Como os padrões afetam os jovens?

Perguntado por: uresende6 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.6 / 5 13 votos

Padrões e estilos disseminados na internet determinam comportamento e atitude de jovens. Momento de transformações, explosão de sentimentos, profusão de hormônios, crises, anseios, medos, desejos e euforias. Ciclo que significa desafios.

A imposição de um padrão de beleza pode trazer inúmeras consequências, desde problemas de autoestima até o desenvolvimento de distúrbios relacionados à autoimagem. O desenvolvimento de transtornos alimentares também é uma consequência comum e perigosa da imposição do padrão de beleza.

Portanto, destaca-se que os padrões de beleza construídos socialmente, têm influenciado as pessoas por uma busca excessiva em se igualar ao modelo corporal idealizado, e assim, acaba por influir em determinadas patologias, como a depressão, bulimia, ansiedade social, transtorno dismórfico corporal, entre outras.

Assim, não existe apenas um padrão de beleza, pois “há diferenças culturais e sociais que mudam esse conceito”. Já para a psicóloga, o padrão de beleza é construído na adolescência, a partir da história cultural e da miscigenação.

A era das mídias sociais trouxe consigo grande influência na maneira nas quais homens e, principalmente mulheres, veem e idealizam seus corpos desde muito jovens, trazendo consigo uma idolatria ao corpo e uma busca de algo perfeito que, muitas vezes, é inexistente ou impossível de ser alcançado, gerando, com isso, ...

Ela explica que essa inadequação pode trazer consequências, como distúrbios psicopatológicos que afetam a vida do usuário, além de visões negativas de si, baixa autoestima, insatisfação e infelicidade, acompanhados de patologias como ansiedade, depressão, transtorno obsessivo compulsivo e de compulsão alimentar, como ...

É possível viver fora dos padrões de beleza
Existem 7 bilhões de corpos no mundo fora dos padrões de beleza. Até a mais magérrima das modelos nas passarelas terá 'imperfeições' em seu corpo, na visão do padrão de beleza.

O constante uso das mídias cria uma “tempestade perfeita” para exacerbar as preocupações com a imagem corporal dos adolescentes e, para alguns, piorar sua saúde mental, aparecendo problemas de alimentação desordenada, com o fim de se ver melhor ante a sociedade.

A tendência atual é ter um corpo extremamente esculpido, seco, sem excesso de curvas, levemente malhado, porém considerado “lindo e saudável” segundo a maioria das pessoas. Essas mensagens estão sendo divulgadas em todos os lugares como o padrão de beleza ideal.

Segundo o Instituto Brasileiro de Psicanálise Clínica, a busca desenfreada pelo corpo perfeito, pelo cabelo lindo, pela pele jovem pode causar alguns transtornos e síndromes como: depressão, estresse, problemas financeiros, problemas de autoestima, sentimentos de inadequação, anorexia, bulimia e outros distúrbios ...

Mesmo com a instabilidade econômica e o distanciamento social, o mercado de beleza teve crescimento e ganhou ainda mais espaço no carrinho de compras de jovens. Isso é o que mostra a pesquisa Mercado de beleza durante a pandemia, realizada por estudantes da Escola de Comunicação, Artes e Design da PUCRS – Famecos.

Os padrões de beleza sofreram grandes mudanças ao longo da história. Em cada época é possível identificar a valorização por um ou outro tipo físico, dos corpos roliços aos mais secos, das barriguinhas pronunciadas aos abdomens sequinhos, dos seios minúsculos aos bustos fartos.

Como superar os padrões da sociedade em relação a estética?

  1. Deixe padrões da sociedade de lado. Será de extrema importância aprender a gostar de si mesma e estar confortável com o próprio corpo. ...
  2. Evite se desgastar com a opinião alheia. ...
  3. Cuide de seu corpo, mas sem exageros.

Normas que ditam o correto e incorreto, a estatura, espessura, a vestimenta específica para trabalhar e sair e a maquiagem correta a ser usada. São este e diversos outros fatores que são impostos socialmente, e, ainda observados por grupos específicos.

Os padrões de beleza mudam tanto de uma época para a outra por causa da mídia e da sociedade hoje em dia as pessoas assistem muita televisão ,ver muitos estilos na Internet ,e procuram fazer igual a eles e acabam esquecendo do seu gosto próprio ,e a mídia ainda influência muito por fazer as coisas na televisão e exigir ...