Como os movimentos da ginástica rítmica devem ser realizados?

Perguntado por: rsantos . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 16 votos

Os movimentos da ginástica rítmica devem ser realizados de forma síncrona a fim de aliar os movimentos música executada. A teoria da ginástica envolve conceitos competitivos e não competitivos, com isso, pode - se ver uma série de movimentos e técnicas de aprimoramento físico e mental.

Na aula seguinte, Glycia apresentou os movimentos gerais da ginástica rítmica que envolvem posições de equilíbrio, saltos, giros e outras acrobacias, e todos experimentaram a vela, a parada de mão, a estrela, o aviãozinho, a ponte, o rodante e os rolamentos.

A ginástica rítmica conta com provas individuais e por conjunto, na qual cinco ginastas se apresentam juntas. Os aparelhos utilizados na GR são arco, maça, bola, fita e corda. A GR tem apenas mulheres em ação nos Jogos Olímpicos.

A ginástica olímpica fundamenta-se na evolução técnica de diferentes exercícios físicos. As provas realizadas pelos homens são: barra fixa, barras paralelas, cavalo com alças, salto sobre o cavalo, argolas e solo. As mulheres disputam exercícios de solo, salto sobre cavalo, barras assimétricas e trave de equilíbrio.

Por proporcionar grande ênfase aos movimentos e desenvolvimento do corpo integralmente, a ginástica rítmica permite, ao longo de sua prática, aperfeiçoar o equilíbrio e melhorar noções de ritmo, já que envolve ginástica e dança, trabalhando também a mente de quem a pratica.

A ginástica artística, também chamada de ginástica olímpica, é uma modalidade esportiva que envolve um conjunto de movimentos. Esses movimentos exigem precisão, força, flexibilidade, agilidade, coordenação e equilíbrio. Portanto, o domínio do corpo é uma das principais características desses atletas.

Para realizar os movimentos de ginástica é preciso que nós ponhamos em prática nossas capacidades físicas diversas como por exemplo a força, agilidade, flexibilidade, resistência, velocidade e equilíbrio.

Os elementos básicos da ginástica geral são constituídos por movimentos estáticos e dinâmicos que envolvem: saltos, giros, rotações, equilíbrios.

A ginástica é um esporte cujos exercícios realizados exigem concentração, coordenação, elasticidade do corpo e força. Ela se divide em dois tipos: as ginásticas competitivas e as ginásticas não competitivas. Essa classificação depende do fato de a modalidade entrar ou não em competições, como as Olimpíadas.

Atualmente é praticada competitivamente apenas por mulheres, mas no Japão ainda há homens que realizam atividades relacionadas a esse esporte. A Ginástica Rítmica pode ser praticada desde cedo, sendo recomendada a partir dos seis anos de idade.

O surgimento da ginástica rítmica
Ele foi cunhado pela Rússia, por conta do uso da música e da dança durante a realização dos movimentos. A estreia da ginástica rítmica em eventos aconteceu apenas como forma de apresentação, no ano de 1948, em Londres.

Já a bola usada na ginástica rítmica é feita de borracha, tem entre 18 e 20 cm de diâmetro e costuma pesar 400 gramas no mínimo. Ah, e essa bola serve principalmente pra movimentos de onda, círculos, giros e até lançamentos pro alto e pagadas.

Além do avião (movimento com os braços abertos), flic-flac (o atleta estica os braços para dar impulso e realiza a acrobacia), parafuso (sem as mãos, é feita uma rotação em torno do corpo no solo) e dos Santos (consiste em dois giros, seguido de dois mortais, além de uma flexão no quadril.

As aulas foram iniciadas com introdução dos elementos básicos da ginástica, segundo Coletivo de Autores (1992): saltar, equilibrar, rolar/girar, trepar e balançar/embalar.