Como os neurônios podem ser classificados de acordo com as suas funções?

Perguntado por: rassis . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

De acordo com a sua função, os neurônios podem ser classificados como: Sensoriais: transmitem as informações captadas pelos órgãos sensoriais; Motores: transmitem os impulsos nervosos aos diversos órgãos; Interneurônios: estabelecem conexões entre os diversos neurônios sensoriais e motores.

Os neurônios são as células responsáveis pela recepção e transmissão dos estímulos do meio (interno e externo), possibilitando ao organismo a execução de respostas adequadas para a manutenção da homeostase. Para exercerem tais funções, contam com duas propriedades fundamentais: a excitabilidade e a condutibilidade.

Existem três tipos de neurônios: neurônios sensitivos (aferentes), que levam o estímulo dos receptores ao sistema nervoso central, neurônios motores (eferentes), que levam o estímulo do sistema nervoso central aos órgãos executores, e neurônios associativos, que ligam os neurônios motores aos sensitivos e aparecem no ...

- Neurônios bipolares - Possuem apenas um dendrito e um axônio. - Neurônios pseudounipolares - Apresentam apenas um prolongamento que parte do corpo celular, dividindo-se, posteriormente, em dois. Um dos ramos assume o papel de dendrito e o outro de axônio. - Neurônios unipolares - Possuem apenas um axônio.

Suas principais funções são: execução dos movimentos voluntários; garantir equilíbrio e coordenação motora do corpo; controlar o tônus muscular e postura, entre outras.

Existem dois tipos de sinapses: química e elétrica. As sinapses químicas são as mais comuns nos seres humanos e outros mamíferos. As sinapses elétricas são mais comuns em organismos invertebrados, nos humanos geralmente não ocorrem em neurônios, apenas nas células gliais ou musculares.

Encéfalo e medula espinhal compõem o SNC. Ambos são envolvidos por membranas de tecido conjuntivo, chamadas meninges, cuja função é proteger o sistema nervoso central. O encéfalo é o principal centro de controle e comando de ações do organismo. Ele é formado pelo cérebro, cerebelo, bulbo, ponte, tálamo e hipotálamo.

Importância da sinapse
As sinapses fazem parte do circuito que conecta os órgãos sensoriais, como aqueles que detectam dor ou toque, no sistema nervoso periférico do cérebro. As sinapses conectam neurônios no cérebro a neurônios no resto do corpo e desses neurônios aos músculos.

Durante a sinapse, o neurônio que transmite o impulso nervoso é denominado célula pré-sináptica, e a célula que recebe o impulso, que pode ser outro neurônio, uma glândula ou célula muscular, é denominada célula pós-sináptica.

Podemos dividir o sistema nervoso em duas partes: o sistema nervoso central (SNC) e o sistema nervoso periférico (SNP). Fazem parte do SNC o encéfalo e a medula espinal.

Existem vários tipos de neurônios: os neurônios aferentes (sensitivo): normalmente situados no epitélio da superfície do animal, apresentando a característica de irritabilidade, detectando as modificações do meio ambiente, tanto interno como externo, ou seja, são sensíveis aos estímulos externos ou internos.

Ele pode ser dividido em duas porções: Sistema nervoso central: formado pelo encéfalo e medula espinhal. Sistema nervoso periférico: formado pelos nervos, gânglios e terminações nervosas.

Resposta. E) Neurônios sensoriais, interneurônios e neurônios eferentes.

Os neurônios motores são os responsáveis pela manutenção da estrutura metabólica e morfológica das fibras musculares que compõem a sua unidade. Este trofismo é mantido pelo corpo do neurônio, por intermédio de fatores tróficos, que são transportados para a periferia do axônio, através do fluxo axoplasmático.