Como os médicos tiram água do pulmão?

Perguntado por: ibeiramar7 . Última atualização: 22 de janeiro de 2023
4.7 / 5 7 votos

O procedimento para retirada de líquido da cavidade pleural pode variar desde uma punção pleural, também chamada toracocentese, sob anestesia local até uma cirurgia, toracoscopia, sob anestesia geral.

A água no pulmão tem cura, no entanto, o tratamento deve ser iniciado o mais rapidamente possível para evitar que os níveis de oxigênio no organismo desçam muito e coloquem a vida em risco.

Pneumologista para Tratar água no Pulmão.

O acúmulo de líquido no pulmão acontece quando se tem um problema no sistema cardiovascular, como insuficiência cardíaca, mas também pode surgir quando existe uma lesão no pulmão devido a infecções ou exposição a toxinas, por exemplo.

O edema pulmonar é uma condição caracterizada pelo acúmulo de líquido no interior dos pulmões. Ele ocorre com mais frequência quando o coração encontra dificuldade para bombear o sangue, aumentando a pressão do sangue no interior dos pequenos vasos sanguíneos dos pulmões.

Em média, um procedimento sem maiores complexidades duraria umas 2 horas e procedimentos mais complexos podem chegar a 6 horas.

É perigoso água na pleura? A água na pleura em si, não é perigosa no sentido de levar alguém a óbito. Inclusive, é muito incomum que o derrame pleural seja a causa da morte de uma pessoa. O risco, neste caso, está mais relacionado à enfermidade que resultou no acúmulo de líquido.

A drenagem torácica, também conhecida como drenagem pleural, é indicada em casos de pneumotórax, quando há ar entre as membranas que envolvem os pulmões, e também nos casos de derrames pleurais, quando há líquido ao redor dos pulmões.

Drogas e medicamentos
O consumo de algumas drogas, como heroína ou cocaína podem provocar uma intensa inflamação pulmonar, causando aumento da permeabilidade dos vasos e consequente edema pulmonar agudo. A intoxicação por Aspirina (AAS) também pode levar a um quadro de edema agudo do pulmão.

O edema pulmonar é o acúmulo de líquido no interior dos pulmões, enquanto que a pneumonia é uma reação inflamatória dos pulmões. Ambas as doenças respiratórias apresentam tosse, dificuldade respiratória, e podem ser diagnosticadas por meio de exame clínico, exame físico, radiografias e hemograma.

Olá, o edema pulmonar pode levar ao óbito por insuficiência respiratória aguda. A cardiopatia hipertrófica pode levar ao óbito por arritmias e pode também gerar edema pulmomar se a doença evoluir ao longo do tempo com insuficiência cardíaca.

Para absorver oxigénio, os pulmões mais sensíveis chegam a ficar ofegantes e perdem mais água do que o normal. E aqui chegámos à importância, acima citada, de dar alívio aos desconfortos respiratórios: beber água.

O espaço entre as costelas e o pulmão é conhecido como "espaço pleural ". O acúmulo de líquido nesse espaço, popularmente conhecido como "água no pulmão", é uma condição que provoca o encolhimento do pulmão, fazendo com que a pessoa sinta diferentes sintomas, principalmente falta de ar e dor.

Tratamento do derrame pleural
Quando o derrame causa sintomas, o tratamento é feito por meio da punção e inserção de um fino cateter entre as costelas inferiores com uso de sedação, para aspirar o excesso de líquido.

O pós operatório de uma drenagem toracica pode ser acompanhado de dor, de uma sensação de falta de ar pela restrição que a própria dor pode causar.

Os drenos simples são retirados no máximo em 2 dias, mas aqueles a vácuo podem ficar de uma semana a um mês, dependendo da drenagem.