Como os ouvidos dos gatos são protegidos?

Perguntado por: aandrade . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 20 votos

6. Como os ouvidos dos gatos são protegidos? R: Assim como os bigodes, servem para se orientar; eles levam nas orelhas uma espécie de pelúcia finamente entretecida, que protege os ouvidos do pó e dos bichinhos, porém deixam passar os sons mais insignificantes.

Inclusive, é crescente o número de instituições que ganharam bastante visibilidade lutando contra maus tratos a animais. Por isso, os pet shops que utilizam essa nova moda estão preparados profissionalmente para lidar bem com este trabalho e o piercing para gatos não irá causar transtorno algum para seus pets.

A audição dos gatos é ainda melhor que a dos cães. A audição felina pode alcançar faixas ultrassônicas de até 1.000.000 Hz (hertz), em comparação aos 20.000 hertz da audição humana. Conhecimento Nasal. O olfato de seu gato é fundamental para que ele conheça o meio ambiente.

As capacidades auditivas dos gatos são, naturalmente, cruciais para a sua sobrevivência. Por exemplo, um gato consegue ouvir o barulho que os ratos fazem a comunicar uns com os outros até 20 metros de distância. Tal como acontece com as pessoas, também a audição dos gatos se torna pior com a idade.

Gatos podem ser míopes
Graças à forma de seu globo ocular, os bichanos não enxergam muito bem à distância (se comparados a humanos). Estudos mostram que a partir dos 6 metros, as coisas começam a ficar um pouco embaçadas. Os especialistas dizem que, em comparação a dos humanos, a visão dos gatos é 20/100.

A Prefeitura afirma que os gatos tiveram as orelhas marcadas porque foram apresentados como animais em situação de rua e que, nestes casos, o procedimento é feito para facilitar a identificação visual dos pets já castrados.

Gritos, fogos de artifício no Natal, música alta, aspiradores de pó, tempestades, buzinas e muitas outras coisas assustam os gatos, e podem até causar estresse e ansiedade.

A identificação pelo corte de ponta de orelha é utilizada em projetos em vários países que fazem o controle de colônia de gatos, fazendo a captura, esterilização e devolução (C.E.D.) para o local de origem.

Não é indicado também usar objetos pontiagudos para limpar ouvido de gato, como pinças e cotonetes. Apenas duas coisas são necessárias para higienizar a região: o removedor de cera pet e um pedaço de algodão ou gaze.

A higiene desta parte do corpo é muito importante, pois o acúmulo de cera pode levar ao desenvolvimento de ácaros, fungos e até larvas. A falta de cuidados pode causar uma otite ou infecção de ouvido grave. Por isso, limpe sempre a orelha do gato e evite ignorar essa tarefa.

Limpar ouvido de gato é algo que deve ser feito a cada duas semanas. Para manter a orelha do gato sempre em bom estado e evitar o acúmulo de cera na região, normalmente se recomenda que a limpeza aconteça pelo menos a cada duas semanas.

Quando o som de fogos de artifício ou relâmpagos explodem no céu, o barulho causa medo nos bichanos por um motivo muito simples: a audição deles é muito apurada, podendo alcançar até 65.000 Hz.

Segundo o biólogo e autor do livro “Cat Sense”, os bichanos enxergam os humanos como semelhantes e não mudam o comportamento quando estão perto dos humanos. Diferente dos cachorros, por exemplo, os felinos têm atitudes de comportamento parecidas das que exercem quando estão diante de outros gatos.

o morcego

Muitos animais se destacam quando o assunto é audição apurada, mas o número um nesse quesito, com certeza, é o morcego.

Embora os gatos vejam, sintam o cheiro e o toque dos humanos, os felinos podem reconhecer o tutor apenas pela voz! Apesar de o olfato também ser um sensor que identifica o tutor de longe, nesse caso, a audição é o mais importante, pois o olfato dos felinos não é tão potente quanto o dos cachorros.

estômago

#1 Carinho na barriga
A barriga é uma área vulnerável para os gatos, sendo o estômago a mais sensível delas. Acariciar esse parte do corpo pode provocar uma reação defensiva e levar o animal a te atacar.

Normalmente odeiam os sons muito fortes e agudos e costumam preferir música com ritmo constante e sem sobressaltos. Provavelmente por isso os instrumentos dos quais os gatos mais gostam são a arpa e o piano.

Conforme alguns estudos, os gatos reagem apenas às cores violeta, azul, verde e amarelo, com isso, o bichano não consegue ver um espectro tão rico de tons.