Como os povos antigos se orientavam?

Perguntado por: osubtil . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

Sem a bússola, os antigos navegadores se orientavam somente de forma visual, com base, essencialmente, na consulta aos astros, incluindo o Sol e as estrelas como balizadores de suas rotas.

Resposta verificada por especialistas
a orientação por vento e pela luz do sol também era bastante comum mas tinha suas limitações a depender do clima da região. espero ter ajudado!

Antes da bússola, os povos antigos se guiavam pelo céu, a partir de astros e estrelas. Eles utilizavam os astros e estrelas como ponto de referência já que estes sempre se encontravam na mesma posição. Logo, a partir deles era possível determinar sentidos e direções.

Os meios pelas quais podemos nos orientar são vários: o Sol, a Lua, a constelação do Cruzeiro do Sul (no hemisfério norte), a bússola de mão, entre outros. Para utilizar estes meios de localização precisamos conhecer os pontos cardeais e colaterais representados por meio da rosa dos ventos.

Desde a antiguidade, o céu vem sendo usado como mapa, calendário e relógio. Os registros astronômicos mais antigos datam de aproximadamente 3000 a.C. e se devem aos chineses, babilônios, assírios e egípcios.

Os principais e mais conhecidos, dentre eles, são a rosa dos ventos, a bússola e, mais recentemente, o GPS.

Bússola é um importante instrumento utilizado na orientação no espaço geográfico. Com a bússola podemos encontrar as direções para nos deslocarmos pela superfície terrestre e também conhecer a posição relativa de um referencial.

Os seres humanos pré-históricos, por exemplo, desenvolveram métodos de marcação em superfícies e paredes de pedras como forma de identificação de suas localizações para que eles não se perdessem.

Resposta. Os meios mais antigos de orientação eram mapas, bússolas e até mesmo o próprio sol, e os meios atuais são mapas, GPS, possíveis outros.

ALÉM DISSO, VÁRIAS CIVILIZAÇÕES ANTIGAS SABIAM UTILIZAR A POSIÇÃO DOS ASTROS E DO SOL PARA IDENTIFICAR A SUA LOCALIZAÇÃO E ESCOLHEREM A DIREÇÃO A SER SEGUIDA EM SUAS VIAGENS.

Esse movimento aparente do Sol é uma consequência do movimento de translação da Terra ao redor do Sol.

Sua história passa pela sua importância em diversos acontecimentos da humanidade, como o período das Grandes Navegações. Atualmente, ela vem caindo em desuso devido ao desenvolvimento de novas tecnologias de localização.

Uma das maneiras mais antigas de orientação acontecia através da observação de astros e estrelas. No decorrer de muito tempo, os viajantes usaram, com frequência, esse tipo de orientação. As principais referências eram o Sol, a Lua e as estrelas. A bússola é uma das maiores invenções da humanidade.

A bússola foi inventada pelos chineses no século I d.C. Entretanto, à época o instrumento tinha funções místicas associadas à prática do Feng Sui, tais como: realizar adivinhações e profecias, bem como auxiliar na tomada de decisões.

Os primeiros eram feitos de madeira, esculpidos ou pintados, ou desenhados sobre a pele de animais. Suas funções incluíam conhecer as áreas dominadas e as possibilidades de ampliação das fronteiras, demarcar territórios de caça e representar a visão de mundo que esses povos tinham.

Estrelas como a Polar (Polaris, ou formalmente: alpha Ursae minoris), localizada na constelação da Ursa Menor, serviam como um guia para os viajantes localizarem o norte, especialmente na ausência de bússolas.