandezas eram bastante simples: usavam partes do próprio corpo, como o comprimento do pé, a largura da mão ou a grossura do dedo, o palmo e a passada. Utilizavam ainda uma vara ou um bastão.

Dessa forma, da necessidade de gerar uma medição mais precisa, principalmente para fins comerciais, um dos primeiros instrumentos de medição foi a balança, inventada pelos egípcios cerca de 5 mil anos antes de Cristo.

Ao longo da história da humanidade as unidades de medida eram criadas e adaptadas de acordo com a necessidade dos povos. Muitas dessas medidas eram realizadas baseadas em partes do corpo. Por exemplo, o cúbito era uma unidade utilizada pelos egípcios há, aproximadamente, 4.000 anos.

relógio de sol

Nos períodos da manhã e no fim de tarde a sombra era mais longa e exatamente ao meio dia ficava bem curta. Esse foi o primeiro tipo de instrumento de medição do tempo, surgido há 1.500 anos a.C., o mais antigo que se tem registro, chamado de relógio de sol ou Gnômon. Em 1.400 a.C. surge o relógio de água, ou Clepsidra.

Por volta do século VIII a.C, no Egito, os relógios de sol se apresentavam com um gnômon vertical e sobre a base uma escala de tempo diária com seis divisões. Os obeliscos eram usados como relógios de sol.

Inicialmente, as medidas eram inspiradas no corpo humano. Por exemplo, a unidade mais usada na antiguidade, principalmente pelos egípcios, era o Côvado, distância entre o cotovelo e a ponta do dedo médio. O padrão real desta medida correspondia a 7 palmos ou 28 dedos, equivalente hoje a 52,3 centímetros.

Embora haja evidências de padronizações de unidades no passado, o cúbito egípcio foi o padrão de comprimento mais usado no mundo antigo. Sendo definido 3.000 a.C., não era apenas usado no Egito, mas também pelos babilônicos e hebreus.

Estes instrumentos são dispositivos usados para saber com precisão medidas como energia, peso, temperatura, tempo, altura, comprimento, área, volume, velocidade, massa, pressão e ângulo.
...
Agora, vamos à lista!

  1. Trena. A trena é um dos instrumentos de medição mais comuns. ...
  2. Paquímetro. ...
  3. Nível a laser. ...
  4. Micrômetro. ...
  5. Multímetro.

Dentre os mais utilizados temos a régua, o metro de pedreiro, a trena e a fita métrica, entre outros.

Há cerca de 4.000 anos, os egípcios usavam como padrão de medida de comprimento, o cúbito: que é a distância do cotovelo à ponta do dedo médio. Como as pessoas têm tamanhos diferentes, o cúbito variava de uma pessoa para outra, ocasionando as maiores confusões nos resultados das medidas.

Comprimento, largura e altura

  1. o comprimento será o tamanho de uma ponta à outra da caixa medindo pelo lado maior;
  2. a largura será a medição do lado menor;
  3. a altura será a medida da parte debaixo até a parte de cima.

O mais antigo instrumento para marcar as horas foi o "Relógio de Sol", que foi inventado pelos babilônios e egípcios e tinha um funcionamento simples: uma haste vertical se projetava do centro de uma superfície circular, projetando uma sombra do Sol para indicar a hora.

O palmo é uma medida de comprimento que equivale a aproximadamente 22 centímetros.

As primeiras unidades de medida usadas na história eram diretamente relacionadas com partes do corpo humano, tais como: O pé já era usado na antigüidade pelos gregos, que dividiam um “pé” em 16 “dedos”. Os romanos, por sua vez, dividiram o seu “pé” em 12 “dedos”.

Trata-se do ponteiro que marca a altura do Sol pela direção da sombra, na sua forma mais básica um pedaço de pau enfiado na terra. Isso foi possível porque o tempo pode ser medido pelo movimento da Terra em relação ao Sol e às estrelas. O movimento aparente do Sol no céu é a forma mais básica de medir o tempo.

O relógio de sol foi o primeiro instrumento criado para dividir o dia em partes menores, ou seja, o primeiro relógio. Evidências arqueológicas mostram que os egípcios podem ter sido a primeira civilização a usar esse dispositivo, por volta de 1500 a.C.

Para realizar a marcação do tempo e determinar as horas, utilizamos relógios digitais ou de ponteiro. No relógio, é possível acompanhar as horas e os minutos, e, em alguns casos, também há a marcação dos segundos. Outro instrumento bastante parecido com o relógio é o cronômetro, que é utilizado em corridas.

Hiparco

O astrônomo Hiparco (190-120 a.C.) foi o primeiro a propor a divisão do dia em 24 horas idênticas, independentemente da estação do ano. Esse sistema só se tornou comum com a invenção dos relógios mecânicos, no século 14.

Foram desenvolvidos dois tipos principais, em que a água fluía para fora ou para dentro, respectivamente, de um vaso graduado. Dependendo do nível em que a água se encontrava, podia-se determinar a hora. Posteriormente, o relógio de água foi chamado de clepsidra pelos gregos.