Como os materiais radioativos são utilizados na tecnologia?

Perguntado por: esampaio . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

Plutônio-239: é empregado na confecção de armas nucleares e como combustível para reatores nucleares; Samário-153: é utilizado no tratamento de câncer ósseo.

Elementos Radioativos e Suas Aplicações

  • Produção de bombas nucleares.
  • Uso de energia nuclear para produção de energia elétrica.
  • Esterilização e conservação de alimentos.
  • Determina idade dos fósseis e múmias.
  • Tratamento de tumores.

Conheça sua definição, seus tipos e suas aplicações. Radiação eletromagnética, raios gama, elementos radioativos, alta energia, radiação alfa ou beta, Salmonella Typhimurium, descontaminação de alimentos, eliminação de microrganismos patogênicos, esterilizar equipamentos médicos.

A radiação é utilizada na medicina para realizar diagnósticos e também no tratamento de algumas doenças. Já para a indústria ela é utilizada para geração de energia.

Usos na indústria
As fontes mais utilizadas são o cobalto-60, o irídio-192, o césio-137 e o amerício-241.

Objetos do cotidiano
Vidro velho, telhas e cerâmicas que contêm radioatividade geralmente têm radionuclídeos naturais (como o urânio, tório ou potássio) incorporadas direito no vidro ou no esmalte.

As terapias com isótopos radioativos são aplicados tanto para doenças malignas, como doenças benignas. As principais indicações desses tratamentos incluem doenças da glândula tireoide, câncer de próstata e tumores neuroendócrinos. Algumas outras indicações, em situações específicas, podem ser avaliadas.

A ciência e a medicina usam a seu favor a radiação na saúde: devido ao seu potencial de mutações e alterações celulares, é uma arma eficaz para eliminar células cancerígenas. O método é contraindicado para gestantes, devido à exposição do bebê e os efeitos radioativos não completamente esclarecidos.

Tório (90Th); Protactínio (91Pa); Urânio (92U).

Os elementos radioativos são aqueles que emitem radiação alfa, beta e gama a partir do núcleo de um átomo instável. Elementos radioativos são aqueles cujos átomos são capazes de emitir radiação (alfa, beta e gama) de forma espontânea a partir de seus núcleos instáveis.

oganessônio

Um dos elementos mais instáveis tem o número atômico 118, elemento não natural que recentemente recebeu o nome de oganessônio (Og).

A medicina nuclear utiliza materiais radioativos para fins diagnósticos e terapêuticos. Por meio de substâncias contendo baixas quantidades de radiação (radiofármacos), essa especialidade dá suporte à cardiologia, neurologia, hematologia, dentre outras áreas.

Por um lado: traz inegáveis benefícios médicos, pois possibilita identificar problemas de saúde. Inclusive pode ser utilizada para tratar o câncer. No entanto, a radiação tem uma desvantagem: sua capacidade de corromper o DNA. Ou seja, mais tarde, pode causar um câncer.

Os rejeitos de usinas nucleares são colocados em recipientes especiais e descartados em locais com revestimento de concreto, devendo permanecer confinados por um período longo que varia de 50 a 300 anos. No Brasil, este tipo de descarte é realizado nas mineradoras e em institutos energéticos.

Soluções com radiação auxiliam no diagnóstico e tratamentos de doenças, incluindo do câncer! Apesar de muitos pacientes terem receios, a radiação e suas aplicações na saúde auxiliam no diagnóstico e tratamento de diferentes patologias, incluindo condições mais graves, como o câncer.

Ele apresenta sete tipos de radiação que interagem de formas diferentes com a matéria e estão presentes em nosso cotidiano, em aplicações tecnológicas, são elas: ondas de rádio, micro-ondas, infravermelho, luz visível, radiação ultravioleta, raios x e raios gama.