Como os judeus comemoram o aniversário?

Perguntado por: lmachado . Última atualização: 26 de maio de 2023
4 / 5 18 votos

Como Israel é um país onde a maioria da população segue o judaísmo, lá é bastante comum uma cerimônia de aniversário que insere o jovem judeu como membro maduro da comunidade judaica, o famoso Bat Mitzvah. Lá as meninas são consideradas quase adultas aos 12 anos, enquanto os meninos são vistos como 'maduros' aos 13.

Pode ser uma grande festa, uma reunião mais simples com os familiares, uma cerimônia, um banquete ou um ritual religioso. Embora existam semelhanças entre as comemorações de aniversários em alguns países, nem sempre todos celebram essa festa da mesma maneira.

No antigo calendário israelita estão relacionadas três festas (Ex 23.14-17; 34.18-23): a primeira é a Páscoa, celebrada junto à dos Ázimos ou Asmos; a segunda é a Festa das Colheitas ou Semanas que, a partir do domínio Grego, recebeu o nome de Pentecostes; finalmente, a festa dos Tabernáculos ou Cabanas.

A Bíblia não fala sobre aniversário mas diz que o dia do nascimento é um dia muito importante. O povo de Israel celebrava ocasiões importantes, para lembrar o que tinha acontecido e agradecer a Deus. A Bíblia não condena nem aprova festas de aniversário.

É muito simples! A todos os amigos judeus, Shaná Tová!!

Portanto, o Roch Hashaná é um lembrete que Deus é que reina a vida dos homens.

  • O Dia do Perdão, Yom Kippur. Logo após o Roch Hashaná ocorre o Yom Kippur, ou seja, no décimo dia do primeiro mês judaico. ...
  • Festa das Tendas, Sukot. ...
  • Festas das luzes, Chanucá

Em algumas regiões brasileiras, certos costumes judaicos podem ser identificados, tais como: o descanso no sábado (shabat), a circuncisão de filho; fazer a higiene da casa na sexta-feira; banhar e amortalhar um defunto; e celebrar as datas judaicas.

O Hanukkah cai em datas distintas a cada ano, devido ao calendário judaico ser diferente do calendário civil. Contudo, normalmente é perto do Natal cristão. Em 2021, a festividade aconteceu entre 28 de novembro e 6 de dezembro.

Tradição é dedicada à santificação, busca por um mundo melhor e preparação espiritual. O dia mais sagrado do calendário judaico é o chamado Yom Kipur, Dia do Perdão, que é comemorado a partir do anoitecer deste domingo (24) e vai até o mesmo período da segunda-feira (25), pois seguem o calendário lunar.

A ideia do bolo como ranguinho central das festas de aniversário vem lá da Grécia Antiga, quando era comemorado o nascimento de Ártemis, deusa da lua e da caça. Na época, eles preparavam um bolo redondo — representando a lua cheia —, feito de pão e mel para levar ao templo de Ártemis como uma oferenda de proteção.

Os tradicionais bolos de aniversário surgiram na civilização grega, quando os adoradores da deusa da fertilidade, Ártemis, passaram a oferecer em seu templo um preparado de mel e pão, no formato de uma lua.

As comemorações de aniversário começaram no Egito antigo por volta de 3000 a.C, e eram restritas apenas aos faraós e deusas. Os gregos também só comemoravam a seres superiores. Já em Roma, as comemorações foram estendidas aos mortais, porém restrita ao Imperador, a sua família e aos senadores.

O símbolo sagrado do judaísmo é o Menorá, candelabro com sete braços.

Torá

O velho testamento é chamado pelos Judeus de Torá, e é seguido tanto pelos judeus, como por cristãos.

Dentro do judaísmo há diversos preceitos baseados na Torá e na Halachá que estabelecem as regras para que um alimento possa ser considerado Kosher e servir para consumo. A alimentação dos judeus era baseada em couves, vinhos, especiarias, molhos, cerveja e o mais importante o pão.

Salmos 118:24
Feliz aniversário! Que a alegria deste dia se estenda por toda a sua vida!

A celebração da morte de Cristo em sacrifício, com o uso dos símbolos do pão e do vinho é a única cerimônia religiosa ordenada especificamente no Novo Testamento.

6 Por ti tenho sido sustentado desde o ventre; tu és aquele que me tiraste das entranhas de minha mãe; o meu louvor será para ti constantemente.

É composta por duas palavras "Shalom" que significa "paz" e "Adonai" que significa "meu Senhor". Shalom Adonai, que significa a paz do Senhor, quando dita como um cumprimento, deve ser respondida ao contrário, ou seja, Adonai Shalom.

Shabat Shalom ou Shabbat Shalom é uma expressão hebraica utilizada pelos judeus como uma saudação durante o Shabbat (o 7º dia da semana, correspondente ao sábado). Literalmente, Shabat Shalom significa “Sábado de Paz”, mas também pode ser interpretado como “paz no seu descanso semanal”.

O Hanukkah, também conhecido como o festival das luzes é uma celebração de origem judaica, que comemora a história do milagre da luz.