Como os militares se cumprimentam?

Perguntado por: inunes . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 15 votos

17. O militar deve responder com saudação análoga quando, ao cumprimentar o superior, este, além de retribuir a continência, fizer uma saudação verbal.

O militar manifesta respeito e aprego aos superiores e camaradas, assim como confiança que neles deposita: a) pela continência; b) pela forma segundo a qual a eles se apresenta, atende ou se dirige; c) pela maneira como lhes honra a precedência.

Ex: “Tenente, acompanhe o general até o gabinete”. Para se chamar um oficial-general usa-se o vocativo. Ex: "Senhor general, o comandante do Exército chegará às dez horas". Nas relações correntes de serviço, admite-se tratar os oficiais-generais de "senhor".

Quando fala a hora em formato militar, você deve dizer o número de quatro dígitos como se fosse 2 pares de números.
...
Eis alguns outros exemplos:

  1. 4 da manhã é 0400 horas.
  2. 5 da manhã é 0500 horas.
  3. 6 da manhã é 0600 horas.
  4. 7 da manhã é 0700 horas.
  5. 8 da manhã é 0800 horas.

Art. 69 Só em caso de flagrante poderá o militar ser preso por autoridade policial, militar ou civil.

Em regra, qualquer um do povo pode prender o militar que esteja na prática de crime militar, exceto no que condiz ao crime de Deserção, que é propriamente militar, situação em que apenas um militar pode prender outro militar.

Os militares são proibidos de se manifestar de forma coletiva, tanto em relação aos atos de seus superiores quanto na reivindicação ou manifestação política.

Dedicação, entusiasmo, motivação, espírito de sacrifício e apreço pelo trabalho bem-feito devem fazer parte do dia a dia desses profissionais. Um verdadeiro militar vibra com a sensação de missão cumprida, a cada vez que consegue obter um bom desempenho nas tarefas que lhe são propostas.

Honras Militares são homenagens coletivas que se tributam aos militares das Forças Armadas, de acordo com sua hierarquia, e às altas autoridades civis, segundo o estabelecido no Art.

Conta-se que na época da sua criação, em seus primeiros dias, o Centro de Instrução de Guerra na Selva não tinha ficha de viatura, fazendo com que o militar do portão das armas perguntasse o destino das viaturas que saiam do quartel. Quase sempre, recebia uma resposta apressada e lacônica — Selva!

- As interjeições para dirigir-se a um representante do BPM em ação podem ser “policial” ou “soldado”.

O militar, para se apresentar a um superior, aproxima-se deste até a distância do aperto de mão; toma a posição de "Sentido", faz a continência individual como prescrita neste Regulamento e diz, em voz claramente audível, seu grau hierárquico, nome de guerra e Organização Militar a que pertence, ou função que exerce, ...

Você sabia que não se adota o feminino para postos ou graduações militares? Primeiramente, devemos esclarecer que existem na língua portuguesa as formas femininas soldada, sargenta, coronela, capitã e generala.

2) Esse nome, assim, tem duas formas distintas: uma para o masculino (o soldado) e outra para o feminino (a soldada).

2) É importante saber alguns cargos e respectivos pronomes de tratamento: arcebispo (Vossa Excelência); bispo (Vossa Excelência); cardeal (Vossa Eminência); comandante geral da Polícia Militar (Vossa Excelência); cônsul (Vossa Senhoria); coronel (Vossa Senhoria); deputado (Vossa Excelência); desembargador (Vossa ...