Como os pássaros enxergam os humanos?

Perguntado por: eluz . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.6 / 5 19 votos

Eles enxergam as cores como nós humanos? Não, o espectro de cores deles é muito mais amplo. Os pássaros são tetracromatas, eles vêem quatro cores: UV, azul, verde e vermelho, enquanto os humanos são tricromatas e só podem ver três cores: azul, verde e vermelho.

Os pássaros não conseguem perceber a superfície do vidro por causa das qualidades de reflexão e transparência intrínsecas do vidro comum; isso quer dizer que os pássaros enxergam a paisagem e o céu refletido na superfície do vidro, ao invés de identificá-la como uma barreira.

O comportamento de bater o bico em vidros e espelhos ao ver a própria imagem é comum entre as aves. Assim com o tucanuçu registrado em Campinas (SP), as espécies entendem o reflexo como outro indivíduo e tentam “espantá-lo” com o bico.

Acredita-se que as aves selvagens migradoras se orientam pelos astros, diz Gonçalo Elias. “As aves orientam-se pelo sol e pelas estrelas. Estas últimas servem de referência a muitas espécies migradoras”, em concreto para as que escolhem migrar durante a noite, como as aves insetívoras, por exemplo.

Essa posição reduz sua capacidade de reagir à presença de eventuais predadores. Dormir com a cabeça encolhida está associado a taxas respiratórias e metabólicas mais baixas. Ao ocultarem a cabeça, os pássaros perdem menos calor.

Na verdade a forma mais comum em relação ao sono dos pássaros é ficar em pé. As aves se apoiam em um galho ou objeto similar para permanecerem acima do nível do solo e, durante esse tempo, as patas servem de apoio enquanto dormem. Algumas espécies aproveitam suas horas de descanso descansando apenas em uma perna.

Águia-de-asa-redonda

1º – Águia-de-asa-redonda (Buteo buteo)
Por fim, temos a rainha da visão de longo alcance, esta incrível águia européia. Assim, consegue enxergar roedores a 5 mil metros de altitude, facilitando a caça. De fato, seu foco visual é superior às demais espécies.

Como saber se seu pássaro está feliz? Observe os olhos do pássaro. O aumento e o estreitamento são controlados por ele, geralmente indicando animação ou prazer, apesar de serem comportamentos que podem indicar medo ou ansiedade. Um bom sinal de que ele gosta de você é quando as pupilas se dilatam e contraem ao vê-lo.

periquito

Segundo pesquisas, o periquito é o bichinho de estimação mais escolhido entre as aves domésticas. Isso porque, além de lindo e muito divertido, ele se adapta a diferentes ambientes e é uma ótima companhia. Para quem busca uma ave falante, o periquito é uma excelente opção.

Tente se aproximar
Uma dica valiosa é conversar lentamente com o pássaro, de modo que ele se acostume e reconheça a sua voz. Aos poucos você irá ganhar a confiança do pet. Quando sentir que ele está mais à vontade comece a fazer carinho enquanto o alimenta.

Normalmente, eles não gostam do cheiro de canela. Por isso, esse é um tipo muito usado para espantar as aves. Você pode comprar alguns repelentes prontos, mais indicados para ambientes menores, com consistência líquida ou em pequenos sachês.

A única coisa que o engaiolamento traz é sofrimento para os pássaros e incentivo ao tráfico de animais. Além de eliminar diversas espécies importantíssimas da natureza, afetando negativamente o desequilíbrio ambiental, o tráfico tortura os animais.

As aves são animais que têm como seu principal excreta o ácido úrico. Esse excreta é retirado do sangue por meio dos rins e de lá é conduzido diretamente à uretra, onde é eliminado pela cloaca. Esses animais não apresentam bexiga urinária e a ausência desse órgão é uma das suas adaptações para o voo.

As aves conseguem arrepiar as penas e ao fazerem isso, criam uma camada protetora de ar quente em volta do corpo que diminui muito a perda de calor.

Seja para aliviar o calor ou ficarem limpinhas, as aves sabem - e preferem - tomar banho sozinhas, já que esse é um dos instintos do animal. É importante destacar também que cada pássaro sabe o momento certo de se lavar, então, nada de colocá-lo diretamente na banheira.