Como os postulados de Koch asseguram que a causa e o efeito de uma determinada doença são claramente diferenciados?

Perguntado por: eesteves . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

Resposta verificada por especialistas. Os postulados de Koch asseguram a causa e efeito de uma doença através da coleta, cultivo e comparação do microorganismo responsável pelo distúrbio.

Koch ainda provou que cada tipo de microrganismo infecioso provoca uma doença específica. Com estes estudos, Koch publicou 4 postulados em 1882 que são utilizados até hoje na microbiologia: Quando há uma doença, um microrganismo distinto sempre pode estar associado.

O postulado de Koch tem o intuito de estabelecer que os microrganismos causam doenças específicas, fornecendo um enquadramento para o estudo da etiologia de qualquer doença infecciosa. O agente causador deve estar presente em todos os casos de doenças e não deve estar presente em animais saudáveis.

Koch descobriu o agente bacteriano causador do carbúnculo (ou antraz) e descreveu, pela primeira vez, como a transmissão da doença se dá através dos esporos – este foi seu primeiro grande trabalho científico, publicado em 1876.

Robert Koch é reconhecido em todo o mundo como um dos pais da moderna Medicina Tropical e da Microbiologia. Ele desenvolveu métodos de cultivo de bactérias que ainda hoje são aplicados na Microbiologia. Acima de tudo, Koch ainda é considerado o maior descobridor das pequenas bactérias.

Koch foi o primeiro a usar óleo de imersão, técnica essa utilizada para aumentar a resolução do microscópio permitindo observar as bactérias com uma objetivas de 100x.

Ele cultivou a bactéria em meio de cultura e então injetou amostras da cultura em animais saudáveis. Quando estes animais ficaram doentes e morreram, Koch isolou a bactéria de amostras de sangue e comparou com a bactéria origi- nalmente isolada. Ele descobriu que as duas amostras continham a mesma bactéria.

Os postulados de Koch foram formulados inicialmente por Friedrich Gustav Jakob Henle e adaptados em 1877 por Robert Koch, publicados em 1882.

A teoria microbiana das doenças ou teoria dos germes é a teoria científica atualmente aceita para muitas doenças. Ele afirma que microorganismos conhecidos como patógenos ou "germes" podem levar a doenças.

Robert Koch

A consolidação da teoria microbiana ocorreu na década de 1870 com os trabalhos de Robert Koch (vide box), nos quais foram estabelecidas as regras para a determinação do papel de um microrganismo como agente específico de uma doença, após sua correta identificação e crescimento em meio de cultura.

O estudo dos microrganismos contribuiu positivamente para o desenvolvimento da humanidade. A partir da descoberta das causas e formas de transmissão das doenças, além dos métodos preventivos como vacinas, medicamentos e soros, por exemplo, foi possível aumentar a qualidade e a expectativa de vida dos seres humanos.

Antes de entender como os patógenos atacam as plantas, é preciso entender que para que uma doença ocorra na planta são necessários três fatores: Hospedeiro suscetível. Patógeno virulento. Ambiente favorável.

Em nosso cotidiano podemos observar diversas atividades realizadas envolvendo a ação dos microrganismos, tais como: produção de antibióticos (por exemplo, a penicilina), fixação do nitrogênio, processos de decomposição, reciclagem da matéria, produção de vacinas, tratamento de esgoto, produção de alimentos, dentre ...

A epidemiologia estuda o desenvolvimento de uma doença em uma população de plantas, em função do tempo, sendo influenciado pelas condições ambientais. A interação entre esses três fatores, hospedeiro, patógeno e ambiente, é denominada triângulo da doença.

Em 1882, Koch descobriu o bacilo da tuberculose. Além de cultivá-lo fora do organismo humano, conseguiu provocar a doença em animais com o produto dessa cultura.

Essa teoria foi muito importante no século XVIII e início do século XIX, pois fez surgir o movimento higienista desse período. Durante a Idade Média, Avicena, atribuiu muitas doenças à podridão. As febres pestilentas seriam produzidas pelo apodrecimento da água ou da atmosfera.