Como os macumbeiros se cumprimentam?

Perguntado por: lmartins . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

O Paó (pronuncia = paô) é um gesto que serve como sinal de que se é preciso comunicar alguma coisa, mas não se pode falar.

Da mão direita 3 vezes e depois tocando a fronte, o lado direito da cabeça e a nuca, para saudar Obaluaiê. Quando um Guia cumprimenta um consulente ou um assistente com o bater de ombro, isto é sinal de igualdade, de fraternidade e grande amizade.

Ao verificarmos as formas de cumprimento, então, o repertório tem vastidão: "Alô, meu povo!, Salve, Salve!, E aí, galera!, Grande galera!, Como vai você?, Olá!, Oi!, Diga!

Axé significa "força, poder" mas também é empregada para sacramentar certas frases ditas entre o povo de santo, como por exemplo: Eu digo: - "Eu estou muito bem." Outro responde: -"Axé!" Esse "axé" aí dito equivaleria ao "Amém" do Catolicismo ("que Deus permita").

Na Umbanda os colares ritualísticos recebem o nome de guia, por representarem a Entidade ou Guia Espiritual de cada religioso. Estas guias são feitas de miçangas de porcelana, sintéticas ou cristal. Antes de serem usadas as guias são lavadas e defumadas com ervas especificas de cada Entidade ou Guia Espiritual.

áàsán ou u asán = Boa tarde! áale ou u ale = Boa noite! manhã) ou Ó DÀBÒ (Adeus!, tchau!).

Saravá ficou uma saudação genérica entre a maioria das casa de Umbanda, independente da sua derivação. Algumas correntes Umbandistas também usam o Namastê, que siginifica: “o Deus que habita em mim, sauda o Deus que habita em você”. Palavra pequana, mas de um grande significado.

Suas oferendas são o champanhe, o vinho, as bijuterias e os batons. A saudação à Pomba-Gira é "Laroyê".

"Laroyê, Exu", que também pode ser escrito como "Laroiê, Exu", é uma expressão usada como saudação à entidade Exu. Ela pode ser traduzida como "Salve, mensageiro", com uso sendo comum em rituais do Candomblé e da Umbanda.

Mojubá é uma palavra em iorubá que significa “o ato de louvar”, uma saudação aos ancestrais / divindades.

Okê é algo como grito, voz que se impõe. Arô é um título de nobreza. Okê Arô é algo como "o senhor cuja voz ecoa" ou "que brada". Odé é título genérico para divindades da caça entre iorubás.

A saudação dada a Oxalá tem várias versões, pode ser "èpao èpa bàbá", em iorubá, ou "êpa êpa, babá", "êpa babá" ou ainda "exê babá". Todas as saudações têm significado semelhante, exclamam "salve o pai" ou ainda "obrigado, pai".

Para responder a um cumprimento de um terceiro, você deve sempre dizer obrigado (obrigado se dito por um homem, obrigada se dito por uma mulher) e você pode retornar um cumprimento informal: Mande outro para ele/ la. Manda outro para ele/ela.

Estou bem. Não estou muito bem. Muy bien. Muito bem.

A palavra axé é utilizada no contexto das religiões afro-brasileiras, principalmente em cumprimentos.

Cruzar os dedos era um gesto com a mão comumente usado para implorar a Deus por proteção, bem como para desejar boa sorte.

A palavra “axé” é também utilizada como forma de saudação. Desejar “axé” a alguém é querer bem. Responder “axé” a algum pedido, louvação ou invocação positiva, significa dizer “que assim seja”. Quando os yorubás invocavam Ìjúbà, respondiam em coro “àse”!