Como os mapas digitais podem facilitar a vida da sociedade Cite exemplos de uso de mapas digitais nos dias de hoje?

Perguntado por: ucavalcante . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

Se você já usou qualquer site ou aplicativo de mapas para encontrar seu caminho pela cidade, conferir o estado do trânsito ou ver onde está o seu ônibus, você já se beneficiou de um mapa digital. Essa tecnologia é usada por milhões de pessoas a cada dia, praticamente no mundo inteiro.

Vantagens de usar a Cartografia Digital
O uso de mapas digitais aprimora a precisão das informações, aumentando a eficácia na tomada de decisões. A cartografia digital também contribui para a verificação de padrões geográficos, o que proporciona maior compreensão do ambiente local.

Um exemplo básico de cartografia e tecnologia é o Google Maps, utilizado por muitas pessoas para se orientar. Basta instalar um aplicativo, digitar uma rota e ser guiado para o destino.

Os mapas são representações da realidade, eles ilustram de forma reduzida uma determinada área da Terra ou do espaço geográfico. Mais do que simplesmente um desenho ou uma imagem, os mapas são uma forma de comunicação, uma maneira que as pessoas têm de expressarem e compartilharem informações.

A partir da visualização de um mapa é possível realizar uma análise de regiões de nosso convívio ou lugares muito distantes, mas que apesar disso podemos conhecer outras realidades em distintos temas como população, clima, economia entre outras.

A partir dos mapas podemos realizar estudos de todos os aspectos da natureza, relações econômicas, além da configuração de como está estruturado o espaço geográfico, e todas as interações entre o homem e a natureza.

Portanto, além de comunicar, os mapas também ilustram e facilitam a observação de determinados fenômenos que ocorrem na superfície terrestre. Além disso, os mapas são bastante empregados para a medição de distância entre dois pontos.

Alguns exemplos de mapas digitais que utilizamos hoje são o Google Earth e OpenStreetMap. É possível através destas ferramentas modernas também criar mapas digitais que compilem informações mais específicas, como por exemplo, áreas de queimadas, informações demográficas ou econômicas.

Os mapas eles continuam tendo a mesma função, ou seja, facilitar o processo de localização. Esse é o objetivo fundamental da ciência cartográfica: facilitar o processo de localização para a sociedade”, finalizou o professor.

Os mapas têm sido um instrumento importante para a análise e compreensão do espaço geográfico no inicio da escolaridade. Sendo, portanto, indispensável a sua presença nas salas de aula principalmente nas aulas de Geografia.

Com o advento de computadores e equipamentos mais precisos em medição de distâncias, como satélites poderosos, os profissionais da área passaram a ter ferramentas melhores para a coleta e o processamento de dados geográficos, tornando a confecção de mapas mais precisa e certeira (mas não mais fácil).

A tecnologia GPS possibilitou na área topográfica talvez o maior número de aplicações, tais como a medição precisa de terrenos, o desenvolvimento de sistemas cartográficos computacionais muito mais funcionais e precisos, o levantamento de mapas de altitudes, medição de ângulos, além de muitas outras.

geoprocessamento

O geoprocessamento é um desses exemplos, que emprega técnicas matemáticas e de computação para coletar, organizar e interpretar de maneira simultânea o conjunto das diversas informações geográficas.

Mais do que uma ferramenta de orientação e localização, os mapas se transformaram num recurso importante para a expansão das civilizações, e o seu desenvolvimento foi colocado a serviço do poder. Eles foram fundamentais para a definição de estratégias militares e para a conquista de outros povos.

Os mapas são instrumentos de comunicação, servem para representar graficamente uma dada área do espaço terrestre. Os mapas e cartogramas não objetivam representar todas as informações presentes na superfície, mas apenas aquilo que o autor deseja demonstrar.

A Geografia tem como objetivo principal entender a dinâmica do espaço para auxiliar no planejamento das ações do homem sobre ele. Entender as formas de relevo, os fenômenos climáticos, as composições sociais, os hábitos humanos nos diferentes lugares são imprescindíveis para a manutenção da vida em sociedade.

Saber, por exemplo, noções como as de escala, legenda e projeções auxilia-nos a identificar com mais facilidade as informações de um mapa e as formas utilizadas para elaborá-lo.