Como os mandamentos podem ajudar as pessoas a serem mais amáveis umas com as outras?

Perguntado por: rtavares7 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.9 / 5 16 votos

Obediência. Deus nos dá mandamentos para nosso benefício. Eles são instruções de um amoroso Pai Celestial para nos ajudar a ter uma vida feliz. Ele também nos dá o arbítrio, que é a capacidade e o privilégio de escolher entre o bem e o mal.

Em Doutrina e Convênios 82:8–10, aprendemos que os mandamentos nos ajudam a compreender a vontade de Deus e, quando obedecemos a eles, nossas ações se transformam em nossa salvação. De fato, quando obedecemos a Deus, Ele está “obrigado” a nos dar todas as bênçãos que prometeu (versículos 9–10).

O mandamento do amor provém da obediência a Deus. Obedecer-lhe é ouvi-lo, ter o coração aberto para andar no caminho que Ele nos indica. Obedecer ao Senhor significa ouvir a sua voz, como disse aos fariseus e aos escribas: “Faço o que Jesus me diz, não aquilo que vós quereis que eu faça”.

Os Dez Mandamentos da lei de Deus sintetizam todas as prescrições do Antigo Testamento e são a base e o fundamento da moral católica. Enquanto fiéis, devemos cumprir estas regras, que são nossos deveres fundamentais para com Deus, para com o próximo e para com a Igreja.

Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas”.

“Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.”

Amar a Deus é garantir que Ele vai ocupar sempre o primeiro lugar. Quando conseguimos amar a Deus de todo o coração, alma e pensamento, é muito difícil sermos abalados pelas adversidades da vida. As coisas deste mundo acabam não nos afetando tanto, porque nos tornamos plenamente satisfeitos nEle.

Os Dez Mandamentos são uma expressão do caráter eterno de Deus e têm influência até hoje. Este livro oferece princípios básicos para interpretar e aplicar os Dez Mandamentos, explicando e ilustrando cada um deles com um relato bíblico e relacionando-os com nosso redentor Jesus Cristo.

Deus nos deu mandamentos, ou regras, para seguir a fim de que vivamos uma vida mais feliz. Os Dez Mandamentos se aplicam a nós hoje como na época de Moisés. Seria sábio não apenas aprendê-los, mas também vivê-los.

A obediência a Deus nos deixa prudentes e fortes (Mateus 7:24). A obediência a Deus deixa legado (Romanos 16:19). A obediência a Deus nos torna diferentes no agir e ser (Filipenses 2:12-15). Somos abençoados por causa da obediência de Abraão (Gênesis 22:18).

Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama. Ora, quem me ama, será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele”. Estas palavras são tiradas do evangelho de hoje, de João 14,21-26. Então, Judas pergunta a Jesus porque não se manifesta ao mundo, mas somente a eles.

João 14:21 NVI
Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele”.

Estarossa, o Mandamento do Amor: A Estarossa foi concedido o Mandamento do Amor, portanto, qualquer ser que sinta ódio em sua presença é incapacitado de lutar. Sua habilidade semelhante a de Meliodas é Full Counter, entretanto ao invés de refletir ataques mágicos com o dobro de força, ele reflete ataques físicos.

O Salvador respondeu: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo”. [Mateus 22:37–39] Seremos capazes de fazer isso?

A palavra mandamento tem origem no verbo "mandar", que significa ordem ou regra. Um mandamento é uma voz de comando, preceito ou mandado.

O Salvador resumiu os Dez Mandamentos em dois princípios: amor ao Senhor e ao nosso próximo: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento.

Eu vos dou um novo mandamento: amai-vos uns aos outros. Como eu vos amei, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros. Somos moradas de Deus! O Senhor nos dá um novo mandamento, uma ordem: que amemos uns aos outros.

6 atitudes de como cultivar o amor ao próximo

  1. Tenha atitude humanitária e ame o próximo. ...
  2. Participe de projetos sociais e potencialize o amor ao próximo. ...
  3. Compartilhe o que faz bem. ...
  4. Escute músicas e leia frases de amor ao próximo. ...
  5. Exerça o consumo consciente. ...
  6. Apoie projetos sociais sérios.