Como os povos antigos que não tinha relógio contavam o tempo?

Perguntado por: sdomingues9 . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.7 / 5 15 votos

Antes da invenção dos relógios, a medição de intervalos de tempo não era muito precisa. Os antigos gregos usavam a clepsidra, um relógio d'água, que consistia de um reservatório de água dotado de um furo. Media-se o tempo que a água levava para passar da vasilha superior para a inferior.

A primeira forma de medir-se o tempo era analisando-se a posição do Sol em relação à Terra, por isso, foram criados os conhecidos hoje como relógios de sol, utilizados para medir-se as horas ao decorrer do dia. Hoje utilizamos o relógio movido à bateria para essa função.

A Contagem do Tempo na História varia de acordo com as mudanças e evolução de cada povo, época e sociedade. Antigamente, as populações primitivas tinham como referência os ciclos da natureza, suas crenças nos deuses da Antiguidade, hábitos e costumes (como períodos de colheita e caça) para poder se situar no tempo.

O mais antigo instrumento para marcar as horas foi o "Relógio de Sol", que foi inventado pelos babilônios e egípcios e tinha um funcionamento simples: uma haste vertical se projetava do centro de uma superfície circular, projetando uma sombra do Sol para indicar a hora.

Uma das maneiras mais primitivas de orientação era realizada através da observação de astros e estrelas, no decorrer de muito tempo os viajantes usaram com frequência esse artifício, as principais referências eram o Sol, a Lua e as estrelas.

Números na pré-história
Por exemplo: cada animal valia uma pedra. Quando levavam os animais para pastar, colocavam uma pedra num saco, correspondendo a cada animal. No fim do dia, quando os animais voltavam ao cercado, bastava contar as pedras no saco para saber se todos estavam ali ou se algum tinha se perdido.

Para os caçadores do Período Paleolítico, a posição dos astros e suas periodicidades eram usadas para saber quando a Lua mudaria, em que períodos as diversas estações da natureza aconteciam e qual sua influência no comportamento e migração dos animais para que a caça e a pesca pudessem ser bem sucedidas.

Dessa forma, da necessidade de gerar uma medição mais precisa, principalmente para fins comerciais, um dos primeiros instrumentos de medição foi a balança, inventada pelos egípcios cerca de 5 mil anos antes de Cristo.

Relógios, calendários e agendas são alguns exemplos de invenções feitas pelas sociedades humanas para medir e controlar o tempo.

Os cristãos, contam o tempo a partir do nascimento de Cristo. O calendário cristão é o mais usado no Brasil. Contamos o tempo a partir do nascimento de Jesus Cristo. Para nós, há os fatos ocorridos antes e depois de Cristo nascer.

Os especialistas acreditam que ele teve origem com os sumérios - povo da Mesopotâmia - em 2700 a.C.. Era composto por 12 meses lunares com 29 ou 30 dias, num total de 354 no ano. Desta forma, não coincidia com o calendário solar, composto por 365 dias.

O mais antigo método de medir a passagem do tempo data justamente dessa antiguidade remota: já em 3500 a.C. o ser humano anotava a passagem do dia e da noite com um relógio solar. A criação do "gnômon" foi uma das mais importantes da hu-manidade, embora menos badalada do que a da roda ou a da televisão.

Para medir a passagem do tempo uma das primeiras coisas que a humanidade utilizou foi o movimento dos corpos celestes, tais como o Sol, a Lua, os Planetas ou as Estrelas em relação a Terra. O mais simples e mais fácil de ser observado é o movimento que o Sol faz e que dá origem ao dia.

Por volta de 1500 a.C., os egípcios desenvolveram um relógio de sol em forma de “T”, colocado no solo e calibrado para dividir o intervalo entre o nascer e o pôr do sol em 12 partes, com base no número de ciclos lunar. Essa divisão durante o dia formou a primeira representação do que chamamos de “hora”.