Como os judeus oravam?

Perguntado por: daguiar . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 12 votos

Há rezas de acordo aos momentos do dia: manhã (shacharit), tarde (minchá) e noite (maariv). Há rezas de dias comuns, de Shabat e de festas. Há rezas do ciclo da vida: nascimento, maioridade religiosa, casamento e morte.

Uma das características dessa comunidade é o isolamento ou o fechamento em si mesmo. Este fechamento ocorre porque se conectar com o mundo não judeu leva a possibilidade de cair em tentação e, sobretudo, se impurificar.

A meditação judaica se caracteriza por um processo de interiorização devocional, também feita na forma de oração, em que os objetivos principais são o contato com Deus, a elevação espiritual e o profundo entendimento dos textos sagrados, ou dos estudos cabalísticos.

As orações nos três grupos citados acima são executadas três vezes ao dia: de manhã (shacharit), de tarde (minchá) e de noite (maariv). A tradição conecta cada uma delas a um dos patriarcas: a reza da manhã a Abraão, a da tarde a Isaac, e a da noite a Jacob.

Ore sem cessar
A Bíblia nos orienta a orar sempre, mas não nos especifica sobre quanto tempo devemos passar falando com o nosso Salvador. Contudo, o apóstolo Paulo fala em 1 Tessalonicenses 5:17, sobre orar sem cessar. Isso significa que devemos estar o tempo todo conectados com Deus e em espírito de oração.

Os judeus acreditam que o conhecimento do passado sempre pode ser aperfeiçoado e melhorado. Não há nenhum segredo dos judeus escondido na genética ou escolha divina. Só o óbvio: culto à educação. Todo judeu dá importância máxima à educação de qualidade, pois, para eles, o conhecimento é a base para a prosperidade.

Na religião judaica o noivo e a noiva continuam até hoje a tomar um banho de purificação para apagar todos os traços da vida antiga e começar uma nova vida juntos. Na história dos antigos egípcios, há mais ou menos 3000 anos, o ato de tomar banho era sagrado e uma forma de purificar o espírito.

Os judeus não comem carne de porco, cavalo, camelo, coelho, caranguejo, lagosta e camarão. Na verdade, à exceção de peixes com escamas, nenhum fruto do mar é permitido. Há também a proibição de misturar leite e carne. Devendo haver um espaço de seis horas entre os alimentos de uma origem.

O uso do véu entre mulheres judias casadas é, segundo formas mais restritas do Judaísmo ortodoxo, uma expressão da devoção e amor exclusivos de uma mulher pelo seu marido.

Perucas Judaicas – Peruca Kosher
Entendemos que o hábito da mulher judia de utilizar uma peruca para cobrir os seus cabelos é uma forma de preservar a intimidade do seu cabelo natural para dentro do seu casamento.

Um judeu deve rezar três vezes ao dia: de manhã, à tarde e à noite. Pode fazê-lo sozinho ou em grupo. Sempre que o faz coletivamente aqui, na sinagoga, é obrigatório ter um Minian (contagem em hebraico), um quórum de dez ou mais homens judeus de maior idade, para ter um serviço religioso completo.

Antes da conversão, o convertido tem que participar da comunidade judaica por, pelo menos, nove meses. Se o convertido não for membro ativo de uma comunidade judaica por nove meses, precisa-se de documentos que provem que o convertido teve 350 horas de estudo de preparação para a conversão.

Você pode meditar também sentado em uma cadeira, cuidando para que os seus pés estejam totalmente encostados no chão, e sua coluna esteja reta. O importante é sentir-se confortável e manter a coluna ereta para possibilitar o fluxo de energia. Usar uma almofada ou até mesmo um livro pode ajudar nesse momento.

A base da religião judaica está na obediência aos mandamentos divinos estabelecidos nos livros sagrados, uma vez que, para eles, isso é fazer a vontade de Deus e demonstrar respeito e amor pelo criador.

É o sétimo dia da semana judaica e é dedicado ao descanso. No Shabat você não trabalha, não dirige, não cozinha e não compra; é um dia dedicado à oração e à desconexão total. As normas e restrições relacionadas com o Shabat aparecem descritas na Torá, mas nem todos os judeus seguem essas normas fielmente.

Você pode orar em voz alta ou mentalmente. Pode falar com Deus como falaria com qualquer outra pessoa. Suas palavras não precisam ser eloquentes nem decoradas. É mais importante abrir seu coração e não se conter.

O segredo de Daniel não era orar 3 vezes ao dia, mas era que ele vivia constantemente em ligação com Deus, além dos momentos especiais que ele separava para orar. A oração é o segredo da vida cristã de êxito. Há várias passagens bíblicas que nos encorajam a perseveramos em oração.

Pode orar em voz alta ou mentalmente. Pode falar com Deus como falaria com qualquer outra pessoa. As suas palavras não precisam ser eloquentes nem memorizadas. É mais importante abrir o seu coração e não se conter.

Calcula-se que 120.000 judeus vivem no Brasil. No ano passado foi fundada a Beit Brasil, organização não governamental sediada em Israel para ajudar os brasileiros que pretendem mudar para Israel.